Início » Internet » WhatsApp vai encerrar suporte para celulares antigos

WhatsApp vai encerrar suporte para celulares antigos

Lucas Braga Por

Uma das vantagens do WhatsApp é que ele funciona em quase todas as plataformas do mercado. Criado quando iOS e Android representavam pouquíssimo do mercado de smartphones, era natural que o aplicativo estivesse disponível no maior número de sistemas operacionais possíveis para atingir um grande público. No entanto, o mundo mudou: outras plataformas dominam o mercado e o aplicativo afirmou que vai retirar o suporte a celulares mais antigos.

whatsapp-logo-700x446

A medida afeta as plataformas BlackBerry (inclusive o BlackBerry 10, que é atual), Nokia S40, Symbian S60, Android 2.1 ou 2.2 e Windows Phone 7.1. A empresa recomenda que quem tiver um smartphone com algum desses sistemas operacionais troque seu dispositivo por um iPhone, Android ou Windows Phone até o final do ano.

No comunicado aos usuários, o WhatsApp se diz triste em ter tomado essa decisão porque essas plataformas fazem parte da trilha do sucesso do aplicativo, que já tem mais de um bilhão de usuários. Mas a mudança será importante para o WhatsApp: Android, iOS e Windows Phone somam, juntos, 99,5% de todos os smartphones no mundo. Não faz sentido manter suporte a sistemas operacionais que dividem apenas 0,5% de mercado.

O fim do suporte não necessariamente significa que ele vai deixar de funcionar, mas sim parar de receber novos recursos. No entanto, como é de praxe nas principais plataformas, quem possui versões mais velhas do aplicativo recebe uma mensagem pedindo para fazer a atualização para a última versão. Se você tem celular que vai ter o aplicativo descontinuado é bom correr atrás de um novo aparelho: o WhatsApp avisou isso com nove meses de antecedência para evitar problemas.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rhawlyvan O Freire
imaginem, troquei de celular pouco tempo, agora, o meu esta tb com os dias contados com o zap e Messenger.
Rhawlyvan O Freire
a versão no wp 8.1 já esta com os dias contatos. a minha 8.0 já parou.
Wagner Siqueira

Com certeza, meu amigo!... Isso é inevitável para qualquer tecnologia. Tudo fica obsoleto com o tempo... Não temos como impedir isso.

Wagner Siqueira
Com certeza, meu amigo!... Isso é inevitável para qualquer tecnologia. Tudo fica obsoleto com o tempo... Não temos como impedir isso.
Wede
Querem nos forçar ao consumismo, sempre se preocuparam mais com os lucros do que com a segurança, abandonar um sistema como o BlackBerry 10 que mal começou a engatinhar e em menos de 3 anos ser considerado obsoleto para o Facebook e Whatsapp, mostra muito bem quais as verdadeiras intenções deles! é preferível TROCAR DE APLICATIVO EM VEZ DE APARELHO! esse é o perigo que as pessoas estão sujeitas no mundo moderno, concentram tudo em apenas uma empresa, tudo único, moedas, sistemas, empresas, etc... depois que todos estão habituados e já fisgados nesse sistema, eles cobram o que querem e fazem o que querem e bem entenderem, e quanto a liberdade? as opções? não teremos!
marcos_5000
Pra ativar as notificações do Whatsapp nos S40, tinha que instalar um outro aplicativo. :S
tuneman
eu tenho esse problema somente quando uso o Wifi aqui da empresa: Net. lá em casa que é GVT tudo funciona normal. aqui na empresa até o facebook demora pra abrir.
Islan Oliveira
Acho que pessoas só se sustentam com gingerbread se tiverem um estoque de baterias. Se em 2 anos uma bateria já perdeu uma quantidade razoável de capacidade, imagina em 5 anos.
Adriano Garcez
A outra razão seriam smartphones que estão aí há pelo menos 5 anos funcionando, o que acho muito difícil, ainda mais numa época que os chips esquentavam muito. Meu Xperia X10 morreu no Gingerbread depois de um ano e meio com ele (na metade de 2012) devido a aquecimento - e uma solda safada também.
Ed
Mas aquele 0,5%...
Islan Oliveira
Duvido muito. Tive um pobrefone de 2012 e ela já vinha com a Ice Cream Sandwich.
Adriano Garcez
Sabia que ainda tinha gente usando, mas pensei que fosse uma porcentagem insignificante. Foi lançado algum smartphone com esse OS depois de 2012?
Ricardo - Vaz Lobo
Bem, o rádio ainda funciona.
Ricardo - Vaz Lobo
The Friendster Autopsy: How a Social Network Dies... Morreu e eu nem sabia que existia.
Ricardo - Vaz Lobo
Fortes emoções!
Exibir mais comentários