Início » Internet » Por que o Dropbox ainda é o melhor serviço de nuvem

Por que o Dropbox ainda é o melhor serviço de nuvem

Mesmo com a concorrência de gigantes da tecnologia, Dropbox continua sendo o melhor no que faz

Paulo Higa Por

Muita coisa aconteceu no mercado de armazenamento na nuvem desde 2007, quando o Dropbox nasceu. Oferecendo 2 GB de espaço e contando com sistema de indicações para fortalecer a base de usuários, o Dropbox tinha uma premissa diferente dos serviços de “disco virtual” da época. Não era guardar arquivos por guardar, mas manter suas informações sincronizadas e acessíveis em qualquer lugar.

Desde então, o Google entrou na jogada, após muita especulação, oferecendo suporte a inúmeros tipos de arquivos e aproveitando a potência dos servidores e expertise em buscas para tornar simples a tarefa de encontrar qualquer arquivo espalhado por aí. Com o Google Fotos, você não precisa mais se preocupar com espaço: todo mundo tem direito a armazenamento gratuito e ilimitado de fotos e vídeos.

A Microsoft fortaleceu o OneDrive e integrou sua plataforma ao Office 365. O custo-benefício do pacote é de impressionar: por menos da metade do que você pagaria ao Google ou Dropbox, é possível levar a suíte de produtividade da Microsoft, 1 TB de espaço e minutos no Skype. Desde o Windows 8.1, o OneDrive vem embutido no sistema operacional mais utilizado do mundo nos PCs.

Até a Apple passou a investir no mercado, tendo que rever sua decisão de evitar a todo custo um sistema de arquivos baseado em pastas: ainda hoje, o iOS foca na ideia de que cada aplicativo tem seu próprio espaço, não havendo um “gerenciador de arquivos” como no Android. Mas o iCloud Drive é exatamente isto: um serviço de nuvem que permite organizar tudo em pastas e arquivos, como já estamos acostumados.

Com tantas investidas de empresas multibilionárias, é curioso perceber que o Dropbox continua sendo o melhor serviço do gênero.

O grande trunfo do Dropbox: sincronização

Eu já passei (ou ainda passo) pelos principais serviços de nuvem: tenho contato diário com o iCloud Drive por ser usuário de Mac e iPhone, utilizei o OneDrive durante quase um ano devido aos preços atraentes do Office 365 e ainda dependo do Google Drive porque todos os documentos do trabalho estão lá. Mas nenhum deles bate a rapidez, a estabilidade e as facilidades do Dropbox.

O LAN Sync é um dos recursos que mais gosto no Dropbox — não entendo por que os concorrentes ainda não copiaram essa funcionalidade. Se você possui mais de um computador, não precisa baixar todas as alterações de arquivos pela internet: o Dropbox puxa as informações das máquinas da rede local, o que obviamente é muito mais rápido e evita que a conexão fique congestionada.

video-dropbox

O Dropbox é mais rápido porque possui uma tecnologia de sincronização mais eficiente: quando você altera parte de um arquivo, apenas essa parte é enviada aos servidores. Nos concorrentes, o arquivo inteiro é reenviado, o que pode consumir muito mais tempo. Esse diferencial é mais importante para quem trabalha com arquivos gigantes, como contêineres de partições criptografadas e discos de máquinas virtuais: uma sincronização que poderia demorar horas é feita em alguns segundos ou minutos.

Além disso, não foram raras as vezes em que precisei reiniciar a máquina no meio da sincronização de algum arquivo grande. Enquanto utilizava Google Drive ou OneDrive, o upload recomeçava do zero. O Dropbox entende que parte do arquivo já foi enviada e continua subindo apenas os dados que faltam. Considerando a média brasileira, meu upload é relativamente rápido (30 Mb/s), então o desperdício de tempo não é algo tão grave, mas ainda existe.

Por fim, o cliente de sincronização do Dropbox suporta links simbólicos, o que me permite sincronizar pastas localizadas em qualquer lugar do computador; não preciso jogar tudo na pasta do serviço. Google Drive e OneDrive simplesmente ignoram links simbólicos e não possuem nenhuma função para incluir arquivos de fora da pasta dedicada.

Cuidem dos meus arquivos

google-drive-fotos-backup-erro

Não me lembro de nenhuma falha grave de sincronização no Dropbox, diferente da minha experiência mais recente com o Google Drive (nos últimos dias, migrei meus 800 GB de arquivos do Dropbox para aproveitar uma promoção de 1 TB por dois anos que ganhei do Google).

O aplicativo do Google Fotos, necessário para fazer backup automático de fotos no computador, falhava ao enviar determinadas imagens, sem exibir mensagens específicas de erro ou instruções de como eu poderia corrigir o problema de sincronização. Além disso, ele ficou travado ao tentar sincronizar mais de 214 mil fotos (que eu não possuo).

A sincronização do Google Drive, por algum motivo estranho, tende a duplicar arquivos e pastas. Eu só descobri que isso acontecia quando o Google me alertou que eu estava utilizando mais de 90% da minha cota (1.027 GB de 1.141 GB), o que era meio improvável, já que meus arquivos não chegavam a 900 GB no Dropbox. A julgar pelos relatos que recebi no Twitter, não pareço ser um caso isolado.

google-drive-dupl

Não enfrentei problemas ao enviar arquivos para o OneDrive, apenas acessá-los depois que já foram enviados. Arquivos grandes (mais de 1 GB) que são pouco acessados ficavam basicamente inacessíveis na minha conta do OneDrive — ao tentar baixá-los, o servidor demorava vários minutos para processar a transferência, ou nem sequer começava o download.

Como a falha do OneDrive ocorreu em todos os meses em que utilizei o serviço, o problema não era temporário. Minha suspeita é que, para economizar custos, a Microsoft mantém os arquivos menos acessados em armazenamento frio. Os concorrentes, inclusive o Dropbox, devem adotar o mesmo esquema (é desperdício de dinheiro manter dados pouco acessados em servidores rápidos e caros), mas não geram essa inconveniência ao usuário final.

Outro destaque do Dropbox é o versionamento de arquivos. Quando você altera um arquivo, as versões anteriores são mantidas nos servidores do Dropbox por 30 dias, o que pode salvar vidas caso você tenha sobrescrito um arquivo importante por engano (depois que isso aconteceu comigo, passei a dar mais valor a essa função). O limitado OneDrive só possui versionamento em documentos do Office, enquanto o Google Drive “pulava” versões comigo ou, pior, duplicava o arquivo e colocava duas versões na mesma pasta.

drive-dupl-2

Se você confia seus dados a um serviço de nuvem, o mínimo que se espera é que ele cuide bem dos seus arquivos. Falhas de sincronização, arquivos inacessíveis, problemas de versionamento e duplicação de dados não combinam com isso.

O lado positivo da independência

O Dropbox é o maior serviço independente que temos. Isso é ruim se você considerar que Google, Apple e Microsoft não são obrigadas a lucrar com suas plataformas de nuvem: eles podem aceitar algum prejuízo para oferecer serviços de armazenamento mais atraentes e compensar as perdas com outras áreas lucrativas, como publicidade, software ou vendas de smartphones. O Dropbox só trabalha com armazenamento na nuvem, então precisa ter lucro em sua única área de atuação para não fechar as portas.

dropbox-windows-phone

Mas isso acaba sendo bom. O Dropbox é o serviço que funciona melhor em todas as plataformas: não importa se você usa Windows, OS X, Linux, Android, iOS ou Windows Phone, os aplicativos são igualmente bons em todos eles. Não se pode dizer o mesmo do Google Drive, muito menos do iCloud Drive. O OneDrive é mais equilibrado, mas também prioriza algumas plataformas no lançamento de recursos — ainda não é possível fazer backup automático de fotos no Mac, por exemplo. O Dropbox é mais democrático, justamente por não estar ligado a nenhum ecossistema.

Ele ainda transmite e armazena seus arquivos de maneira criptografada (AES–256) dificultando ou impedindo que uma possível invasão aos servidores resulte no vazamento de arquivos, por exemplo. A criptografia ainda torna mais custoso analisar os dados dos usuários para fins comerciais — as gigantes de tecnologia, como o Google, ganham dinheiro não apenas com assinaturas, mas também com as informações dos usuários, e a oferta de armazenamento gratuito e ilimitado do Google Fotos não é um simples gesto de bondade.

Conclusão

dropbox

É claro que o Dropbox não é perfeito. Ele pode não ser a melhor opção para todo mundo, especialmente para quem é fiel a algum ecossistema. Entre os principais serviços do gênero, o Dropbox é o menos atraente em termos de espaço gratuito, oferecendo os mesmos 2 GB que oferecia oito anos atrás. E o CEO Drew Houston já mandou avisar que não briga por preço: foi o último a oferecer plano de 1 TB por US$ 9,99 e nem se deixou abalar pela fracassada oferta ilimitada do OneDrive.

Mas o Dropbox ainda é o serviço que, depois de todos esses anos, mesmo com a concorrência de gigantes da tecnologia, consegue ser o melhor em fazer o que precisa fazer: sincronizar arquivos na nuvem. Com 500 milhões de usuários e a posição de líder no mercado corporativo, com 24% de fatia de mercado, eles ainda não parecem ter se desesperado com os rivais.

Eu fiquei bastante incomodado com o Dropbox depois da notícia de que eles estavam descontinuando o Mailbox e o Carousel, dois aplicativos que gostava muito. Mas, pensando bem, se o objetivo da empresa realmente é “focar no produto principal”, como eles dizem ser, acredito que está tudo bem, a julgar pelo bom trabalho que andam fazendo.

Pelo que tenho observado, as empresas que trabalham num único produto tendem a oferecer o melhor serviço. É assim com o Spotify. É assim com o Evernote. E, pelo visto, também é assim com o Dropbox.

Mais sobre:

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vania Cerejakids
Pra sincronização de arquivos pode até ser o melhor, mas para backup de dados está longe de ser, ferramentas profissionais de backup em nuvem dão um show em Dropbox e GDrive, uma ferramenta de backup em nuvem vem se destacando no mercado, quem conhece o WTI Backup não usa outra ferramenta de backup. www.wtibackup.com.br
Edson Ricardo C. Ferreira
Olá, uso o Dropbox na versão gratuita desde 2010 e só tenho coisa boas para falar consegui 21gb de espaço sem pagar nada por isso, simplesmente adoro.Agora estou precisando fazer uma assinatura no OFFICE 365 e estou pensando em começar a usar o OneDrive, será que agora ele já melhorou?
Kleiton Vinicius Narcizo
eu trabalhei muito tempo com onedrive e vivia tendo problema na sincronização de arquivos do office. Estou usando o Mega e não tive problemas até agora, apesar de dizerem que no quesito segurança ele deixa a desejar. Parabéns pelo artigo, como nunca usei o dropbox, foi bom ver seu depoimento
Dilson Rosario
caraca! Como conseguiu 25 gb? eu tinha uns 40, so q expirou uma cota q tinha e agora tenho 9,5gb q consegui...
Douglas Fernando
Qual a vantagem do Docs em relação ao Office?
Consultor Cristiano Alves
Sou usuário desde o início e posso garantir que com pouco esforço você pode obter um espaço razoável mesmo na versão grátis https://uploads.disquscdn.com/images/986e17de39f1fccf5b87776a228f0e8eddc90d03c67c14324170ac763ad1dd3b.jpg
Consultor Cristiano Alves
Outra função bacana (pelo menos eu gosto/uso muito) é a do print que salva automaticamente, conforme imagem anexa https://uploads.disquscdn.com/images/2eff7568a3a1809a8582d7c067e0e36cba03ff5db966ef9446b2839ed5bf785a.png
Jorge Flávio Costa
Sim, $1.99 por mês para 100 GB seria um valor extremamente competitivo!
José Felipe Dos Santos
Galera, quem quiser dividir os custos do Office 365 e ter 1TB no Onedrive tem lá no kotas o meu grupo https://www.kotas.com.br/grupo-detalhe?pID=797C2980BA08C74A
Daniel Augusto
Essa opção de $0.99 por 50Gb é bem interessante... Pelos relatos de diversos, o Dropbox daria um salto em preferência enorme se oferecesse algo mais fracionado que o Pro por $9.99 1Tb... nem todos tem demanda pra injetar mais de R$35,00 por mês...
Atualmente tenho 21Gb...
Diego Mota
Fico com os meus 50 GB grátis do BOX e 1 TB do Flicker para fotos, pra mim esta perfeito, fora o iCloud né.
Lamm
Uso Dropbox para sincronizar petições e documentos de processos também, mas minha promoção de 50gb por 2 anos está prestes a expirar e eu uso uns 5gb nele, então seria obrigado a assinar esse plano de 9,99 ao mês, o que convertendo em real sai meio caro para o uso minimo que faço do serviço.

Com certeza assinaria se fizesse uso mais extensivo, mas me recuso a armazenar fotos e videos pessoais na internet, fica tudo em hds externos em casa, onde sei que ninguém vai mexer ;)
André Maia S. Costa
Tem um site que faz o trabalho de copiar de uma nuvem para outra no horário que você quiser... Vou pesquisar!
André Maia S. Costa
O que eu quero saber é... PORQUE OS OUTROS NÃO TEM LAN-SYNC?
Anakin
vou fazer isso, copiar seu modelo ;D Realmente o google drive da uns erros bizarros de sincronia =/
William Lima Crisostomo
Alguém sabe dizer se o Dropbox permite eu e um amigo editar um mesmo documento assim como dá pra fazer com o Office+Onedrive esses dois até que funcionam, mas não muito bem... é bem chato o modo de operar ele.
Alessandro Johnny
Dropbox leva eras pra iniciar, indexar e subir arquivos quando você tem uma pasta com mais de 2 milhões de arquivos dentro. O app fica inutilizável por muuuuuuuuuuuito tempo. :(
Jonathan Santana
É valido, mas quando paramos de pensar em nós mesmos e passamos a pensar no montante (padrão) a coisa complica. Realmente dentro do seu drop pode não ter nada interessante, mas observando um padrão de determinadas contas pode-se produzir muita coisa
mendestaobem
https://www.google.com.br/u...
André Macedo
Deixei de utilizar o Onedrive, depois que fiz um relatório offline. Quando sincronizou, ele ao invés de subir o arquivo editado por ultimo, ele acabou atualizando o editado offline pelo mais antigo na nuvem... A mirosoft não consegue fazer nada que funcione corretamente (menos o office)....
Thiago Borges
Quem desenvolve e já perdeu código por causa do Google Drive, depois que conhece Dropbox não larga mais.
Evanei Ramos
Eu uso o Dropbox desde seu início, tanto que tinha fotos nele que nem me lembrava, fazendo uma limpa recente, porém, de uns tempos pra cá tenho notado que não está fazendo backup automático das fotos, somente quando entro no aplicativo, mais alguém tem passado por isso?
robsonc
Joga o arquivo numa pasta, cria um link simbólico e solta ele no onedrive. Recomendo o uso do Link Shell Extension.
Neto Alves
Entrei só para falar como eu amo o Dropbox. Simplesmente o melhor. Já passei tanto perrengue com o Onedrive, que simplesmente o ignoro. Salvei meus bancos de dados da minha monografia na pasta da nuvem do Onedrive. Ele simplesmente tirou o acesso off-line, colocou tudo online. Depois não conseguia mais acessar os dados. Quase infartei. Por sorte uma colega que estava fazendo também sua monografia usava o mesmo banco de dados. Pensar em extrair o banco dados de 12 anos e codificá-los novamente ?????. Desde então uso somente o Dropbox. O Google Drive deve ter alguma arquivo meu lá, pois já usei Android e ainda uso no tablet. Só que o Dropbox é minha paixão. Uma vez precisava fazer alterações em um artigo e a net havia caído. Com a net do smartphone, que em minha cidade nem é H+, consegui fazer as alterações pela pasta compartilhada do Dropbox com os outros autores do artigo, simplesmente fantástico. Só saí do Android para o Windows Phone, não me orgulho disto, quando o Dropbox passou a ter um app oficial. Enfim, para mim Dropbox é o melhor.
Cortana ✔
Office 365 Home Premium 5 usuários por R$ 149,00http://www.kalunga.com.br/p...
Cortana
Office 365 Home Premium 5 usuários por R$ 149,00
http://www.kalunga.com.br/prod/office-365-home-premium-5-licencas-(pcs-ou-macs)-assinatura-anual-microsoft/670610
Cortana ✔
Isso quando você não compra na promoção de R$ 149,00/ano. Que sai R$ 12,00/mes. Ou, R$ 2,48 para cada amigo.Muito difícil concorrer com essa oferta.http://www.kalunga.com.br/p...
Cortana
Isso quando você não compra na promoção de R$ 149,00/ano. Que sai R$ 12,00/mes. Ou, R$ 2,48 para cada amigo.
Muito difícil concorrer com essa oferta.
http://www.kalunga.com.br/prod/office-365-home-premium-5-licencas-(pcs-ou-macs)-assinatura-anual-microsoft/670610
Raul Craveiro
Eita, isso nunca aconteceu comigo o_o
Raul Craveiro
Pra mim não rola, porque uso o OneNote como o substituto do caderno na faculdade. O Google Keep não tem uma organização boa, então descartei ele como uma opção...
Leandro Sampaio
ainda tem direito a compartilhar com outras pessoas, eu e meus amigos pagamos o pacote de 5 usuário por 26 reais por mes, entao cada um paga 5,2 reais por mes pra ter office+skype+onedrive 1tb cada um
Whebert Souza
Ultimamente tô usando o Google Keep pela simplicidade e eficiência
Felipe Nunes de Oliveira
Ganhou quanto pra fazer essa matéria tendenciosa? Eu consigo citar pelo menos 4 software melhores que o DropBox: Onedrive, Google Drive, Copy e Mega.
mafhper
O Dropbox é o primeiro serviço que instalo em meus novos computadores. O deixo apenas com os arquivos mais importantes, ou arquivos mais acessados. Normalmente itens relacionados com trabalho.

O resto (arquivo morto) está replicado nos concorrentes. Fazendo isso consigo conviver bem com os 45GB que tenho lá.

Pensando aqui uso o serviço desde 2010 e isso em tempos de internet é muito :D

Ele entra na triplice fundamental aqui: Dropbox + Netflix + Spotify = S2
Tiago Celestino
Usava o Dropbox, mas sempre achei o aplicativo para o OS X muito lento e consumia bastante a pouca memória do MBP. Já tem um tempo que não uso, mas também acho que continua sendo o melhor, principalmente na questão de sincronização.
Gabriel
Sim, a interface familiar (e agradável), muitas opções de formatação , espaço ilimitado, gratuito, etc. Achei que o OneNote se encaixou muito bem com as minhas necessidades.
Gabriel
Atualmente estou usando o icloud pelo preço (0.99 cents por 50GB), integração com o smartphone e as licenças obtidas do 'office' da maçã, mas ando considerando mudar para o OneDrive, lendo os comentários do pessoal, os serviços paralelos parecem ser interessantes (e bem úteis no que faço). Vou considerar a ideia (de início, com aquela integração desastrosa que ofereciam junto ao W10, torci o nariz e a recusei, confesso).

Aproveito o assunto onedrive para Insistir aqui em notícia(s) do Surface no Brasil (se há alguma). Estamos no escuro e o produto parece bem mais estruturado comparado ao iPad Pro.
Gabriel
Eric, olá, já tentou user um recipe no IFTTT.com? Creio que há um para isso, vale a pena dar uma olhada. Espero conseguir ter te ajudado. Abraços.

Link: https://ifttt.com/connect/dropbox/onedrive
Antonio Francisco de Souza
Não entendo pq a Goofle não tem um sistema de sinc tão eficiente como o do dropbox ou do box. Gosto muito do drive e é o que mais uso. Uso o box pq tenho 50 GB nele.Até eu configuro no Linux um sistema de sinc mais eficiente.
Eric Viana
Estou no processo de digitação de trabalho acadêmico. Como quem tem uma cópia não tem nada queria saber se é possível ou se existe alguma maneira de replicar o mesmo arquivo no Dropbox e no Onedrive de forma automática. Uso o Office 365 e o Onedrive é parte do pacote, logo, é o local mais óbvio para salvar. Queria manter o mesmo arquivo, atualizado, também no Dropbox sem ter que recorrer ao CTRL+C e CTRL+V na pasta do serviço. Aceito ideias :-)
Rafael Silva
Falta um app nativo para linux do Google drive! Não consigo entender por que de tanta demora.
Tales Cembraneli Dantas
para nós usuários comum acho que pouco importa... oq q tem no meu dropbox que interessa pro governo ou pra sei lá quem??? Eu não quero parecer hater ou aqueles caras que reclamam de td, mas na minha opinião a gente se preocupa demais com esse lance de "privacidade" sendo que na prática mesmo pouco importa...
Wilson Neto
eu uso Gdrive, pq me acostumei ao ecossistema da google e ultilzo o Gmail ai a sincronização dos dois eh ótima.. AGORA eu nunca vi nada mais ruim que o iCloud nao.. não existe!!! é muito lerdo, o site é muito pesado e por ai vai
BassVix
One Drive não posso opinar, mas Google Drive o maior problema é o cliente com vários e intermitentes problemas de sincronismo, sejam falhas, até erro de "chave primária" já esbarrei, fora uso de recursos do Windows. Pior ainda é a Google fazer evaporar espaço quando não se tem utilizado em canto algum. O espaço compartilhado com e-mail quebra também.

Dropbox só peca em ser miserável, fora isso é tudo melhor.
Bruno Pinho
Inclusive perdi um caderno todo de anotações... Ele foi simplesmente deletado. Entrei em contato com o suporte mas não adiantou, fiquei na mão. Imagina se fosse algo importante...
Bruno Pinho
Inclusive perdi um caderno todo de anotações... Ele foi simplesmente deletado. Entrei em contato com o suporte mas não adiantou, fiquei na mão. Imagina se fosse algo importante...
Bruno Pinho
Como tenho a assinatura do Office 365 (na minha opinião, a coisa mais inteligente que o consumidor pode fazer), possuo 1TB no Onedrive. Já acostumei com ele e me atende 100%. Faço meu backup de fotos automaticamente polo Google Fotos...
Bruno Pinho
Como tenho a assinatura do Office 365 (na minha opinião, a coisa mais inteligente que o consumidor pode fazer), possuo 1TB no Onedrive. Já acostumei com ele e me atende 100%. Faço meu backup de fotos automaticamente polo Google Fotos...
betacaroteno
"ln" no Linux e Mac, "mklink" no Windows (a partir do Vista). Te leva 2 minutos pra linha de comando, mas é simples. Poderia ser um simples arrasto de diretório? Claro q sim! Mas o usuário leigo, leigo mesmo, capaz de nem saber o que é Dropbox. :)
Marcel FF
"ln" no Linux e Mac, "mklink" no Windows (a partir do Vista). Te leva 2 minutos pra linha de comando, mas é simples. Poderia ser um simples arrasto de diretório? Claro q sim! Mas o usuário leigo, leigo mesmo, capaz de nem saber o que é Dropbox. :)
Roberto Bittencourt
Estou com o OneDrive mas estou pensando seriamente em voltar para o DropBox, devido ao recurso "File History" (file versioning). Se eu pegar um destes vírus que criptografa arquivos, pelo OneDrive não tenho como restaurar a versão anterior. Não tenho certeza se o GoogleDrive tem, mas no DropBox tem e funciona muito bem.
Bruno De Blasi
Utilizo o Dropbox para tudo, justamente pela mesma história. A única coisa que, infelizmente, me deixa incomodado, é o fato de eu utilizar o Google Docs para fazer minhas coisas, já que eu não suporto o Office. Mas aí eu faço um joguinho meio legal: tudo meu fica no Dropbox, com exceção dos meus trabalhos e coisas da faculdade, no Drive. De lá, edito tudo com calma. É bem melhor.
Tiago Medeiros
O problema é que eles acabaram com a possibilidade de visualizar os arquivos que estão somente online via Explorer. Pra quem mantém pastas sincronizadas [cloud-pc] é tranquilo, mas pra quem usa a nuvem só para armazenar é bem chato...
bielperes
Obrigado, irei testar aqui.
Gabriel Peres de Oliveira
Obrigado, irei testar aqui.
João
Sem falar que é o que tem mais suporte em aplicativos de terceiros, como 1Password que pode backpear no Dropbox ou no iCloud e com o primeiro pode usar suas senhas em qualquer computador.
João Lyra Araujo
Sem falar que é o que tem mais suporte em aplicativos de terceiros, como 1Password que pode backpear no Dropbox ou no iCloud e com o primeiro pode usar suas senhas em qualquer computador.
Ricardo R.
Sim, eu acho onedrive melhor, office + chamadas pelo skype + 1 tera no onedrive por 21 R$ por mês, quem mais faz isso?
Destiel.
Sim, eu acho onedrive melhor, office + chamadas pelo skype + 1 tera no onedrive por 21 R$ por mês, quem mais faz isso?
marcos_5000
Eu uso todos os serviços, basicamente, até porque cada um é bom em alguma coisa.

Uso o Google Drive por ser o melhor pra faculdade, já que posso compartilhar uma pasta e todo um grupo pode criar arquivos de texto, apresentação de slides, (etc), e editar ao mesmo tempo sem perder tempo de ter q enviar links... (Acho o Google Docs muito melhor que o Office Online).
OneDrive eu uso por já vir com o Windows, então uso para arquivos menores e que vou editar com certa frequência, mas que só vou precisar deles no PC, mas que é bom ter certeza que não vou perde-los.
E o Dropbox usava no lugar que o OneDrive ocupa atualmente. Então tem vários arquivos lá que estão esquecidos. E também usava como backup automático das minhas fotos, algo que hoje o Google Photos tomou o lugar. Nem ligo se o Google quiser vender minhas fotos, até pq não tem nada de realmente útil lá. rsrs
Yago Oliveira
De fato o que me fez abandonar o OneNote, bem como deixar a nuvem da Microsoft em segundo plano foi a extrema lentidão de sincronização de arquivos...
Ed
O DayOne novo não aceita mais Dropbox, só oferece como mecanismo de sincronia a sua própria nuvem.
corvolino
Não existe nuvem, é apenas outro computador que recebe seus arquivos. Criptografe antes de enviar para esses serviços, pois dropbox s2 NSA.
Ricardo Mendes Jr
Concordo. Pra mim o onedrive vivia travando na sincronização. Não avaliei a questão da segurança.
Gerson
Feliz com o Onedrive de 40 GB ?
Raul Craveiro
Isso vai muito de gosto também... Se ele atendeu a sua necessidade, tá ótimo! haha
Raul Craveiro
Já eu prefiro sacrificar um pouco da velocidade de sincronização mas ter mais ferramentas de formatação e organização. Estou usando atualmente o Evernote pra testar, mas tá me dando tanta agonia que vou voltar pro Onenote haha
Paulo Higa
Eu acho legalzinho o OneNote (usei durante todo o ano passado), tem muito mais opções de formatação que o Evernote. Mas a sincronização é muito lenta, especialmente no smartphone. Aí desisti.
Elton Alves Do Nascimento
Nunca usei o OneNote, mas acho o evernote massa bagarai, ao ponto de não querer trocar por nada.
Raul Craveiro
Apesar de gostar muito do Dropbox, estou no Google Drive por conta do Google Photos, que me dá espaço ilimitado pra fotos, que é o que eu mais tenho. No Dropbox eu só tenho 6gb gratuitos :/

Sobre o que foi citado no final do artigo sobre o Evernote ser melhor, eu super discordo. Apesar da interface do Onenote ser meio meh, eu ainda acho ele infinitamente melhor que o Evernote. D:
Isaias Freitas
2 GB não ajuda.
robsonc
"Google Drive e OneDrive simplesmente ignoram links simbólicos".
Isso é mentira. O OneDrive funciona sim com link simbólico. Já faz muito tempo que uso.

Pra mim a melhor coisa do dropBox é a sincronização com outro usuário. É muito bem programado e funciona perfeitamente. O OneDrive só permite compartilhar (apena uma via) uma pasta, e era só pela web. O problema do DropBox é o pouco espaço oferecido. Acabei resolvendo isso usando o BitTorrent Sync, e o o Synchthing.
David
Realmente, já li várias matérias nada boas em relação a segurança e privacidade do Drop, até o próprio snowden recomendou deixar o serviço, mas fica a dúvida no ar.
David Silva
Realmente, já li várias matérias nada boas em relação a segurança e privacidade do Drop, até o próprio snowden recomendou deixar o serviço, mas fica a dúvida no ar.
David
Só é bom mesmo o Pro, pois o free vai continuar sendo segunda opção perante aos concorrentes, pelo menos pra mim.
David Silva
Só é bom mesmo o Pro, pois o free vai continuar sendo segunda opção perante aos concorrentes, pelo menos pra mim.
Gaius Baltar
Concordo inteiramente com o artigo. Eu tenho que sincronizar 5 PCs (2 em cada local de trabalho e 1 em casa), 3 tablets (2 iPads e 1 Windows) e 4 smartphones (2 iPhones, 1 Android e 1 Windows Phone). E tudo funciona perfeitamente com o Dropbox, sem falhas e praticamente em tempo real. Também utilizo One Drive para vídeos, fotos e arquivos em geral e o Google Drive como backup. Mas nenhum deles bate o Dropbox em rapidez e eficiência.
Diego Coenga
Eu uso 3 serviços, um para cada ocasião :
Dropbox: por oferecer menor espaço guardo os documentos financeiros da empresa
Onedrive: por oferecer muito espaço, guardo material de marketing da empresa e backups
Google Drive: meus documentos pessoais.
Leonel Seara Neto
O único "senão" do Dropbox acredito que seja a necessidade de armazenar todos os arquivos dentro da pasta Dropbox. Claro que existem os links simbólicos mas me parece um pouco difícil para o usuário leigo criar um.
Chicão ?????????
Vc não é obrigado a sincronizar tudo.
Basta escolher as pastas.
Paulo Freitas
Verdade. O jeito mais fácil de gerenciar as fotos duplicadas é pelo Google Drive, mas aí entramos no dilema comentado mais acima. As duplicatas exatas o Drive já elimina no upload, mas tem muitas que possuem 99% de similaridade que é um parto para gerenciar sem o Google Drive. Aliás, tenho testado este programa aqui no OS X e é excelente para identificar as duplicadas: https://www.duplicatephotocleaner.com/ (também roda no Windows)
Douglas
Poderia ter falado do BOX tbm
Trovalds
Não é questão de conseguir, é questão de querer. Em ambas empresas existem desenvolvedores competentes e capazes pra isso. MAS armazenamento em nuvem não é o foco, por isso os serviços são problemáticos e sofrem com algumas limitações.
Trovalds
Dropbox é imbatível com o LAN Sync. Na hora de sincronizar arquivos entre computadores que tem rede mal configurada ou mista (Windows, Linux, etc), é uma baita mão na roda.
fabioruffolo
O que é mais difícil de entender é como empresas do tamanho do Google e da Microsoft não conseguem desenvolver um "sync client" tão bom quanto, ou melhor que o do Dropbox. Eu só uso o Onedrive pelo preço mesmo (R$ 50 por TB por ano)
Fabio Ruffolo
O que é mais difícil de entender é como empresas do tamanho do Google e da Microsoft não conseguem desenvolver um "sync client" tão bom quanto, ou melhor que o do Dropbox. Eu só uso o Onedrive pelo preço mesmo (R$ 50 por TB por ano)
Luiz
Onedrive era bom tirando no Windows 10 onde você é OBRIGADO a sincronizar tudo se quiser usar...
Não tem sincronia seletiva igual windows 8.1
isso é pessimo porque tenho um SSD com pouco espaço
e não consigo ter arquivos na minha maquina para verificação online
sou obrigado a entrar no site...

Dropbox realmente é o melhor serviço hoje

coisa que pouca gente fala
mas ele é o UNICO cloud que vejo compativel com inumeros apps por ai (para usar como "backup")

1password,dayone,launch center pro etc etc
ochateador
O @paulohiga:disqus só esqueceu de mencionar algumas parcerias do dropbox (dropbox + office) XD
Gabriel Arruda
Não deve ser a toa a fama de entrevistas super-complicadas do Dropbox, no final, o diferencial deles é ciência da computação bem aplicada.
Renan Maia Fernandes
Continuo usando o Dropbox, mesmo com meu espaço limitado gratuito, pelos mesmos motivos do post. Ele é extremamente confiável e estável, nunca deu problema, o backup de fotos é bem organizado, renomeando de forma fácil e simples.
Ed
Já testei Google Drive e OneDrive, ambos com problemas de sincronização, conforme relatado no post. Além disso, no Mac eles falham em um detalhezinho bobo, mas fundamental: mostrar um tique verde nos arquivos já sincronizados. O Dropbox sempre mostra, o Google Drive e o OneDrive são bem temperamentais nisso. Sem contar que são visivelmente mais lentos que o Dropbox na sincronização. O Google Drive ainda tem um problema comigo na versão web, onde quase toda vez que eu acesso aparecem na Home Page alguns arquivos já deletados.
Anakin
Fico no Google Drive somente pelo preço, se não eu já teria mudado. E uma coisa que é mais pessoal, os aplicativos são mais bonitos, parecem melhores acabados que a concorrência.
Manoel Jorge Ribeiro Neto
Assim como o autor, eu também tenho contas em outros serviços de nuvem, mas prefiro o Dropbox. Durante os cerca de 6 anos que tenho minha conta no Dropbox, nunca tive nenhum problema com o serviço e o desempenho é excelente. Dessa forma, o Dropbox continuará a ser o meu principal serviço de nuvem por um bom tempo.
abraaocaldas
Link simbólico, também conhecido como atalho do windows melhorado.
Paulo Higa
No terminal:

ln -s /caminho/original/da/pasta /Users/nomedousuario/Dropbox/nomedolink
abraaocaldas
É meio injusto comparar o DropBox com o OneDrive, ultimamente os softwares da microsoft são todos meio incompletos/instáveis...
bielperes
No Mac o Dropbox é infinitamente superior ao OneDrive, muito mais estável e rápido.Já vi algumas pessoas mencionando essa questão dos links simbólicos, mas não sei como funcionam. Alguém pode me explicar?
Gabriel Peres de Oliveira
No Mac o Dropbox é infinitamente superior ao OneDrive, muito mais estável e rápido.

Já vi algumas pessoas mencionando essa questão dos links simbólicos, mas não sei como funcionam. Alguém pode me explicar?
Zanac_Compile
Só conheço o Lastpass, mas o 1Pass é tão completo e estável, e tenho direito a tudo que atualização para todos os sistemas, que paguei bem pago, que nem cogito de trocar.

Tenho receio do 1Password quebrar um belo dia, é uma empresa pequena só focada em fazer isso, por um lado é excelência no que faz, por outro não tem o suporte de uma gigante.
Chicão ?????????
Dois serviços concorrentes já encostaram no 1pass.
E ainda são mais baratos.
Exibir mais comentários