Início » Telecomunicações » Ficou mais fácil bloquear um celular roubado ou furtado

Ficou mais fácil bloquear um celular roubado ou furtado

Consumidores não precisarão mais informar IMEI para inutilizar aparelhos celulares

Paulo Higa Por

Você foi orientado nos últimos anos a guardar o IMEI do seu celular para bloqueá-lo em caso de roubo ou furto. O código *#06# já deve estar guardado na sua cabeça. Mas você não precisará mais se preocupar em anotar a longa sequência de números: a Anatel anunciou nesta terça-feira (8) medidas para permitir que os consumidores bloqueiem seus aparelhos fornecendo apenas o número da linha.

Segundo a Anatel, as polícias civis da Bahia, Ceará e Espírito Santo já possuem acesso ao sistema de bloqueio de celulares perdidos, extraviados ou roubados, o Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas (CEMI). Em breve, as delegacias dos estados de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo também poderão utilizar o sistema, que é administrado pela Anatel e pelas operadoras de telefonia móvel.

celular-velho-telefonia-movel-telecom

O consumidor poderá bloquear seu aparelho por duas formas: ligando para a prestadora e informando apenas o número da linha, ou diretamente na delegacia de polícia, quando estiver registrando o boletim de ocorrência. Mais de 6,5 milhões de celulares roubados, furtados ou extraviados já estão registrados no CEMI e não podem mais ser utilizados.

O objetivo da medida é desestimular o roubo de smartphones: como o aparelho ficará inutilizado e não poderá mais ser ativado em nenhuma operadora, o dispositivo perde valor de mercado. Desde dezembro de 2014, o bloqueio vale não apenas para o Brasil, mas para todo o mundo, já que o CEMI foi integrado à base mundial de celulares administrada pela GSMA.

A Anatel também quer inibir o roubo de celulares que ainda não foram vendidos para os consumidores. Lojistas e transportadoras poderão bloquear aparelhos que foram subtraídos em crimes de roubo de carga, por exemplo. No entanto, como esses dispositivos ainda não foram ativados, as empresas ainda deverão fornecer os IMEIs dos celulares.

A orientação da agência é que, antes de adquirir um celular, especialmente no caso de equipamentos de segunda mão, o consumidor verifique se o IMEI do aparelho não está bloqueado por roubo ou furto. Isso poderá ser feito no consultaaparelhoimpedido.com.br.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renan Freire
iPhone XR Red 128gb Numero de série G0PXL57MKXL0 numero de IMEI 357348093953885 ROUBADO Contato 41 9 99573311
Malu Cristina
Para onde eu posso ligar, para bloquear o aparelho? quero bloquear o aparelho e não o numero dele. Que até então eu já troquei, bloquiei o chip e recuperei meu numero.
Ronei
Nao sei mais o que fazer fui roubado liguei na operadora pra fazer o bloqueio d imei pra eu poder entrar cm a papelada do seguro . disserem q estava bloqueado mais a empresa sinistro disse q consta que nao esta bloquado. Fui diretamente na operadora novamente e la consta sim que esta bloqueado. O que devo fazer??? Me ajude
Serggio Flamengo
se quem roubou/furtou retirar o chip imediatamente a operadora ainda consegue bloqueiar
Diane
era tim... Aí tentei fazer os bloqueios(DO CHIP e DO APARELHO) pelo n. a parti d um outro celu, não consegui! :( No site TIM parte d bloqueio tá, digit: "SEU ddd e N." > "DIGITE SUA SENHA" > S nao sabe, solicite SOLICITE SUA SENHA > :) "SENHA ENVIADA P SEU N. EM SMS" :) :) :) BANDO D FDP "COMO VOU VER MINHA SENHA S CELU C CHIP FORAM ROUBADOS!!! " Enfim, nao consegui bloquear!
Diane
the best!
Fran
Por enquanto no Estado onde moro ainda temos que solicitar o bloqueio do número e do IMEI, se não, a operadora bloqueia só o número e o aparelho continua sendo utilizado.
Patricia
o celular com dois chips tem dois imei, vem os dois escritos na caixa do celular.
Luiz Guilherme Pacheco Littig
É um IMEI só para o aparelho. Independente de quantas chips ele tenha. Não bloqueia a linha. Bloqueia o aparelho celular em si.
Ana Carla Ferreira Gomes
Na teoria está bem prático, mas infelizmente isso não esta acontecendo. Depois te der um celular furtado minha amiga prestou queixa na delegacia, mas não houve o bloqueio do aparelho, mandaram ela ir para outra delegacia (furtos e roubos) lá ela nem atendidaf oi, mandaram ir na operadora que por sua vez mandou que ela fosse na loja da Samsung...na Samsung mandaram ela entrar no site da operadora e solicitar o bloqueio. No site quando tentamos fazer a solicitação, aparece a mensagem " Sua solicitação não pode ser atendida no momento". Ou seja isso já tem 30 dias e até agora ela não conseguiu fazer o bloqueio. #Brasil
Criss Deby
o meu celular foi roubado e a operadora disse pra mim entra no saite da lg mas la não tem como entra pra bloquear ,pq o numero do telefone ja foi recuperado era so o celular pra bloquer
Cacau Morena Santos
nossa acabei de ser assaltada como faço pra bloquear meu celular logo pra nao ter ultilizaçao
Bruna Cristina Cardoso
Roubaram meu celular e nele existia a opção de dois chips. Liguei na operadora para bloquear e passei o numero do Imei dessa operadora porem, o tenho um outro Imei que seria pra segunda operadora. Como bloquear ele?
Isailton Duarte Fonseca Lopes
No meu caso eu perdi o aparelho e a pessoa que achou falou que não ia devolver e tirou o dois chips que estava nele, um era da claro e outro era da vivo, e o aparelho tem a programação da claro, independentemente da operado, eu posso mandar bloquear o aparelho pelo numero de imei dele proprio que tem nele e na nota, tem como
Bruno
Eu mandei meu Zenfone 2 para a Garantia ASUS que fica em SP. Na ida levou apenas 1 dia para chegar e terminado o reparo a ASUS enviou de volta para minha residência. Há 8 dias está parado na Unidade Operacional de SP. Nos rastreio dos Correios consta como objeto ainda não chegou na unidade de destino. Li que isso pode caracterizar que meu aparelho foi roubado ou extraviado. Nesse caso passando meu IMEI a operadora pode localizar o local onde o aparelho se encontra e passar para a polícia? Porque pelo que entendi, o código de IMEI fica registrado numa central que é acessada por todas as operadoras. Quando alguém ativar um chip no meu smartphone que eu enviei para a assistência SEM NENHUM CHIP, a operadora irá bloquear ele. Porém nesse momento não dá para descobrir o endereço de onde ele está sendo usado?
Bruno
E se o aparelho roubado estiver sem nenhum chip? O bloqueio por IMEI funcionaria?
Phillipe Julio
Bloqueei meu celular perdido no ônibus pela operadora o imei e fiz um b.o. será que o aparelho fica realmente inutilizável?
Nara Sávio
tem como eu rastrear meu aparelho?
José Marcelino
Antigamente com os telemóveis mais antigos (antes dos smartphones), Havia a possibilidade de alterar o IMEI, pelo que era possível após isso voltar a usá-lo! Nos smartphones nunca experiemntei, mas acredito que nunca há a garantia de que fiquem realmente bloqueados!
Marcelo Carahyba
Não é o número da linha. É o número do IMEI. O IMEI é um código q identifica o aparelho. Não importa operadora ou número do telefone. Caso o IMEI seja bloqueado, nenhum chip conseguirá ser ativado por nenhuma operadora justamente pq o aparelho constará na lista dos roubados/perdidos/bloqueados de todas as operadoras.
Thaís Sagaz
Uma dúvida: no caso de roubo, mesmo eu conseguindo bloquear o aparelho, existe a possibilidade da pessoa conseguir desbloqueá-lo e usar normalmente?
Ricardo Almeida
meu celular foi roubado e eu só consegui encontrar graças ao www.brunoespiao.com.br
Paulo
Era justamente o que eu vinha perguntar. Não sei o que tem a ver número de celular com bloqueio do aparelho. A pessoa pode usar o chip em dois celulares. Por 15 dias no aparelho A. Retira e coloca por 10 dias no aparelho B. Então o criminoso rouba o aparelho A que está sem chip. Não adianta nada dizer o número da linha pra polícia nem pra operadora.
Don Ramón
Tb tive um. Ou melhor, ainda tenho, mas não funciona mais. Curioso que nos dias mais frios, quando o telefone esfriava, a tela dele ficava esbranquiçada, com cores lavas e pouco contraste. Bastava colocá-lo no bolso por alguns minutos, e a tela voltava ao normal...rsrsrs
Don Ramón
Eu tive um Sony-Ericsson T230. Ou melhor, ainda tenho, mas não funciona mais. Curioso que nos dias mais frios, quando o telefone esfriava, a tela dele ficava esbranquiçada, com cores lavas e pouco contraste. Bastava colocá-lo no bolso por alguns minutos, e a tela voltava ao normal...rsrsrs
Francisco Aloisio
Este site, hoje, é uma black list. Amanhã será uma white list. Não incluirão o aparelho comprado no exterior.
Francisco Aloisio
A Anatel edita o IMEI com /. Por quê este site não aceita o IMEI com /? 123456/12/123456/1
William Ribeiro
Se o cara que me roubou, retirar o chip? A operadora conseguirá bloquear?
Thiago
Então... Mas e se eu for bloquear ligando para eles, como citado no texto: "ligando para a prestadora e informando apenas o número da linha"... Talvez bastará alguns dados do dono e pronto... Lá vai a trollada desagradável...
Alpha Delta Victor
Sim. Totalmente possível. Porém a Polícia precisa estipular prioridades. É impossível realizar um trabalho para recuperar somente um celular em um mero caso de furto e receptação. Infelizmente, todas as Polícias Civis no Brasil têm trabalhado com déficit de funcionários, então, eles só têm condições de reunir esforços em casos mais graves. Para, por exemplo, desarticular grandes grupos criminosos que roubam cargas de eletrônicos, latrocínios, extorsão mediante sequestro...
Thiago
Foi o que eu comentei... Por telefone com alguns dados eu posso bloquear o telefone de qualquer um... Complicado... Quanto ao seu (não) bloqueio, realmente é desesperançoso
LekyChan
toda vez que seu celular se conecta a uma antena de sua operadora ele transmite o numero de IMEI, sendo assim a operadora bloquearia o ultimo IMEI registrado em seu histórico de conexões na rede dela
Kafeh
Não. Mas em todos os sites verificadores de IMEI possíveis que já pesquisei sempre como consta como "OK". Fora que é muito subjetivo eu colocar um número de IMEI qualquer no B.O. e pedir para bloquear, se eu colocar algo errado intencionalmente ou não, já eras.
Pedro
Mas essa é minha dúvida. Com o IMEI me parecia mais tranquilo saber que aquele é o dono do aparelho pois esse não é um número tão fácil de conseguir, mas agora só com o número do telefone atrelado ao aparelho? Se ele não é comprado no Brasil ou desbloqueado, como a operadora sabe que eu sou o dono apenas com meu RG ou CPF?
LekyChan
é uma boa pergunta, mas na teoria se vc é roubado vc faz um B.O. caso contrario não há investigação ou tentativa de recuperar o aparelho
Ricardo - Vaz Lobo
O cara que rouba, normalmente um burraldo morto-de-fome quer dinheiro rápido, por isso não vai perder tempo com isso, que não é tãaaaaaooo fácil de fazer assim. O mesmo digo do receptador que quer passar a "rés furtiva" logo pro primeiro trouxa que aparecer ou pro FDP escrwtu do C****arValho que "encomendou" o aparelho. Talvez o último da fila faça essa troca de IMEI, mas quanto tempo depois? O tempo vai atuar contra a cadeia do roubo, sem dúvidas.
Ricardo - Vaz Lobo
Senhores, O B.O. ainda é indispensável para o bloqueio do aparelho?
LekyChan
vc pode não ter a nota fiscal, mas duvido que vc não tenha seu RG e CPF para confirmar a operadora e bloquear
LekyChan
com certeza vc terá de provar que á o dono da linha através de seus documentos
Thiago
Você recuperou o aparelho e ele estava desbloqueado?
Thiago
O que impede que uma pessoa ligue e bloqueie o telefone de outra?
Kafeh
Bullshit! Sempre que guardei os IMEI's de todos os meus aparelhos e no ano passado quando fui assaltado, fui solicitar o bloqueio e passei aquelas horas marotas pendurado no telefone para ser atendido e ouvir da atendente da VIVO dizer que nada poderia ser feito pelo fato do aparelho não ter sido comprado na operadora. Eu ligo pra quem então? Pro Submarino? Pro Batman?! Coloquei todas as informações no B.O. inclusive dei o check autorizando a polícia a bloquear aquele IMEI. O que aconteceu? Po**a nenhuma! Num país movido à ladroagem, por que iriam acabar com o combustível dele?
Hawk
O IMEI genérico do meu telefone está aparecendo como "Impedido" no site, mas consigo utilizá-lo normalmente.
Gabriel Rezende
Eu quero dizer televisão e rádio, em sites como esse as pessoas que precisam saber não acessam.
Pedro
Não é todo mundo que tem, dependendo do tempo do aparelho, se ele for usado principalmente. Além de aparelhos importados. É por telefone você acha que eles terão todas as notas fiscais cadastradas num sistema para bloqueio por telefone?
Berg
Então, hoje em dia já existem meios de descobrir quem ta usando seu celular... Não entendo pq ninguém usa isso pra recuperar os aparelhos alheios. Tipo isso aí do CEMI que realmente mostra.
Alpha Delta Victor
E o Tecnoblog é o quê? Por acaso este post está restrito a um pequeno grupo de pessoas? Não, né. Bem, apesar dessa info já constar aqui, um meio de comunicação, diversas vezes já vi em outros portais que não tratam somente tecnologia.
Alpha Delta Victor
Inventaram uma super tecnologia chamada nota fiscal.
Alpha Delta Victor
A criatividade para a malandragem não há limite. O brasileiro é craque nisso.
Alpha Delta Victor
Multar? rsrs Se alguém é flagrado com produto de roubo deve ser preso por receptação, de um a quatro anos de prisão.
Keaton
Até onde eu sei, mudar o IMEI dos celulares era facinho, não?
Pedro
Uma dúvida, como eu comprovo que sou dono do aparelho informando o número de telefone referente ao aparelho?
Berg
A gente deveria ter acesso a isso aí tbm, porque tipo, se uma outra pessoa colocar um outro chip no celular no CEMI aparece o novo número. a polícia também poderia pegar esse número e descobrir quem é que comprou o roubo e multar essas pessoas
LekyChan
isso mesmo, não é nenhuma surpresa já que a operadora sabe o IMEI do aparelho pois o mesmo precisa enviar essa informação para a antena sempre que se conecta em uma nova antena.
LekyChan
Bloqueia o acesso a redes moveis, o wifi por sua vez continua funcionando já que o mesmo depende do MAC Adress e não do IMEI
Luciano Rocha
WAT? http://i.imgur.com/AxtzziK.gif
Ed
Uma dúvida "boba", mas que deve ser de muita gente também: quando eu bloqueio o celular pelo IMEI, o que exatamente é bloqueado? Apenas a conexão a redes móveis de operadoras (o que impediria ligações e SMS)? Redes wifi também? O aparelho como um todo?
Luca
Parabéns.
Rodrigo Gonzalez
sem muitos problemas (em 1h vc faz tudo se for inexperiente) * * Se o seu PC não der pau, se você não brikar o celular no processo, se a energia da sua casa não cair, seu pc desligar e dar problema enquanto estiver rooteando, se o aparelho sequer tiver como rootear, se esse processo é fácil de fazer...tem muito "se" na minha opinião para valer tanto a pena. Mas, como eu disse, eu sei que vai ter gente que vai fazer. Só acho que vai dificultar ainda mais isso tudo.
Grupo Windows Telegram
Notícia desatualizada. Há 4 anos bloqueei um Samsung Young GT-5686 (sim, aquele celular nojento da Samsung com Android 2.3) pela operadora mesmo. DUAS VEZES O MESMO APARELHO, já que, na primeira vez consegui recuperá-lo. Na segunda não dei tanta sorte (ou azar, já que significaria eu ficar ,preso em um aparelho podre) assim. E há uns dois anos eu bloqueei um Moto G1 pela operadora também. Todas pela Claro, provavelmente, pois eu fui cliente deles (evolui até nisso, uso Nextel e Porto Seguro atualmente) até pouco tempo por mais de sete anos. Enfim. Essa notícia não condiz com a realidade do que vivi aqui no Rio de Janeiro (capital), pelo menos, com a Operadora Claro. Tanto é que quando eu recuperei o meu Samsung Young, tive que pedir para a mesma operadora desbloquear o IMEI. HHoje em dia eu nem me preocupo mais, pois evolui também no Sistema Operacional e utilizo o Wimdows Mobile atualmente. Posso saber aonde o aparelho está posso bloqueá-lo a longa distância,bloquear seu IMEI e, em último caso, apagar todos os seus dados à distância. Posso saber até que número de telefone ele está utilizando no momento. Tudo isso pelo site de usuário da Microsoft. Em segurança só perde para a Apple, e seus iPhones, mesmo.
Gabriel Rezende
Deveria ser informado também nos meios de comunicação, com certeza ajudaria muito, as pessoas nem sabem que dá para bloquear O APARELHO.
Gabriel Rezende
Minha mãe perdeu um celular e encontrou meses depois, rolou de boa levando os documentos em uma loja.
Serginho
Pelo o que eu entendi é que nos informamos o número da linha e eles com esse número obtem o IMEI do aparelho.. É isso?
Henrique Mello
Primeira coisa que notei no post. Saudades do meu velho t230, o primeiro celular que comprei com meu próprio dinheiro.
Victor Hugo Nogueira de Morais
Olha, se alguém que roubou e sabe fazer esses processos.. pq não fazer para poder revender e ter lucro? Infelizmente, esses processos são rápidos e sem muitos problemas (em 1h vc faz tudo se for inexperiente)
Rodrigo Gonzalez
Todas as soluções que aparecem pra essa busca precisam de root e o xposed. Considerando que a maior parte dos celulares roubados de pessoas normais não vai ter root ou o xposed faria com que o ladrão precisasse passar por todo esse processo para aí então mudar o IMEI. Sem considerar que isso só serve para Android, provavelmente não valeria a pena passar por todo o trabalho de mudar o IMEI em dispositivos intermediários/low end como é a maioria aqui no Brasil. Ou seja, acho bem possível que o sistema da Anatel funcionará bem. Ps: antes que falem "ah, mas existem as pessoas que com certeza farão tudo isso pra ganhar nem que seja 200 reais". Tá, eu sei disso, mas não vai ser a maioria, que é o importante nesse caso.
André Kittler
Google: android change imei Portanto deixando de lado uma grande quantidade de horas que pessoas gastaram para decidir essa grande vantagem para todos, e deixando de lado tambem o custo que pode ser necessário para atualizar os sistemas... qual a diferença que isso fará?
Paulo Higa
Sim, liga na operadora, comprova que você é o dono do celular e desbloqueia.
Gildenilson Silveira
Uma dúvida que tenho é: Caso bloqueie meu aparelho por Furto/Roubo se no futuro conseguir recuperar esse aparelho consiguirei liberar ele novamente?
abraaocaldas
Quando esse sistema for nacional, não duvido que logo depois vão descobrir a máfia do desbloqueio de imeis bloqueados.
André Machado
[OFF] saudoso t230, tive um e bumbava entre a gurizada com minha tela colorida de 4000 e não sei quantas cores e seus ultra high techs toques polifônicos... pelo menos a bateria durava uma vida, era feliz e não sabia...
Clinsmman Herbete
É esse tipo de post que deveria vir fixado na caixa do aparelho. Porém, muitos brasileiros ainda não ligam em fazer o bloqueio do aparelho após perdê-lo. Ainda existe a tal preguiça(?) de se dirigir até um posto da polícia registrar o B.O. ou até mesmo fazer uma simples ligação para a operadora.