Início » Celular » Qualcomm revela modem 5G para smartphones que atinge 5 Gb/s

Qualcomm revela modem 5G para smartphones que atinge 5 Gb/s

Por
3 anos atrás

Os primeiros smartphones com 5G vão chegar mais rápido do que você imagina: a Qualcomm revelou nesta segunda-feira (17) o Snapdragon X50, o primeiro modem 5G comercial, que funcionará com as frequências de teste da próxima geração de internet móvel e atingirá velocidades de 5 gigabits por segundo.

Inicialmente, o Snapdragon X50 vai suportar a frequência de 28 GHz (mmWave), que está sendo testada para o 5G. Como você pode imaginar, com uma frequência tão alta (nosso 4G é 2,5 GHz), a penetração de sinal acaba sendo baixíssima — por isso, o modem da Qualcomm possui algumas tecnologias para lidar com essas limitações. O Snapdragon X50 pode, por exemplo, direcionar toda a energia do conjunto de antenas para a onda mmWave, reduzindo os obstáculos entre o aparelho e a torre de celular.

5g-qualcomm

Ele vai funcionar em conjunto com os processadores Snapdragon, suportará MIMO (mantém vários fluxos de dados simultâneos, melhorando o desempenho) e poderá se conectar a redes 4G e 5G ao mesmo tempo (uia!). Se não houver sinal 4G no local, o modem ainda será capaz de voltar para redes 3G. E se não tiver nem 3G… bom, espero que você tenha suas músicas offline também.

Aliás, apesar de ser voltado para smartphones e outros dispositivos móveis, a Qualcomm acredita que o Snapdragon X50 pode ser útil até mesmo em aplicações fixas. Em tese, a tecnologia permitiria substituir conexões de banda larga por fibra óptica (FTTH) pelo 5G, eliminando cabos — mas a gente só vai descobrir se isso realmente será viável quando o padrão 5G for finalizado.

O Snapdragon X50 será enviado às fabricantes na segunda metade de 2017 e a expectativa é que os primeiros smartphones com o modem 5G da Qualcomm cheguem no início de 2018. Quando será que teremos 4G no Brasil?

Você pode se interessar também