Início » Celular » Bluetooth 5 tem o dobro de velocidade e está pronto para chegar aos seus novos gadgets

Bluetooth 5 tem o dobro de velocidade e está pronto para chegar aos seus novos gadgets

Paulo Higa Por

O Bluetooth SIG, consórcio responsável pela tecnologia que leva seu nome, anunciou nesta quarta-feira (7) que o Bluetooth 5, nova versão do padrão de transmissão de dados sem fio, está pronto para ser adotado pelas fabricantes de eletrônicos ao redor do mundo. Ele será duas vezes mais rápido e terá quatro vezes mais alcance em relação ao atual Bluetooth 4.2.

Bluetooth 5

O Bluetooth 5 é focado em internet das coisas, por isso, o consórcio investiu para melhorar o alcance da tecnologia — os equipamentos poderão se comunicar entre si a distâncias de até 40 metros, o suficiente para que todos os dispositivos inteligentes de um apartamento médio possam trocar informações. A velocidade também aumentou: passou dos teóricos 24 Mb/s para 50 Mb/s.

Outra novidade é que o Bluetooth 5 trouxe melhorias na especificação para reduzir potenciais interferências com outras tecnologias de transmissão sem fio, especialmente Wi-Fi e LTE. Eu já comentei que meu fone de ouvido Bluetooth sempre dá uns engasgos na reprodução de música sempre que passo por um ponto na Avenida Paulista, em São Paulo; a nova versão (e um novo fone) devem resolver o problema.

bluetooth-5

Apesar das boas novidades para a internet das coisas, não espere que o Bluetooth 5 traga alguma melhoria em qualidade de som, pelo menos por enquanto. Segundo o Engadget, uma tecnologia que melhore a compressão de áudio, latência e consumo de energia não deve aparecer antes de 2018. Atualmente, a maioria dos fones utiliza o codec aptX, da Qualcomm, que transmite a 352 kb/s e tem latência de até 2 ms.

A expectativa é que os primeiros smartphones, tablets, relógios, fones, lâmpadas e uma penca de outros gadgets com Bluetooth 5 cheguem no começo de 2017.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Júlio Cézar Matos
O que eu quero que melhore mesmo é o pífio gerenciamento de conexões Bluetooth do Android.
Júlio Cézar Matos
O que eu quero que melhore mesmo é o pífio gerenciamento de conexões Bluetooth do Android.
Blind
Além dos problemas dos atuais Bluetooth que são bem demorados ao parear, espero que o consumo seja bem menor tbm.Diversos dispositivos, tablets e notebooks que tenho ou ja tive sempre tiveram estes problemas bobos.Infelizmente precisamos dele p várias coisas.Doido p ter uma boa TV com Bluetooth e usar meus fones de ouvido e me livrar de barulhos incômodos. Ja tive fones wifi com base mas nunca agradaram direito e so funciona um único fone (o ideal eh 2 p casal ou mais)
Blind
Além dos problemas dos atuais Bluetooth que são bem demorados ao parear, espero que o consumo seja bem menor tbm.

Diversos dispositivos, tablets e notebooks que tenho ou ja tive sempre tiveram estes problemas bobos.

Infelizmente precisamos dele p várias coisas.

Doido p ter uma boa TV com Bluetooth e usar meus fones de ouvido e me livrar de barulhos incômodos. Ja tive fones wifi com base mas nunca agradaram direito e so funciona um único fone (o ideal eh 2 p casal ou mais)
Trovalds
Mas daí o problema pode ser na central multimídia do veículo e não necessariamente no protocolo.
Trovalds
Mas daí o problema pode ser na central multimídia do veículo e não necessariamente no protocolo.
Wendel Schelhan
Espero que seja menos problemático que o formato atual, que demora anos pra parear e reconhecer o meu carro, de ambos os lados.
Wendel Schelhan
Espero que seja menos problemático que o formato atual, que demora anos pra parear e reconhecer o meu carro, de ambos os lados.