Anunciado em março exclusivamente para iOS, o GBoard, teclado virtual do Google, demorou um bom tempo para ganhar o suporte ao português, e ainda mais para chegar oficialmente ao Android. Mas parece que a espera acabou.

Segundo o 9to5Google, uma atualização incluirá as principais novidades do GBoard ao teclado padrão do Android, como a busca integrada com o Google, a ferramenta de pesquisa de GIFs e emojis, novos atalhos, e a possibilidade de usar mais de um idioma sem a necessidade de trocar de teclado. A digitação por gestos, chamada de Glide Typing e similar à do SwiftKey, também estará na atualização.

Por enquanto, o GBoard está disponível apenas como um APK, sem os detalhes de lançamento. Enquanto a atualização não aparece na Play Store, o Android Police listou algumas das novidades, como o “botão G” que, se habilitado nas configurações, oferece acesso rápido à busca pelo teclado; um efeito de brilho em volta dos emoticons; o botão de GIF, que fica sempre visível nos aplicativos suportados, entre outras.

Mesmo com a limitação para aplicativos de terceiros no iOS, o GBoard agradou os usuários do sistema da Apple. Ainda não há previsão para a atualização estar disponível na Play Store brasileira, mas ela pode aparecer a qualquer momento.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Augusto César Gomes
Olá, existe esse programa para pc ? Ou algum outro que também faça transcrição ?
Alexandre Salau

E onde foi parar a entrada de texto por voz? Era uma das melhores coisas do teclado do Android.

Alexandre Salau
E onde foi parar a entrada de texto por voz? Era uma das melhores coisas do teclado do Android.
Bruno Cavalcanti

Esse Gboard no Android está TERRÍVEL pelo menos pro português..

Coloca acento sozinho em tudo (onde não deve), corrige palavras absurdas, você tenta apagar e ele acrescenta outras palavras do nada..

Além de tirar o meu no segundo dia, recebi uns 5 pedidos de pessoas implorando pra eu "arrumar" o teclado delas.

Daqui uns 6 meses eu dou outra chance.

Velho John
Esse Gboard no Android está TERRÍVEL pelo menos pro português.. Coloca acento sozinho em tudo (onde não deve), corrige palavras absurdas, você tenta apagar e ele acrescenta outras palavras do nada.. Além de tirar o meu no segundo dia, recebi uns 5 pedidos de pessoas implorando pra eu "arrumar" o teclado delas. Daqui uns 6 meses eu dou outra chance.
Gesonel o Mestre dos Disfarces

Isso mesmo. E se voce resolver instalar o apk, o android vai receber ele como atualização do teclado do google.

Rodrigo Gommes

Cada qual tem seu gosto e experiência, tentei voltar pro Gboard e não consegui ficar 1 dia inteiro. também não me acostuemei com o Flesky, então... paciência.
=D

Rodrigo Gommes

Pois o de símbolos me agrada mais que o do Gboard, é sempre um parto inserir % no GBoard. Mas é questão de gosto e costume.

Raphael

Continuo no Swype até hoje. Já troquei uma época pelo swiftkey mas depois voltei assim que uma atualização corrigiu um bug no Swype. Vou experimentar esse do Google, se for na prática melhor que o swiftkey.

Gertrudes, a Lhama Morta

Não disse que era novidade. Como o próprio cara ali em cima disse, isso existe no Swiftkey desde... sempre.

Fiquei feliz porque eu sempre tava insatisfeito, pois o teclado do Google não possuía esse recurso, e eu troco de idiomas all the time. Tentava usar o Swiftkey, mas não conseguia porque acho ele muito ruim.

antônio

O próprio teclado nativo do iOS passou a ter isso a partir do iOS 10, na verdade... isso não é novidade nenhuma.

Paulo

Uso o SwiftKey só por causa das "setas" (arrows). Alguém sabe dizer se neste teclado do Google também tem este recurso?

Markinhos

Porque as digitações por voz não reconhecem pontuação?

Leon

Um pouco. Mas em compensação ficou mais ágil...

Leon
Um pouco. Mas em compensação ficou mais ágil...
Exibir mais comentários