Início » Internet » Firefox ainda suporta Windows XP e Vista (mas isso acaba em 2017)

Firefox ainda suporta Windows XP e Vista (mas isso acaba em 2017)

Por
2 anos e meio atrás

Nem parece, mas o Windows XP é um sistema operacional com 15 anos de idade. Quase todos os principais softwares já deixaram de suportar uma plataforma tão antiga. E uma das poucas exceções é o Firefox — mas isso muda em setembro de 2017, quando o navegador da Mozilla vai parar de receber atualizações de segurança também no Windows Vista.

Em comunicado, a Mozilla informa que o Firefox 52, que chega em março de 2017, será o último a suportar os Windows XP e Vista. Ainda haverá atualizações de segurança, mas nenhum recurso será adicionado e o suporte se encerrará totalmente em setembro, mesmo para usuários corporativos.

Firefox

“A Microsoft finalizou suporte para Windows XP em 2014 e finalizará para Windows Vista em 2017. Sistemas operacionais sem suporte não recebem atualizações de segurança, tem exploits conhecidos e podem ser perigosos de se usar, o que torna difícil para nós mantermos o suporte do Firefox nessas versões”, diz o comunicado. A recomendação da Mozilla é migrar para versões mais novas do Windows ou instalar uma distribuição Linux.

Para alguns pode até parecer estranho que alguém tenha um computador com Windows XP em pleno ano de 2016, mas essas máquinas ainda representam 2,52% de market share no Brasil, mais que os 2,38% do Windows 8, segundo o StatCounter. Um exemplo fora da curva é a China, onde o Windows XP ainda detém 17,4% (!) do mercado, acima do Windows 10 e abaixo apenas do líder Windows 7.

Outros navegadores já encerraram o suporte aos dois sistemas há algum tempo. O Chrome não distribui mais novas versões desde abril de 2016, enquanto o Internet Explorer ficou parado na versão 9 no Windows Vista, liberada em 2011.

Mais sobre: , , , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.