Início » Segurança » Criminosos estão clonando contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos

Criminosos estão clonando contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos

E como se proteger do golpe

Por
13/02/2017 às 09h55
A nova extensão do Tecnoblog está pronta.Baixe Agora!

Sua conta do WhatsApp pode ser clonada por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. Um golpe divulgado recentemente conta com a ajuda de funcionários de operadoras, que transferem seu número de celular para outro chip e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da sua conta, criminosos se passam por você para pedir dinheiro a contatos próximos.

O golpe foi divulgado neste domingo (12) pelo Fantástico, mas vem sendo aplicado há bastante tempo. Em julho de 2016, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante no Maranhão depois de ter sido pego desativando os celulares das vítimas e habilitando as linhas em chips em poder dos criminosos. Na semana passada, dez pessoas de Porto Alegre procuraram a polícia para denunciar o esquema.

WhatsApp

Na prática, é como se você fosse a uma loja da sua operadora dizendo que precisa trocar seu chip, mas manter o número. Sua linha, então, sai do ar e vai para o aparelho do golpista, que consegue entrar na sua conta do WhatsApp. Enquanto você não percebe nada de errado, o criminoso envia mensagens para pais, amigos ou até secretárias, se passando por você — em um dos casos, um empresário teve prejuízo de R$ 100 mil depois que sua secretária transferiu dinheiro e até pagou contas de criminosos.

Não é muito difícil perceber que seu WhatsApp foi clonado. Para que sua linha seja transferida temporariamente para o chip de um golpista, você ficará sem sinal no chip atual. E, enquanto estiver usando o smartphone, o aplicativo de mensagens pedirá que você verifique seu número de celular novamente, como se tivesse reinstalado o WhatsApp — no entanto, como você está sem sinal, não conseguirá receber o SMS de verificação e ficará impossibilitado de se comunicar.

Também é simples se proteger: na quinta-feira (9), o WhatsApp liberou para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso você (ou um golpista) ative seu WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação (que poderia ser interceptado ou desviado para outro chip), uma senha de 6 dígitos que só você possui. É melhor se precaver.

Mais sobre:
  • Bandidagem sem limites como sempre.
    Verificação ativada.

  • Fábio Moser

    Eu sempre sentia falta de uma verificação em duas etapas no WhatsApp. Sempre achei preocupante a forma simples como se podia transferir a conta para outro aparelho. Ativei o recurso no meu Lumia ainda semana passada. Estava mais do que na hora de termos uma proteção adicional.

    • Leandro Gonçalves

      Vou ativar também . Mas tira uma dúvida : toda semana o watsapp vai ficar pedindo pra verificar a senha criada,como é? Eu li que tem algo do tipo,não entendi muito bem…

      • David Matheus

        De vez em quando, ao acessar o aplicativo, ele exige que você insira a senha, pra que você não esqueça dela.

        • Leandro Gonçalves

          Valeu,Davi…Haja senha haha! Já tenho uma pra abrir as conversas.Agora essa da validação.Mas tudo é válido em nome da segurança e da privacidade.

          • Fábio Moser

            Isso… aqui em 4 dias, pediu duas vezes.

          • Leandro Gonçalves

            Nossa…!!!

          • Fábio Moser

            E já pediu uma terceira vez rs…

      • Higo

        Eu acho exagerado. Pra mim, está pedindo umas 3 vezes por dia! Daqui a pouco, alguém próximo vai acabar me vendo digitando a senha.

        • Leandro Gonçalves

          Também acho exagero !!

    • Maciel Moura

      Infelizmente o whatsapp tem algumas carências técnicas e de segurança que outros apps, como o telegram, não possuem. Não deveria ser assim, já que possuem competência e dinheiro para terem um dos melhores aplicativos de comunicação instantânea. Não entendo mesmo.

      • Fábio Moser

        Sim, talvez a posição dominante no mercado não impulsione tantos investimentos.

  • Renan Rufino

    Eu achei esse golpe muito mais prejudicial se, por um acaso, de posso dos dados bancários, fosse possível fazer qualquer transação com o SMS Token.

    • Felipe Max

      No meu banco tem a opção de biometria e de usar a senha do cartão ao invés do tolken via SMS, ao meu ver biometria é o método mais seguro hoje em dia.

      • Renan Rufino

        Me referia a internet banking, por exemplo.

  • A maior bandidagem é ter funcionário de operadora trabalhando junto… Contratamos e pagamos um serviço caro e ainda temos que nos preocupar que alguém de dentro da operadora não nos escolha como alvo de trambique… Espero que as operadoras também sejam responsabilizadas e aumentem seus protocolos de segurança (se é que existem) para evitar essa simplicidade que parece ser a transferência sem autorização.

    • Andrew Bueno Piolli

      Problema que a maioria dos funcionários são terceirizados e ganham uma miséria (graças a nossa maravilhosa CLT que adora cobrar caro pelos nossos direitos).

      Juntar povo que ganha pouco, com oportunidade de “se dar bem” e a pessoa é pilantra é uma formula imbatível para o crime

      • Keaton

        Tercerizado ou não, é responsabilidade de quem contratou. Seja ela a empresa que contratou os tercerizados ou seja ela a empresa de tercerização.

      • mau-caratismo existe em qualquer classe trabalhadora com ou sem CLT… a questão aqui é a facilidade com que fazem os “esquemas”, não dá pra confiar na operadora, no banco, na empresa de serviço de internet… Temos que viver paranoicos e pagando (caro) por tudo isso?

  • Allan Werneck

    Dois colegas de sala tiveram o whatsapp clonados. Muita dor de cabeça.

  • Acabei de ativar a segurança em duas etapas, isso já deve ajudar.

  • Bruno

    Se o problema veio de dentro das operadoras, eles deveriam ser 100% responsabilizados pelas perdas dessas pessoas.

  • Pequeno Padawan

    Problema resolvido já…Com a verificação em 2 etapas, quero ver vagabundo clonar chip pra usar contas do WhatsApp de outros usuários.

    • Ricardo – Vaz Lobo

      Vagabundagem já tá queimando miolo pra romper esse obstáculo.

      • Pequeno Padawan

        pago pra ver essa

    • Ronaldo Meneses

      o ruim é ele ficar pedindo o código todo dia

  • Ramon Gonzalez

    Verificacao em 2 etapas ativada. Demorou pra ter esse recurso. Tava na cara q cedo ou tarde ia dar zebra. Espero q depois tornem obrigatorio

  • Marcos Juliano

    Esse golpe depende da engenharia social pra funcionar… Aqui na minha cidade um conhecido meu foi vítima o ano passado. O pessoal de casa, na hora que recebeu as mensagens, ficou desconfiado pois a pessoa nunca havia falado em chat privado do Whats com a gente, só por grupo. Mesmo assim, outros amigos nossos acabaram enviando a grana pros criminosos. É muito difícil identificar pois o criminoso tem acesso até às conversas! http://www.novanews.com.br/noticia/policial/moradores-de-nova-andradina-caem-em-golpe-atraves-do-aplicativo-whatsapp

  • Awdrey Almeida

    SO DIGO UMA COISA : TELEGRAM.

    • Roberto

      O Telegram está sujeito ao mesmo problema. E ambos já têm algo para diminuir o problema: autenticação em dois passos. Além disso, o Telegram é notadamente menos seguro: as conversas não são criptografadas por padrão e, quando opta-se pela criptografia, o algoritmo utilizado é um tanto quanto obscuro.