Início » Antivírus e Segurança » Criminosos estão clonando contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos

Criminosos estão clonando contas de WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos

E como se proteger do golpe

Paulo Higa Por

Sua conta do WhatsApp pode ser clonada por criminosos para roubar dinheiro de amigos e parentes. Um golpe divulgado recentemente conta com a ajuda de funcionários de operadoras, que transferem seu número de celular para outro chip e permitem que o aplicativo de mensagens seja ativado em outro aparelho. De posse da sua conta, criminosos se passam por você para pedir dinheiro a contatos próximos.

O golpe foi divulgado neste domingo (12) pelo Fantástico, mas vem sendo aplicado há bastante tempo. Em julho de 2016, um funcionário da Vivo foi preso em flagrante no Maranhão depois de ter sido pego desativando os celulares das vítimas e habilitando as linhas em chips em poder dos criminosos. Na semana passada, dez pessoas de Porto Alegre procuraram a polícia para denunciar o esquema.

WhatsApp

Na prática, é como se você fosse a uma loja da sua operadora dizendo que precisa trocar seu chip, mas manter o número. Sua linha, então, sai do ar e vai para o aparelho do golpista, que consegue entrar na sua conta do WhatsApp. Enquanto você não percebe nada de errado, o criminoso envia mensagens para pais, amigos ou até secretárias, se passando por você — em um dos casos, um empresário teve prejuízo de R$ 100 mil depois que sua secretária transferiu dinheiro e até pagou contas de criminosos.

Não é muito difícil perceber que seu WhatsApp foi clonado. Para que sua linha seja transferida temporariamente para o chip de um golpista, você ficará sem sinal no chip atual. E, enquanto estiver usando o smartphone, o aplicativo de mensagens pedirá que você verifique seu número de celular novamente, como se tivesse reinstalado o WhatsApp — no entanto, como você está sem sinal, não conseguirá receber o SMS de verificação e ficará impossibilitado de se comunicar.

Também é simples se proteger: na quinta-feira (9), o WhatsApp liberou para todos os usuários um recurso de verificação em duas etapas. Com a proteção ativada, caso você (ou um golpista) ative seu WhatsApp em outro celular, precisará, além do SMS de verificação (que poderia ser interceptado ou desviado para outro chip), uma senha de 6 dígitos que só você possui. É melhor se precaver.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

CARLA EDUARDA

RECOMENDO ESSE PROFISSIONAL DE HACKER E CLONAGEM DE WHATSAPP

011993301236

Enrique Saettone

ola eu encontrei este site para clonar whatsapp, alguém sabe disso? hackear o whatsapp

Adm2014
espero que goste ta!
Adm2014
Realmente estão tomando proveito desta ocasião veja esta matéria feito em nosso site: https://www.martinstutors.com/ um abraçao!
fabiohy
e se o aplicativo já estiver ativo em outro celular? ao habilitar a segunda senha, o outro celular fica automaticamente desabilitado?
Leandro Gonçalves

Também acho exagero !!

Leandro Gonçalves
Também acho exagero !!
Roberto
O Telegram está sujeito ao mesmo problema. E ambos já têm algo para diminuir o problema: autenticação em dois passos. Além disso, o Telegram é notadamente menos seguro: as conversas não são criptografadas por padrão e, quando opta-se pela criptografia, o algoritmo utilizado é um tanto quanto obscuro.
Fábio Moser

E já pediu uma terceira vez rs...

Fábio Moser
E já pediu uma terceira vez rs...
Fábio Moser

Sim, talvez a posição dominante no mercado não impulsione tantos investimentos.

Fábio Moser
Sim, talvez a posição dominante no mercado não impulsione tantos investimentos.
Ronaldo Meneses

o ruim é ele ficar pedindo o código todo dia

Ronaldo Meneses
o ruim é ele ficar pedindo o código todo dia
CORINTHIANO1000GRAU

pago pra ver essa

Exibir mais comentários