Como traduzir conversas no WhatsApp

Recurso está disponível em dispositivos Android e iOS, porém, de maneiras diferentes; saiba detalhes e conheça alternativas

Jean Prado
Por
• Atualizado há 1 ano e 2 meses
Google Tradutor (Foto: Wikimedia Commons)
Google Tradutor é uma opção (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Se você precisa falar em inglês com uma pessoa pelo WhatsApp ou está lendo um texto difícil em outro idioma no navegador, não se preocupe. Um recurso do Google Tradutor permite que você traduza partes de um texto sem deixar o que você está fazendo para trás. Veja como é simples.

Tempo necessário: 5 minutos

Para traduzir conversas no WhatsApp de forma rápida e prática é necessário instalar o Google Tradutor no seu smartphone. Contudo, o processo a seguir só funciona em dispositivos Android. Caso você tenha iPhone, siga para o próximo tópico.

  1. Baixe e instale

    Primeiramente, acesse a Play Store e baixe o Google Tradutor no seu dispositivo;Como traduzir conversas no WhatsApp

  2. Acesse as configurações

    Na sequência, toque no ícone do canto superior direito e acesse as configurações do aplicativo. Selecione a ferramente “Toque para traduzir”;Como traduzir conversas no WhatsApp

  3. Ative a função

    Com a abertura da ferramenta, é necessário ativar a função que permite traduzir conversas do WhatsApp direto do mensageiro. Para isso, ative as duas opções, como na imagem abaixo.

  4. Autorize o app

    Em alguns casos, o Android irá pedir para permitir a sobreposição do aplicativo em outros. Você será levado às configurações de apps. Selecione Google Tradutor e permita a sobreposição.

Pronto. Assim que ativado, um ícone será exibido na sua tela. Para traduzir as conversas do WhatsApp, basta selecionar a mensagem e clicar no balão do Google Tradutor. A mensagem será traduzida automaticamente para o idioma que escolher.

Assim como o próprio Google Tradutor, ele reconhece dezenas de idiomas e consegue traduzir qualquer texto selecionável ou copiado. Ou seja, funciona no WhatsApp, navegador e em outras áreas do smartphone.

No entanto, a função não está disponível no iOS. Para isso, é preciso usar o próprio aplicativo de tradução da Apple. Veja detalhes abaixo.

Como traduzir conversas pelo iPhone

  1. Abra o mensageiro
    Primeiramente, acesse uma conversa do WhatsApp que deseja traduzir;
  2. Copie ou digite
    Na sequência, copie a mensagem que deseja traduzir — ou escreva uma nova — e cole no campo de digitação;
  3. Faça a seleção
    Selecione toda a mensagem do campo;
  4. Traduza pelo app
    Por fim, clique em “Traduzir” nas opções exibidas pelo iOS.

A tradução da mensagem será exibida direto no app de tradução do iPhone.

Como colocar o celular para traduzir automaticamente

Além das opções citadas acima, usuários com o teclado Gboard instalado no smartphone também conseguem ativar a opção de tradução. No entanto, a principal diferença é a possibilidade de a conversa ser traduzida automaticamente no dispositivo. O recurso está disponivel para Android ou iOS.

Traduzindo voz pelo Google Tradutor

Outra alternativa oferecida pelo tradutor do Google é a tradução por voz. O recurso possibilita que o usuário faça traduções em tempo real enquanto conversa com uma pessoa de idioma diferente.

O recurso chamado Conversa é exclusivo de smartphones. Ele capta as frases ditas por duas pessoas em línguas diferentes, e traduzindo-as para que um entenda o que o outro está falando.

Alternativas ao tradutor do Google

Por fim, caso não tenha interesse no app de tradução do Google, existe uma série de outros serviços que também fazem traduções.

Alguns deles, inclusive, recorrem a aprendizado de máquina, possibilitando traduções mais precisas, com menor índice de erros, e de maneira contextual. Conheça algumas alternativas ao Google Tradutor e escolha o que achar melhor.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Relacionados