Início » Mobile Software » TrackID, serviço da Sony para reconhecimento de música, será encerrado

TrackID, serviço da Sony para reconhecimento de música, será encerrado

Por
04/07/2017 às 11h53
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Há mais de uma década, o TrackID vem reconhecendo músicas através do celular. Ele começou em dispositivos da Sony Ericsson, e com o tempo migrou para smartphones Android — mas está com os dias contados.

Em um comunicado no app, a Sony Mobile avisa que o TrackID será encerrado em 15 de setembro de 2017. Como substituto, ela recomenda o Shazam, e até oferece um link para download.

Se você tiver um histórico de buscas no TrackID, ele será deletado permanentemente nessa data, e não há como exportá-lo facilmente. A empresa recomenda “tentar recriar sua lista de músicas com outros aplicativos de mídia”.

O app costuma acompanhar os smartphones da Sony, mas pode ser instalado em qualquer dispositivo Android. Assim como o Shazam, o TrackID reconhece a música, sugere ouvi-la no Spotify, e funciona offline guardando um trecho para identificá-lo quando você estiver conectado.

O serviço estava presente em celulares da Sony Ericsson desde 2005. Ele usa a base de dados da Gracenote, empresa de reconhecimento de áudio que foi adquirida pela Sony em 2008 — e vendida em 2013. A fabricante diz que desistiu do TrackID porque “os negócios estão sempre evoluindo, e às vezes isso faz com que aplicativos sejam descontinuados”.

O comunicado segue abaixo na íntegra:

TrackID será descontinuado!

Por que o TrackID está sendo descontinuado?

Os negócios estão sempre evoluindo, e às vezes isso faz com que aplicativos sejam descontinuados.

O que acontecerá com meu histórico do TrackID?

Seu histórico do TrackID não pode ser transferido para outro aplicativo, mas você pode tentar recriar sua lista de músicas com outros aplicativos de mídia! Seu histórico será apagado com o fim do serviço. Para apagá-lo agora, acesse as Configurações.

O que eu deveria usar como substituto?

Shazam é nossa melhor sugestão para identificar suas músicas. Com ele, você pode encontrar o nome de qualquer música em segundos, descobrir letras, vídeos e muito mais.

Com informações: Android Police.

Mais sobre: ,
  • Bruno Stecanella

    Esse serviço era bem legal (no passado rs) usava em um Sony Ericsson Walkman que tive em 2006 (eu acho) e achava bruxaria pura isso rs

  • Jão

    “Os negócios estão sempre evoluindo, e às vezes isso faz com que aplicativos sejam descontinuados.”

    Olha aí, Microsoft, essa frase é boa pra usar no anúncio do fim do Windows Phone.

    • Windows Phone não está mais sendo desenvolvido. O SO móvel chama-se Windows 10 Mobile e está em contínuo desenvolvimento pela Microsoft, e ela não vai anunciar seu fim tão cedo.

  • Samuel Cesar

    Em 2008 já usava este serviço. Ficava bobo por conta que reconhecia praticamente todas as músicas.

  • Bruno Rocha Pessoa

    Ainda uso ele e sempre preferi ao invés do shazam… infelizmente agora terei que seguir a sugestão da sony

    • Islan Oliveira

      Eu prefiro o TrackID também, é um app enxuto, ao contrário do Shazam.

    • Theo Queiroz

      Tem também o soundhound

  • Rafael Rocha

    O TrackId é o primeiro app que eu instalo quando troco de celular. Sempre usei, desde quando tinha um W580i… Vou sentir falta.

  • É um app excelente e bem completo, triste saber que vai ser descontinuado… RIP

  • cleidnei barbosa machado

    Bem melhor que o sugerido Shazam, tem o Musixmatch, ótima sugestão para substituir o Track ID.

  • Leandro Cortesi

    galera como faço salvar meu historico do track id támbem acho sujeira acabar o track id verdade track melhor tem informação mais verdeira track id tinha da mais tempo pra gente salvar o nosso historico e salvar outro lugar! né pelo que deixar o historico foi salvo né

  • gsilva220

    Tenho esse app desde que comprei meu Xperia Acro S em 2012… quando usei pela primeira vez, mal podia acreditar que havia uma alternativa no mundo real para o zit do gta4…