O Windows 10 se deparou com sua primeira grande incompatibilidade. A versão mais recente, chamada Creators Update, não pode ser instalada em PCs com alguns processadores Intel Atom — especificamente, da geração Clover Trail, vendida entre 2013 e 2014.

A Microsoft promete manter esses sistemas atualizados, mas apenas com correções de segurança: em comunicado ao ZDNet, ela confirma que PCs com Clover Trail vão permanecer na Atualização de Aniversário, lançada no ano passado.

A empresa diz que os processadores Atom Z2760, Atom Z2520, Atom Z2560 e Atom Z2580 perderam suporte da Intel. Eles estão presentes em produtos como o Dell Latitude 10 e o LG SlidePad.

Como lembra o Ars Technica, processadores Clover Trail usam chips gráficos com tecnologia licenciada da Imagination. Ela parece não querer, e a Intel parece incapaz, de atualizar os drivers da GPU para o Creators Update.

PCs com Clover Trail foram lançados com Windows 8 e receberam a atualização gratuita para o Windows 10, além da Atualização de Aniversário. No entanto, ao tentar instalar o Creators Update, o usuário se depara com a mensagem “o Windows 10 não é mais suportado neste computador”.

“O Windows 10 não é mais suportado neste PC”

Isto é um problema, porque a Atualização de Aniversário — assim como toda versão do Windows 10 — só receberá correções de segurança por apenas dezoito meses. Ou seja, quem instalou o sistema perderia suporte no início de 2018. Por outro lado, quem permaneceu no Windows 8.1 terá suporte até outubro de 2023.

Por isso, a Microsoft abriu uma exceção: “nós forneceremos atualizações de segurança para esses dispositivos específicos rodando o Windows 10 na Atualização de Aniversário até janeiro de 2023, que se alinha com o período de suporte do Windows 8.1”.

Vale notar que a Atualização de Aniversário já tinha uma versão LTSB (Branch de Serviços de Longo Prazo) que receberá correções de segurança até 2023, mas ela é voltada para empresas. Ou seja, abrir essa exceção não foi tão difícil para a Microsoft.

O que vai acontecer da próxima vez que um hardware for incompatível? O Creators Update, por exemplo, não terá uma versão LTSB e ficará limitado a dezoito meses de suporte. A Microsoft fará os usuários voltarem para a Atualização de Aniversário? São questões que se tornam mais relevantes agora que o Windows é um serviço.

Com informações: ZDNet, Engadget, Ars Technica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

吉影

Este LG SlidePad é um Ultrabook híbrido. Ele se transforma em tablet também.
Em questão de performance, ele é ótimo, confesso. Afinal, ele usa armazenamento em SSD em vez de HD.
Portanto, o Windows inicia em questão de 8 segundos apenas. Já cronometrei rs
Logo após iniciar, não há nenhuma lentidão em abrir os programas.

??
Este LG SlidePad é um Ultrabook híbrido. Ele se transforma em tablet também. Em questão de performance, ele é ótimo, confesso. Afinal, ele usa armazenamento em SSD em vez de HD. Portanto, o Windows inicia em questão de 8 segundos apenas. Já cronometrei rs Logo após iniciar, não há nenhuma lentidão em abrir os programas.
xVicius
Estou pensando em pegar um xing-ling com configurações parecidas de um surface. Vamos ver no que dá
Henrique Accioly
Rapaz, há pouco tem atrás, testei um Microsoft Surface com 2Gb de RAM e processador Intel Atom, usando o Windows 10, e fiquei surpreso com o bom desempenho para uma máquina com 2GB apenas. Talvez por ser bem otimizado e possuir armazenamento em flash. Mas, imagino que seja limitado apenas para uso básico mesmo, visto que, em um PC "comum", o recomendável são 8GBs de RAM. Vale fazer umas pesquisas, e testar pessoalmente, se possível.
Molinex
O windows 10 não é mais suportado nesse PC... kkkk
Highlander
Mas atualmente tem uma área de intersecção entre essas duas linhas. Tem processadores Atom com mais poder de processamento do que muitos Celerons.
César
Fico interessado no M8W Plus da multilaser q vem com 2GB de RAM, mas n encontro nenhum feedback de usuarios entao fico meio tenso/suspeito
Bruno Feliciano
Pra isso dá e sobra.
xVicius
Utilizarei o meu somente para multimídia e preparar algumas aulas, coisa básica no word. Acho que vai ser uma boa então, só procurar um jeito de controlar o uso da ram.
Bruno Feliciano
O meu funciona incrivelmente bem no Windows 8.1. Caso você compre um que tenha um processador diferente dos Atoms descritos no post, eu acredito que funcionará perfeitamente com o Windows 10 também.O único problema mesmo é com as aplicações que são famintas com RAM (Chrome, eu estou falando de você!).
xVicius
Aproveitando o ensejo, estou pra comprar um tablet com windows e 2 GB de RAM, mas estou com uma baita dúvida se o sistema dá conta de rodar com pouca memória. Como é a sua experiência? Se puder ajudar, agradeço.
xVicius
Aproveitando o ensejo, estou pra comprar um tablet com windows e 2 GB de RAM, mas estou com uma baita dúvida se o sistema dá conta de rodar com pouca memória. Como é a sua experiência? Valeu!
Bruno Feliciano
Eu tenho um Tablet Acer com o Atom Z2760 (W510). Até tentei usar o Windows 10 nele, mas o equipamente vira uma carroça, e agora percebo que foi graças aos problemas de falta de drivers. No Windows 8.1 ele voa. Como uso a máquina basicamente pra baixar torrents e ver vídeos quando eu viajo, o 8.1 dá e sobra.
吉影

Acabei de perceber: O meu é o SlidePad 2 que vem com Atom Z3740. Então não está incluído (uhu)

??
Acabei de perceber: O meu é o SlidePad 2 que vem com Atom Z3740. Então não está incluído (uhu)
Exibir mais comentários