O Google Assistente é a evolução do Now On Tap, permitindo fazer buscas e realizar comandos usando sua voz. Ele já estava em testes no Brasil, como o Tecnoblog noticiou com exclusividade em maio, e começou a chegar a todos os dispositivos Android compatíveis.

O Assistente em português está disponível para smartphones Android com 7.0 Nougat e 6.0 Marshmallow. Versões antigas (como o Lollipop) não serão contempladas, e nem tablets.

Eu recebi o Assistente ontem à noite no meu Moto Z. Surge uma notificação no aparelho dizendo que o Assistente “está pronto”; toque nela, e você será levado a uma tela “Configurando…”. Um tutorial mostra que você pode configurar alarmes, ligar para seus contatos, pedir recomendações de restaurantes, ou simplesmente dizer “conte uma piada”.

Depois, você precisa dizer “OK Google” três vezes, para refinar o reconhecimento de voz; e escolher se quer desbloquear o smartphone com a voz. (Eu não recomendo, e o próprio Google diz que “este é um recurso menos seguro”.)

Então o Assistente está realmente pronto para começar. Pressione e segure o botão Home, e ele aparece na parte inferior da tela. Diga (ou digite) “O que você pode fazer?” para obter sugestões do que perguntar. Isso inclui:

  • definir alarmes e timers
  • criar lembretes
  • enviar mensagens via SMS, WhatsApp, Telegram, entre outros
  • jogar
  • obter a previsão do tempo
  • obter classificações de times e outras informações de esporte
  • receber as principais notícias
  • realizar chamadas
  • realizar buscas na web
  • fazer traduções
  • obter recomendações sobre bares, restaurantes, cinemas e mais
  • obter informações sobre viagens (voos, restaurantes no exterior etc.)

Na maior parte, são coisas que você já podia fazer com o Google Now, mas com uma interface nova. Vale lembrar também que o Assistente estava disponível desde dezembro no aplicativo de mensagens Allo; agora você não é mais obrigado a usá-lo para tanto.

No tutorial, o Assistente diz que consegue fazer alguns recursos mais avançados, como “ative a lanterna”. Infelizmente, ele não entende e procura estabelecimentos com “lanterna” no nome:

Mas, como diz o Google, “esperamos que o Assistente aprenda a partir da interação com os usuários, para assim oferecer uma experiência cada vez melhor, mais personalizada e completa”. Você já está usando? O que achou?

Com informações: Google.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Isac Ðaniel Petinate
Palhaçada isso. Tá parecendo a Microsoft que implementa funções, quando você começa a usar eles removem.
Mauro Sepúlveda Cavalcanti
Eu também usava pra copiar códigos de rastreio do ML. Não dá pra entender a remoção de uma função tão útil. Era a única função do assistente que eu usava.
Marcelo Carvalho
Aposto que o comando mais usado será: Destrave o Android!
Alexandre M. Crocci
Como faço para voltar a usar o Now? Tá um lixo esse assistente, falta muita coisa para chegar o Now.
Alexandre M. Crocci
Ta um lixo mesmo....quero voltar para o Now!
Mauricio Oliveira

Alguém poderia me ajudar ?! Não consigo mais fazer ligações com o comando "ligar para" através da conexão bluetooth do carro... Isso está me deixando EXTREMAMENTE irritado !!!

Wallemberg do Nascimento Sousa

Rachando de rir com o comentários. Piorando a cada versão apenas, antes ao menos atendia ao comendo personalizado de chamada para cada contato, como Namorada, Mãe etc. Agora só isto e vinculado ao ALLO ou DUO (típica venda casada de um aplicativo pífeo) e aceita comando de voz de qualquer pessoa (não somente do proprietário do aparelho, típica brecha de segurança).

João Paulo Soares

Como fizeste? Quando tento acionar o bluetooth ele me mostra pesquisas relacionadas a como ativar o bluetooth no windows.

João Paulo Soares

Com esse assistente não consigo mais ativar bluetooth, realizar de chamadas nem mandar mensagem via comando de voz. Preferia o antigo

Hervandil Sant'Anna
No meu ainda não chegou.
Cleber N
Alguém sabe como voltar ao Google Now pois esse assistente não ajuda em nada. Não consegui sequer pesquisar o que está na tela o que pra mim é muito importante.
Richardson
Seria o melhor SE conseguíssemos ler/ouvir SMS, e-mails, se possível mensagens do Whatsapp também. Há uma lenda que isso é possível desde alguns meses no Google Now (antes GN), nunca vi funcionar. Acho a Siri no iCoisa muito limitada, só serve para piadinhas, mas durante alguns meses de sofridão precisei utilizar a leitura de SMS e e-mails e funcionou até que satisfatoriamente bem.
Isac Ðaniel Petinate
Tem tela que não deixa copiar. Por exemplo a do MercadoLivre, que usava para copiar os códigos de rastreio, e agora não tem mais como copiar nada, porque ele não mostra o que está em minha tela.
Lucas Dias
Eu estou usando assim: Seleciono o texto, puxo a assistente e depois "O que está na minha tela?"
Harley L. Malakian

Pô! Como faço pra ela traduzir minha tela!? Antes tinha essa função. Você poder simplesmente traduzir uma tela inteira que esteja em outra língua. Eu não quero ficar falando o que tá escrito na tela pra ela traduzir! Se alguém souber como é esse comando em voz me diga. Obrigado

Exibir mais comentários