Início » Aplicativos e Software » 11 coisas legais que você pode fazer com o Google Assistente em português

11 coisas legais que você pode fazer com o Google Assistente em português

Jean Prado Por
TB Responde

Finalmente o Google Assistente em português já está disponível para todos os Androids compatíveis, ou seja, smartphones com versão Android 6.0 Marshmallow ou superior. Um dos diferenciais do assistente do Google é que ele entende melhor o que você fala e consegue manter uma conversa baseada em contexto.

Fora os clássicos recursos de um bom assistente de voz (definir alarmes, lembretes, pedir direções no GPS ou perguntar alguma coisa), o Google Assistente também tem adicionais divertidos, especialmente no nosso idioma. Pode servir para passar o tempo. ¯\_(ツ)_/¯

1. Jogar

Além de jogos de doodles e jogos clássicos (como jogo da velha e paciência), o Google Assistente oferece jogos de perguntas e jogos de bate-papo. Os de perguntas são feitos para testar o seu conhecimento, de geografia, entretenimento, matemática e de vocabulário no inglês.

Já os jogos de bate-papo trabalham bastante com enigmas e emojis. Por exemplo, o Google te dá uma sequência de emojis e você tem que adivinhar o filme que aquela sequência quer dizer.

2. Contar piadas

Qual o vinho que não tem álcool? Ovinho de codorna. Essa é uma das pérolas que o Google Assistente pode falar para você se você pedir para ele te contar uma piada.

3. Contar curiosidades ou fatos interessantes

Além de piadas, ele consegue ser útil e contar coisas que você provavelmente não sabe. Basta falar "Conte-me uma curiosidade" ou "Conte-me um fato interessante" que a produção do filme Titanic custou US$ 200 milhões, mais caro do que o próprio valor da construção do navio.

4. Mostrar fotos de alguma coisa (ou suas)

Tá, pode ser mais fácil pesquisar na internet por texto, mas é legal que o Assistente mostre imagens de gatos siameses e tenha abaixo informações sobre a raça, origem e tudo mais. Você também consegue pedir para ele mostrar fotos do seu Google Fotos, como selfies ou fotos que você tirou.

5. Mostrar as notícias de hoje

Esse é outro recurso que você consegue acessando o Google Now, mas o Assistente mostra as últimas notícias mais importantes com direito a botões para você ler mais sobre cada veículo que ele cita.

6. Saber mais sobre futebol

O meu vô vai gostar bastante dessa: você pode perguntar muita coisa sobre futebol, como classificação, programação do campeonato e mais informações sobre um time, como seu atacante, estádio ou mascote.

7. "Me ajude a passear"

Essa parte mostra o que você pode fazer quando estiver na cidade, como ver os filmes que estão em cartaz no seu bairro, achar restaurantes, bares e até hotéis próximos.

8. "Eu sou seu pai"

Sim, também tem como você falar a frase icônica de Star Wars para o Assistente: "eu sou seu pai". Ele vai responder de um jeito engraçado.

9. Cantar Evidências

Também tem como fazer ele cantar Evidências, de Chitãozinho e Xororó. É só falar "Vou negando as aparências..." que ele continua.

(...disfarçando as evidências...)

10. "Você gosta de novela?"

 width=

Ruth ou Raquel? Quem matou Odete Roitman? Essas são perguntas divertidas para quem é das antigas e quer ver o que o Assistente sabe de novelas.

11. "Você é amiga da Siri?"

E, claro, também tem como você perguntar o que o Assistente acha da concorrência. Por que não?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Diego Medeiros
Muito legal essas funcionalidades, exceto pelo fato de coisas realmente úteis como "Adicionar Lembrete", "Ligar pra fulano", "enviar WhatsApp para fulana" terem parado de funcionar no português brasileiro.Em resumo, do jeito que está não serve pra mais nada.
brenda lelis
Adorei hahahawww.computerti.com.br
Zanac_Compile
Que legal. A Siri não é tão boa, mas faz muito bemessas coisas úteis do dia a dia.
Thiago Motta
Depois que liberou para o Brasil de forma completa, parou de fazer ligações.
Alex Silva
Cantar evidências e falar de novela... muuuuuito útil mesmo!
Meninão Bobo
Isso o buscador do google ja fazia a assistente faz melhor ainda
Thiago
E o google Home que vende nos EUA já irá funcionar em português?
Conde De La GOT™
EU: e aí Siri, ligar para meu pai.SIRI: sim, vai chover hoje. EU: 😣
Conde De La Roche, o benfeitor
EU: e aí Siri, ligar para meu pai.
SIRI: sim, vai chover hoje.
EU: ?
Diogenes
Tbm não consegui mais!
Diogenes Rafaela
Tbm não consegui mais!
ricardopilatti
Como faz pra funcionar no iPhone? No aplicativo do Google não consigo interagir. Só abre resultados da pesquisa.
Zanac_Compile
Vixe! O melhor do universo sempre será o Android rapaz, fica tranquilo. Só não acho a Siri ruim, não tenho dúvida que Android é o melhor. Mas é sacrilégio achar Apple bom.
J_Eduardo
Ah então o problema sou eu o usuário e o meu aparelho....De boa nem vou perder meu tempo "me defendendo" de alguém que no mínimo parece um apple maníaco bitolado....
Em tempo, se Apple libera a funcionalidade num modelo qualquer, ele deve ter capacidade pra tal, mas...
Deve ser portanto, o meu caso, devo ser gago, manco e caolho e usando um aparelho comprado usado de terceira mão ....e a siri a voz do Deus do céu da tecnologia não me compreende...
johndoe1981
MITO!
Cássio Amaral
MITO!
danielnbl
Como ativa isso, é atualização?
daniel
Como ativa isso, é atualização?
Gabriel Brito
A do Assistente é a mesma voz do Tradutor. Há uns meses vi notícias sobre uma mudança da voz padrão, mas segue a mesma.
Zanac_Compile
Pois é, eu também tô falando por experiência, uso direto sem o menor problema, sem delay, sem ela deixar de entender. Não sei se tua internet celular é ruim, se tua dicção é diferente da minha, o teu sotaque, talvez a SIRI seja ruim de sotaque, o meu do RS ela entende perfeito, minha internet não é ruim. Sei lá... Só sei que pra mim ela é muito útil, uso no whatsapp, ela entende perfeitamente o nome dos aplicativos, e o uso com contas, calcular percentual e valores dólar/real, mudou meu dia, nunca mais abri a calculadora e fazia isto toda hora.

Não sei, por experiência própria, ela é totalmente funcional e útil. Com certeza não é melhor que o assistente do Google, pelo que vejo o pessoal comentar, provavelmente não é, mas não é esse desastre todo que tu relata, pelo contrário, é muito boa. Não sei se é tua internet, tua dicção, se tu usa num iphone 4S se arrastando, pois não faz sentido, comparando com o que consigo fazer.
J_Eduardo
Mas então vc percebe um problema q é sério (apesar de não dar maior crédito a ele) pois várias expressões usadas em smartfones, inclusive nomes de apps estão em inglês, como o Waze e o Whatsapp. Assim se precisa pedir q a ela faça alguma coisa que use outro idioma Ela não reconhece e o pior ela não aprende sua pronúncia oq poderia ajudar a realizar as tarefas repetidas com mais presteza. E isso sem contar a demora para que vc possa fazer as perguntas após o "e aí siri". Coisa que no Google é bem mais rápido.
J_Eduardo
Nada a haver, já usei no Android com Google num aparelho antigo e ele dava aula para essa merda de SIRI ... O problema dela é compreender o q se pede a ela, fora que ela não evolui nao aprende a sua voz, como o Google já fazia antes. E sim ele o Google entemdia mesmo usando o microfone do carro. Assim se estou afirmando é com base em experiencia pratica no uso dos dois sistemas inclusive usando o assistente antigo do Google e não o atual....
J_Eduardo
Por favor não tente defender a mula manca com alguma desculpa que supostamente a exclua de ser uma funcionalidade precária do IOS.
Com todo respeito meu caro, mas eu usava no meu LG G2 o Google now a 3 anos atrás (que já área de tecnologia da informação é uma eternidade) ele dava aula de funcionamento para mula manca. Isso q vc diz sobre a qualidade do áudio e do microfone, Isso atérfazer sentido em aparelhos de som fuleiros, mas no meu DVD Pioneer, as ligações são absolutamente normais (em audio) como eram com o G2. O microfone sempre funcionou perfeitamente ...
E tem também o fato de que eu já usei a porcaria da SIRI fora do carro, e ela é ruim de entender sempre em Todo lugar.
E para finalizar , ela já foi programada para responder quando vc a xinga e diz q ela é uma porcaria. Ela mesma afirma q é limitada mas está aprendendo..?Eu só não sei o que...
Perata
Chega de internet por hoje...
Amoeba
Chega de internet por hoje...
Keaton
krl. chega de Google pra mim por hoje.
Henrique Dias
Sensacional
Henrique
Sensacional
João Paulo Mesquita
Pois é, em português a Siri e o Google Now (não ouvi a Google Assistente ainda) tem a mesma voz. E é meio chato de ouvir. Cortana é muito boa.
Ed. Blake
Eu ainda não olhei muito o Assistente pra saber do que ele é capaz de fato. O próprio Google Now eu acho que só acessei por acidente quando usava o Gnow Launcher.

Esse caso da Siri também acotece com o Gboard do Google e acontecia com o Google Now voice (o falecido OK Google). Quando quero mandar uma mensagem de voz no whatsapp (preguiça de digitar) eu preciso trocar o teclado pro swiftkey porque mesmo quando estou usando o Gboard em português, quando aciono o microfone ele troca para o idiona inglês automaticamente.
João Paulo Mesquita
Também achei estranho, mas que ficou engraçado, ficou.
João Paulo Mesquita
aeahuehaueuahe veio desse tuíte aqui, ó: https://twitter.com/robertamiranda1/status/168519087658512384?lang=pt

Ela é tão zueira que até vestiu uma camisa com esse tuíte.
Fabio Pereira
https://uploads.disquscdn.com/images/3e03e4723841be65ac9511fdcc16cee2b1b23e97e1b3297e5b5f6ab3060511cb.png
Byte
Testei no Google Home e ele não recebeu update nem no beta para falar em português, triste!!
Gabriel Brito
O legal é que a MS concebeu uma voz do zero, com vários trechos pré-gravados, o que deixou a voz muito natural. Já a Google insiste nessa voz estranha e velha. A Apple foi até pior por usar a antiga voz do Google - que é até uma boa voz, mas seria melhor uma mais natural.
Zanac_Compile
Claro ! Exatamente, hehehe, não tenho dúvida, o assistente do Google é muito bom, estes exemplos é que foram banais. Este meu comentário, foi para responder que a SIRI não é tão ruim quanto foi falado, mas com certeza ela não é melhor que o assistente do Google.

Esse esquema de contexto, ambos fazem muito bem. Eu uso muito mesmo na siri algo do tipo: "Diz para a patroa (nome dela) pelo Whatsapp que vou passar no supermercado antes de chegar em casa." E a SIRI pega o contexto e manda a mensagem para patro, com o texto "Vou passar no super...". Ou seja, não é só um ditado que fazemos, podemos conversar e ela pega a parte correta e manda numa mensagem. Quando se está dirigindo é uma mão na roda.

Nessas coisa ambos são muito bons. O problema da SIRI maior é não entender duas línguas, nisso ela tem que evoluir. Pedir pra ela tocar Raul Seixas, Ouro de Tolo é barbada, mas pedir para ela tocar Iron Maiden, Run to the Hills, tem grande chance de dar errado, pois entrou outro idioma/pronúncia no meio. Essa é minha grande crítica. E obviamente, em inglês, no EUA, ela é bem mais completa, o conhecimento dela é muito maior, mas nisso o Google também é melhor por lá, do que aqui pra nós brasileiros.
Byte
Que merda não funciona no Android O, queria ver se pro Google home ia os comandos também em português.
Mickão
Ontem tentei diversas vezes ativar o Bluetooth pelo comando de voz dentro do Assistant e não consegui. Alguém aqui conseguiu? Qual comando usaram?
Mickey Sigrist
Ontem tentei diversas vezes ativar o Bluetooth pelo comando de voz dentro do Assistant e não consegui. Alguém aqui conseguiu? Qual comando usaram?
Valentina
Positivo e operante, comandante. É esse meme mesmo (eu achei estranho ele pegar isso pra falar de Star Wars, mas ficou legal)
trollrouge
Positivo e operante, comandante. É esse meme mesmo (eu achei estranho ele pegar isso pra falar de Star Wars, mas ficou legal)
Ed. Blake
Mas o Google Assistente também faz muitas outras coisas e entende melhor informações contextuais que a concorrência (De vez em quando o Google dá uma dentro). O pessoal do Tecnoblog é que decidiu fazer um "Assistant guide for dummies" justamente pra mostrar ao pessoal um lado divertido e curioso da novidade primeiro.

Esse é o tipo de post pra mandar pros amigos que não entendem patavinas de tecnologia para que eles possam começar a se familiarizar com a novidade.
Zanac_Compile
Exatamente. O mic do carro normalmente é uma porcaria. Eu uso no relógio qdo estou no carro, e evita de sair no Bluetooth, é a solução.
Zanac_Compile
Na boa, é ridículo esses exemplos aí da matéria. A Siri é muito melhor que isso.

Só pra dar um exemplo, como cálculos, eu uso diariamente. Siri, 847 dólares valem Qtos reais? Siri, 11,127 reais são quantos euros ? Sai na hora, com cotação do dia sem usar calculadora. Isso é uma mão na roda.

Siri, quanto é 43% de 3785 ? Siri qual percentual de 37 em 321?

Só nisso, não precisar fazer conta, não tirar calculadora. Ainda nem tiro o telefone do bolso, faço no relógio. É muito bom.
Sanic
Poxa legal, e sem dúvidas vai sendo aprimorada conforme os outros usam. Melhor assistente :D
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Problema da Siri no carro é que quando esta conectada no rádio do carro via bluetooth ela escuta pelo microfone do viva voz do carro e a maioria deles a captação de som é uma bosta, até pra ligações fica ruim pra entender o que o motorista esta falando.
Rafael
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rafael Lima
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
J_Eduardo
Enquanto isso no IOS ficamos com a mula manca, capenga e caolha....a cada dia pego mais ódio daquela porcaria. O pior que ela é tão burra que me atrapalha no transito...pqp Não entende nada, mesmo que seja algo que vc faça repetidas vezes ao longo da semana.
Porto Velho
Falei "Vou negando as aparências" pra ela. Ela respondeu "Disfarçando as evidências" e me mostrou o vídeo da música "What does the fox say?" (??)
Emanuel Schott
Falei "Vou negando as aparências" pra ela. Ela respondeu "Disfarçando as evidências" e me mostrou o vídeo da música "What does the fox say?" (??)
Juliotenorio
Verdade, inglês é quase natural, mas em português não tem nem graça ela contando uma piada.
ʞǝʌǝɥs
milagre: eu até sei quem é a Roberta Miranda, não de agora, mas dos tempos pré-internet :)o resto, não tenho a mínima ideia
Jose X.
milagre: eu até sei quem é a Roberta Miranda, não de agora, mas dos tempos pré-internet :)



o resto, não tenho a mínima ideia
Renan
Eu pedi pra jogar um jogo a assistente mostrou imagens de jogos mortais
João Paulo Mesquita
hahahaha, ela é ótima! Queria poder usar no celular também mas, enfim, windows phone é um assunto doloroso na história da minha vida :'(
João Paulo Mesquita
Isso não é um meme da Roberta Miranda no Twitter? Pode me corrigir se eu tiver me enganado.
Jefferson Rodrigues
Investiram uma grana pesada para isso? ???
ʞǝʌǝɥs
que referência ?
Jose X.
que referência ?
Molinex
Mas que traquitana do mal... kkkk
Felipe
https://uploads.disquscdn.com/images/21c07825eaa0c7b402af9d372fe435dcb48d5ee59d792c9d9abbf3d73677b7cd.jpg
junior
Já! É a melhor! Ainda por cima responde um monte de perguntas diferentes, e canta o hino dos clubes de futebol kkkk
João Paulo Mesquita
De todas, a com melhor voz é a Cortana. Não é robótica, é bem bonita e simpática. Já experimentou?
João Paulo Mesquita
"Não sei o que dizer, só sentir", até essa referência ela pegou :D
junior
Pena que a voz em português não é a mesma coisa que a inglês :/

Acho que a Siri sofre do mesmo mal...