Pouco a pouco, o Hyperloop atinge velocidades mais altas. Uma equipe de 30 universitários da Alemanha venceu a competição SpaceX Hyperloop Pod neste domingo, levando um protótipo de vagão a 324 km/h.

A competição foi realizada pela SpaceX, empresa de Elon Musk, que criou o conceito do Hyperloop. Neste meio de transporte, cápsulas (pods) viajam em alta velocidade através de tubos de metal.

Três equipes finalistas desenvolveram protótipos de cápsula para viajar através do MileX, um tubo despressurizado de 1,2 km na sede da SpaceX em Hawthorne, Califórnia.

A equipe WARR Hyperloop, composta por estudantes da Universidade Técnica de Munique, foi a vencedora. Eles desenvolveram um pod de fibra de carbono que pesa apenas 80 kg.

Ele usa um motor elétrico de 50 kW e quatro freios pneumáticos que permitem parar a cápsula em até 5 segundos. Você pode conferir o trajeto do pod no vídeo abaixo:

Até então, o recorde era de 310 km/h: uma cápsula da startup Hyperloop One foi testada em uma pista de 500 m no deserto de Nevada. A empresa agora está focada em construir os túneis para este meio de transporte.

Musk acredita que será possível chegar facilmente a velocidades acima de 500 km/h na pista de testes MileX. A SpaceX fará uma nova competição no ano que vem.

Com informações: The Verge, TechCrunch.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pedro Cavalieri
Se der algum problema, ele vai bater onde? Ele corre sobre trilhos, e apenas em linha reta, não há curva. Tenho plena certeza que os métodos de parar a cápsula vão além de apenas contar com os seus freios, havendo espaço após a estação para desaceleração, até amortecimento no fim da pista. Vale lembrar que a energia da cápsula é transmitida também pelos trilhos, ou seja, seria possível desligar a aceleração remotamente ainda que os freios falhem.
Baidu feat MC Brinquedo
Socorro, ri muito hahaha
Tom Lobato
"Cinco segundos não vão ser suficientes" vc acredita que parar o pod em cinco 5 segundos (ou menos) salvaria quem esta dentro?
Ligeiro
Não é a toa todos estes estudos. Os parâmetros básicos são a questão de como se lida com a velocidade e estabilidade - por isso eles vão testando as velocidades máximas que podem alcançar nesta primeira etapa. Quanto mais rápido, mais necessidade de segurança tem.
Ligeiro
Como já disseram - as condições de segurança devem ser estudadas e aplicadas. Trem-bala por exemplo tem velocidades de 300 km/h. E a China tem Maglevs que andam a 400 km/h. Velocidade mata. Principalmente se não souber como lidar com ela. Mas tendo parâmetros de segurança, a velocidade ajuda :)
Keaton
Nem vai ter o que desencaixotar, tu quer dizer... huehuehue
Eduardo Alvim
Poxa, ainda bem que você está pensando nisso. Vamos dar um jeito de colocá-lo em contato com o Musk para que você lidere a equipe de Segurança do Hiper Loop! O projeto corre sérios riscos sem a sua colaboração!
David
Trens bala tem os mesmo os riscos, se não maiores, pois são expostos. Tudo vai depender das medidas de segurança, e emergência.
Joaomanoel
Não deixa de ser mais seguro que andar de carro, por exemplo.
Ricardo - Vaz Lobo
Oh holy sh... crash, bum bang!
Paçaro
Eu só fico imaginando se esse troço dá algum problema do nada com essa capsula a toda velocidade. Cinco segundos não vão ser suficientes. A vantagem é que não vai nem precisar desencaixotar pra enterrar.