Início » Telecomunicações » SporTV vai transmitir jogos da Copa em 4K para TVs da Samsung

SporTV vai transmitir jogos da Copa em 4K para TVs da Samsung

Paulo Higa Por

Direto do Rio de Janeiro — Conteúdo em 4K é igual o mundial do Palmeiras: dizem que existe, mas eu nunca vi. Por isso, Samsung e SporTV fecharam uma parceria para lançar um aplicativo exclusivo para as TVs da fabricante coreana. Ele permitirá que os usuários assistam aos jogos da Seleção e das finais na Copa do Mundo de 2018 em 4K por streaming ao vivo.

Como assistir aos jogos da Copa do Mundo ao vivo em 4K

O aplicativo da SporTV será lançado no primeiro semestre de 2018 para as TVs da Samsung lançadas em 2016 e 2017; futuros modelos também serão incluídos na parceria. Haverá ainda “conteúdo premium sobre partidas, comentários exclusivos, multicâmeras e transmissões on-demand”, segundo as empresas.

Para assistir ao conteúdo em 4K por streaming, será necessário ter um pacote de TV por assinatura com os canais da Globosat (ou seja, basicamente qualquer um) e uma conexão rápida à internet. O acesso está liberado para todos, mesmo para quem não assina TV paga.

A velocidade mínima exigida ainda não foi divulgada; a Netflix, por exemplo, sugere uma banda larga de pelo menos 25 Mb/s para streaming de conteúdo em Ultra HD.

É mais uma forma de tentar emplacar as TVs com resolução 4K, que estão cada vez mais populares — não é difícil encontrar modelos abaixo dos 2 mil reais. Quando você dá uma olhada na linha de TVs da Samsung, os modelos Full HD já são minoria. E esse momento coincide com a época em que o brasileiro costuma trocar de equipamento: Copa do Mundo ainda é uma época de vendas fortes no setor.

Só fica a dúvida de como exatamente o conteúdo 4K será popularizado. Ainda estamos engatinhando com a TV digital (que nem sequer é 1080p, mas 1080i ou 720p); as operadoras de TV por assinatura ainda não deram sinais de que vão oferecer planos 4K (testes restritos ocorrem há anos); e as conexões à internet, com exceção dos grandes centros (e apenas nas regiões nobres), ainda não estão preparadas.

Paulo Higa viajou para o Rio de Janeiro a convite da Samsung. Atualizado em 14/06.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Fontoura
o pior é ver os fanáticos nos comentários agindo como se tivessem ofendido a mãe deles e não apenas feito uma piada com um simples time de futebol.eu hem, fanatismo é doença.
Luis Fontoura
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Fernando
Acabei de testar o aplicativo da SportTV 4K na Copa na minha com internet de 15Mbps, funcionou perfeitamente (com 5Mbps nao funcionava). Estou curioso para ver o delay sobre a transmissao local e paga, mas a qualidade realmente é fantastica mesmo.
Fernando
Acabei de testar o aplicativo da SportTV 4K na Copa na minha com internet de 15Mbps, funcionou perfeitamente (com 5Mbps nao funcionava). Estou curioso para ver o delay sobre a transmissao local e paga, mas a qualidade realmente é fantastica.
Jefferson Soares ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Entrei aqui procurando informações sobre 4K e vejo logo de cara uma piada de time!?Não curto futebol e não torço para time algum, mas a piada tira toda a seriedade e credibilidade do artigo.Bola fora do autor.
Carvalho Aco
Pqp falou tudo! Concordo
Emerson Borsarin
Parei na piadinha idiota, tanta matéria sobre tecnologia 4k, vou procurar uma que não tenha sido escrita por um babaca.
Agnaldo Ramos
Apenas TVs mais antigas de 32" são 1080p
Agnaldo Ramos
Pra assistir jogos do Brasil não vai rolar mesmo
Antoniel Da Silva Pinto
"e as conexões à internet, com exceção dos grandes centros (e apenas nas regiões nobres), ainda não estão preparadas"Pelo jeito o jornalista só conhece capital. Em cidades do interior dos estados é mais fácil e barato se conseguir conexões muito mais velozes que em grandes centros, que acabam compartilhando a bando e reduzindo a velocidade para todos.Seria bom que os paulistas e cariocas visitassem um pouquinho o interior do Brasil, pra perceber que existe outro mundo além do que eles vivem.
Kunglaumaster✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ
Legal a piada do 4K. más esse só deve assistir TV aberta já que para dizer ''4k nunca nem vi'' kkkkkkkk
Leon Siqueira
Samsung, mais uma vez, dando um tiro no pé! Achei escrota essa iniciativa da Globosat, já que fazem testes há anos com o 4K pelas TVs por assinatura e nada muda. A Globosat tem um App pra transmissões ao vivo em Ultra HD e que só foi usado 1 vez na Champion League na França
Cristiano Rimoldi
Piadinha totalmente desnecessária. vindo de um canal supostamente sério. coloca em cheque toda informação contida neste editorial.
Diego Rocha
Bem, quando eu trabalhava na empresa que fazia os apps de smartv da Globosat a Samsung era a marca que tinha mais acessos, mas não sei como está hoje
Diego Rocha
Entendo, bem, então é problema no streaming mesmo. Eu tenho problemas com o streaming da Globo.com (GloboPlay e Globosat4K) quando estou com torrent aberto, mesmo que pausado.
Gustavo
É o que muita gente tem se "confundido" agora também, achando que só vai ser possível ver jogos em 4K da Copa de 2018 nas TVs Samsung. Isso não faz sentido. Seria um enorme gol contra da Globosat se eles dessem essa exclusividade a uma marca.
Diego Rocha
Me enganei hahahah mas foi um release específico com certeza, disso eu lembro
Diego Rocha
Te entendo, mas realmente não tem pra onde correr. O buffer é necessário para uma transmissão sem travamentos, mesmo com instabilidade de internet ou de tráfego na CDN. Além do tempo necessário para encodar o sinal em 4K (a resolução de entrada da geração é maior que 4K). Mas o Esporte Interativo tem uma base de assinantes razoável no seu serviço de streaming e vive de transmissões de futebol, principalmente a Champions League
Gustavo
Não foi apenas para LG:
http://www.panoramaaudiovisual.com.br/2016-07-globosat-transmite-final-da-eurocopa-em-4k-21957
Gustavo
Isso num jogo de futebol é péssimo, sobretudo quando é o seu time que está jogando.
Por isso que com um delay desse prefiro assistir em Full HD.
Gustavo
O vídeo praticamente nem abre.
Como comprei a TV há um mês, não posso dizer se é um travamento recente ou há vários meses.
Diego Rocha
Se não me engano foi um update lançado apenas pra LG, mas com pouca divulgação https://www.showmetech.com.br/lg-e-globosat-trazem-final-da-uefa-euro-2016-em-4k/
Diego Rocha
Trava o streaming ou o app? Você usa o app a bastante tempo? Sabe se esses travamentos começaram nos últimos meses?
Diego Rocha
Quanto ao encoder do GloboPlay eu não sei detalhes, mas imagino que seja 30 segundos também.
Diego Rocha
As últimas transmissões live em 4K da Globosat tinham delay de 30 segundos
Gustavo
Mesmo com 120mbps o Globosat 4k nem roda na minha TV.
Fica travado.
Gustavo
Diego, essa transmissão da final da UEFA foi através do aplicativo Globosat 4K?
Imagino que tenha sido um delay monstro (superior a 20 segundos). O próprio Globo Play, que não é em 4K, já possui no mínimo esse delay.
Diego Rocha
4K só tem rolado abertamente pela internet mesmo. Globosat 4K, transmissões especiais como final da UEFA Euro de 2016, Rock in Rio. O link recomendado é de 17MB
Diego Rocha
Não tem como comparar a infraestrutura que a Netflix dedica, seja em servidores, cdn e desenvolvedores em relação a qualquer player brasileiro, mas, a solução de 4K da Globosat é bem estruturada, a maior do pais com certeza. A final da transmissão da UEFA Euro de 2016 foi um exemplo.
Diego Rocha
As últimas transmissões em 4K da Globosat tinham delay de 30 segundos
Junior Santos ?
Demais!
Caleb Enyawbruce
Sério, Sportv? Exclusividade mesmo? Bizarro e sem noção ($$ explica, eu sei, mas mesmo assim).
Caleb Enyawbruce
topzera
robertofl
Complementando, o 1080p nos países com sistema ATSC (vulgo “padrão americano”) só vai entrar com a versão 3.0, que quase ninguém implementou. Transmissão de 1080p consome MUITA banda!
robertofl
Isso não é só no Brasil não, TV em 1080p é algo muito muito raro em qualquer país. Essa resolução ficou só pra streaming e Blu-ray praticamente.

Nos EUA mesmo, usam 1080i na maior parte das vezes, com alguns canais em 720p
Marcogro®
Já desisti de procurar também... Tenho uma Philips FHD 32" LCD antiga, mas hoje só encontro 40".
Anayran Pinheiro
Aquela provocação de leve nos palmeirenses mostra o estilo moleque de reportagem do Higa.

Continue assim! Faltam bons jornalistas que brincam com esses assuntos, hahaha!
TV 4k por menos de dois mil = "4K"
Thiago Miranda
4K será realidade daqui a médio prazo já o mundial do Palmeiras, será piada eterna.
felipecn
O problema é que aí depende das operadoras carregarem o canal 4K, de disponibilizarem equipamento pros clientes... e ainda assim era provável que canais 4K entrassem num plano superior aos atuais...

A Net fez testes com transmissão 4K com o Multishow no Rock in Rio, mas foi só um piloto.
Robson
Tava pensando o mesmo, especialmente para futebol isso é dois pés no saco: vizinho grita gol, fogos, e aí o cruzamento é exibido no sinal digital
Coringão
Maldito mundial do palmares. Mal consigo ver seus movimentos. KKKKKK Palmares minha piada é você.
ochateador
Existe sim.
Mas é coisa lenta esse aumento na resolução, pois não basta apenas ter TV e produzir o conteúdo em fullHD, 8k, etc. As re-transmissoras precisam ter equipamentos compatíveis.
John Smith
"Ainda estamos engatinhando com a TV digital (que nem sequer é 1080p, mas 1080i ou 720p); as operadoras de TV por assinatura ainda não deram sinais de que vão oferecer planos 4K (testes restritos ocorrem há anos); e as conexões à internet, com exceção dos grandes centros (e apenas nas regiões nobres), ainda não estão preparadas."

Perfeito resumo da nossa situação atual, infelizmente...
Rmavalli
Chamei um amigo meu que está se formando agora em RTV e ele disse que sim, as transmissões abertas por antena possuem maior qualidade do que as por cabo. A bitrate alcança até 20mbit/s, porém eles reduzem para 16 em média para conseguir um maior alcance.

EDIT:

NET Transmite em média de 5mbit/s, alguns canais chegando a 10
Junior Santos ?
Já vi que vou ficar de fora, nao abro Mao da minha LG 49UJ7500.
Daniel Goldman
Quero ver a viabilidade real disso. Tenho uma Samsung 60" 4K de 2016 e conexão de 60Mbps, e nela o aplicativo GlobosatPlay 4K dá umas engasgadas incômodas de tempos em tempos, enquanto Netflix UltraHD roda lisinho. Não coloco muita fé nesses developers brasileiros. Se tivesse que apostar, apostaria que o app vai ser lerdo, bugado e pouco prático.
Alexandre Fabian
Por falar nisso as transmissões da TV aberta parecem de melhor qualidade do que nos canais pagos... Talvez maior bitrate?
Lucas Carvalho
Rogério 157 curtiu isso.
Trovalds
Triste. Realmente na época paguei bem acima do valor médio do mercado. Mas a escolha que pesou mais foi a TV ter DLNA, que pra mim é indispensável.

Pra quem tiver curiosidade do modelo: LN32C550.
CtbaBr©
Sera um dia memorável... Quando eu conseguir assistir algo em full HD...
Por enquanto, no braziu, 4K é como um "motor de dobra espacial", coisa de ficção!
Rmavalli
Nem na TV aberta e nem na TV digital (Net, Sky, Vivo e afins). Tudo 1080i ou 720p.
David Diniz
Mas você sabia que no Brasil não existe transmissão em Full HD na TV aberta? Descobri isso em um fórum de televisão Digital.
Ben Noku
Mas é a Alemanhã oriental ou é a ociptal?
betacaroteno
Com o delay, a Alemanha vai estar comemorando o 5o gol e vc ainda torcendo pro Brasil empatar em 1 a 1...:)
Ben Noku
Poxa cara, sacaneou o palmeiras do garoto, isso não se faz.
Luciano
O que não foi mencionado é o delay gigante que deve ter na transmissão via internet em relação à transmissão via antena em sinal digital.
Ben Noku
Ai que dó.
Paulo Higa
dsclp
Ben Noku
K aralho à 4
Leandro Nascimento
Paulo Higa, YOU WERE THE CHOSEN ONE!!! Eu gostava de você, mas agora que zuou meu palmeiras, reputação -500.
Paulo Higa
As empresas desistiram de fazer TVs <40 polegadas Full HD porque o custo de produção aumenta significativamente e os brasileiros, em geral, não veem muito valor. Então, 32 polegadas, só HD mesmo, salvo raras exceções ou algum estoque antigo.
Rmavalli
Então, não achei uma TV interessante de 32", quando acerta de um lado, erram do outro... 40" é muita coisa pra eu colocar no quarto, pelo jeito vou ter que procurar um monitor e ligar um sistema de som nele.
Trovalds
A minha é uma antiga da Samsung, de 2011. E as 32" Full HD de fato sumiram do mercado. Fui até pesquisar agora de curioso.
Bruno
E mais. Eu pago caro, tenho até o PFC, tenho uma TV 4K da Sony, e não vou poder assistir.
Luiz Henrique
Aqui em casa tem uma Panasonic LCD que é FullHD 32"
Rmavalli
Que modelo você tem que é Full HD 32"? Estive procurando uma de LED nessas especificações e desisti... A LG tem uma de 32" que é 144hz, mas é aquela resolução de 1366x768.
Breno
Sacanagem! O cara paga caro pra ter seus canais de TV por assinatura e a emissora envia o sinal apenas pela internet. E mais, nem todas provedoras vão conseguir suportar essa demanda 4K passando pela nossa internet maravilhosa. =/
Flávio
Prevejo um delay, em relação à tv aberta, de uns 3 minutos e 17 segundos.
Assunção Jr
Vc compra um TV dessas e depois de um tempo a sangue-suga começa a descontinuar os apps, um atrás do outro.
José M M Couto
Nota 10 ... ri muito rsss
Rodolfo Arruda Filho
Ja ouvi milhões de piadinhas do mundial, mas relacionado a 4K foi a primeira... kkkk fdp...
Trovalds
"Conteúdo em 4K é igual o mundial do Palmeiras: dizem que existe, mas eu nunca vi." Hauhahauhahaha! Assim fica difícil ler o resto da notícia.

MAS vamos lá: de cara te obriga a ter TV por assinatura. O que pra mim já invalida a iniciativa. Seria bom se fosse streaming à parte como o Globo Play: você assina e profit. Nada de "amarras" e "condições". Não que eu me interesse por futebol a esse ponto.

E os 4K. Então. O povo mal aproveita o Full HD. Uma 40" full HD já fica de ótimo tamanho numa sala grande. Aqui em casa é uma 32" Full HD a 2,5 metros do sofá e me atende muito bem. O dia que eu tiver uma sala igual a da Ana Hickman quem sabe eu me arrisque numa 4k.