Início » Computador » Microsoft promete mais de 24 horas de bateria em laptops com Windows 10 ARM

Microsoft promete mais de 24 horas de bateria em laptops com Windows 10 ARM

Felipe Ventura Por

Esta semana, a Microsoft compartilhou mais detalhes sobre computadores com Windows 10 e processador Snapdragon 835. Sabemos que eles vão emular aplicativos x86 sem exigir nenhuma modificação; e que serão lançados até o final do ano.

Agora, a Microsoft diz que esses laptops terão autonomia "para além de um dia", ou seja, sua bateria vai durar mais de 24 horas de uso contínuo. É bastante coisa!

O executivo Pete Bernard, da Microsoft, conta uma história interessante em entrevista ao ZDNet. "Distribuímos esses dispositivos para todos os nossos diretores e líderes de desenvolvimento na divisão de Windows, e começamos a receber relatos de bugs dizendo: 'o medidor de bateria não está funcionando, diz que ainda tenho uma carga total'. Descobrimos que não era um bug: a duração de bateria na verdade era excelente."

Enquanto isso, Don McGuire — executivo da Qualcomm — disse no evento 5G Summit: "é o tipo de duração de bateria que me permite usá-lo o dia inteiro. Eu não levo meu carregador comigo. Eu posso carregar a bateria a cada dois dias, mais ou menos".

Além da bateria, Microsoft e Qualcomm estão focando em conectividade a qualquer momento. Estes PCs terão um chip eSIM embutido para acessar redes 4G; as duas empresas já negociam com operadoras para vender pacotes de dados aos usuários.

E, como a Microsoft demonstrou no ano passado, será possível rodar programas x86 — como o Photoshop e Office — sem que o desenvolvedor precise fazer adaptações:

No entanto, isso deixou a Intel bem irritada, já que ela detém a arquitetura proprietária x86. Ela diz que "não admite a violação ilegal de suas patentes", e espera que "outras empresas continuem respeitando os direitos de propriedade intelectual".

Ainda assim, a Qualcomm afirma que os PCs com processador Snapdragon serão lançados até o final do ano, vindos de fabricantes como Asus, HP e Lenovo. A Microsoft diz estar nos últimos estágios de testes destes PCs.

Com informações: ZDNet, Trusted Reviews, MSPowerUser.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ciro Moises Seixas Dornelles
Não cara. Isso é pra competir com os core m e i3 da vida. Processadores focados em bateria. a linha de alto desempenho da intel não vai ser afetada, pelo menos não agora, o futuro nunca se sabe.
ʞǝʌǝɥs
dá pra fazer um cluster Beowulf ? :)
Jose X.
dá pra fazer um cluster Beowulf ? :)
leandrw
Melhor que os Core M da intel da vida
leandrw
Resumindo: nada de performance, até pq pra isso temos Intel e AMD que funcionam lindamente, agora, mobilidade, excelente!

Ainda mais que a maioria do mercado roda somente tarefas básicas.
Alberto Prado
Quais seriam esses problemas?
Paul
Parece que é o do AW, apenas para Touch Bar.
No Surface Studio existe um tbm só pra tela do msm.
Ciro Moises Seixas Dornelles
A idéia é notebooks serem finos um hibrido só traria os problemas das duas plataformas.
Maicon Bruisma
Isso eu entendi.
Só que o sistema da Microsoft e o da Apple são ambos para chips Intel, ambas tem ecossistemas próprios. A diferença é que o Windows roda em ARM agora
Paul
Pera...
O que vc acha que vai acontecer à MS e Intel caso a Apple decida usar os próprios processadores ARM? Nem a MS e nem a Intel NUNCA dependeram da Apple pra nda. Na vdd é o contrário.
Como a Apple Ñ DITA o mercado de desk/laptops(msm encolhendo), TANTO FAZ se a msm abandonar a Intel ou ñ. Qual será o impacto disso no market share do Windows e demais OEMs? Por exemplo, QUEM ligava pra Apple na época em q a msm usava os PowerPC? A Apple no mercado de PCs, sempre foi uma nanica. No mercado ARM, temos a Qualcomm, MediaTek, Samsung e Apple criando processadores, todos no momento, pra celular. Ou vc acha o quê? Q se ano q vem a Apple fizer a migração, as outras OEMS irão seguir? Impossível no momento, visto que, o Windows on ARM ainda é um teste e a Intel PODE BARRAR isso(com certeza deve ter ficado P da vida com a MS), pois a patente do x86 É DELA.
O que pode acontecer com a Apple é simplesmente a msm ficar ISOLADA(eles já são) e as outras na msm como sempre, usando x86 em tudo. Creio que há anos eles testam o macOS nos próprios processadores, mas q até agora, ñ conseguiram um desempenho similar ou igual ao dos x86. E tbm a msm ñ quer depender de terceiros. Por isso o tal rumor da migração.
O ALTO DESEMPENHO está no x86 com a Intel e AMD(que graças a Deus, voltou ao jogo). Processadores ARM ainda ñ atendem essa demanda no momento.
Devo dizer que os processadores ARM já têm algumas vantagens sobre os x86, como duração superior de bateria, conectividade, temperatura, consumo e tamanho. Mas no desempenho ainda não, já que essa é a grande vantagem do x86, e como não tem nenhum SO desk que rode nativamente em processadores ARM, não dá pra compará-los. Ou vc se iludiu com esses benchmarks dos A10 e A11 vs MBP?
Trovalds
Respondi aí em cima, leia.
Trovalds
Vou tentar explicar diferente: o mercado x86 está encolhendo e o ARM aumentando. A Apple já sinalizou que em breve vai abandonar a Intel. Só que a Apple tem todo um ecossistema próprio. Já a MS desenvolve desde sempre um SO pra... x86. Se a MS não se mexer no sentido ARM, ela vai definhar em uma de suas principais fontes de renda, que são os SOs Windows pra desktops. O que quis falar é que a MS PODE (ou vai) chegar antes da Apple no mercado ARM de fato.
Trovalds
O mercado de desktops e notebooks encolhe ano a ano. A AMD só veio pra sacudir o marasmo do domínio da Intel. Não, não há crescimento.
Paul
x86 está encolhendo AONDE msm?
Logo agora que a AMD voltou ao jogo.
Paul
''MS tentando se antecipar à Apple... ''
Ñ sabia que a Apple era o foco de todas as grandes empresas de tecnologia.
E esse negócio do Windows on ARM já é bem velho.
Carlos Dotadr
https://www.youtube.com/watch?v=oSXUDKpkbx4
Anayran Pinheiro
Conseguindo com que a arquitetura ARM funcione com multitarefa decentemente, já estará melhor que muitas empresas por aí!
Maicon Bruisma
Frequento todos esses e não vi ninguém falando que ARM roda jogos em 4k. Porém o número de pessoas falando que Windows em arm vai matar a Intel é maior que o número de usuários de Windows 10 Mobile.
Maicon Bruisma
Não terá. É simples lógica, basta saber o mínimo do mínimo sobre arquitetura. Um Android rodando em um i7 (nem sei se dá) não significa que será o mais rápido do planeta. Enquanto que o Windows rodando num snapdragon 835 não será tão foda. O foco é conectividade e bateria, não é para rodar GTA 5 no ultra. Só que tem gente que acha que será tão poderoso quanto um Surface Pro
Maicon Bruisma
A Microsoft não se antecipou à Apple, ela antecipou ao mercado inteiro. A Apple, quando e se lançar algo similar, estará devidamente atrasada. Essa é a palavra. Ela não é o centro de porra nenhuma.
É como dizer que a Samsung se antecipou à Apple lançando o S8 com mínimas bordas pq houve "rumores" de um tal iPhone X
Leon
Ótima ideia!
Adriano Garcez
Roda Crysis?
Leon
Trem de Luxo!
Catena's Beauty Atelier
Graças a isso é possível usar hackintosh hoje em dia
Trovalds
Por isso a mudança pra Intel na época: a IBM não quis investir pra que os PowerPC fossem mais eficientes já que a Apple era praticamente a única cliente. Fora que a demanda estava em alta e a IBM não estava sendo capaz de suprir a contento.
Trovalds
A MS não está mudando, está se adequando. ARM está crescendo enquanto x86 está encolhendo. Se ela parar praticamente some.
Rmavalli
Espero que com isso eles não resolvam fazer igual todo mundo tem feito nos celulares "Agora que conseguimos uma boa autonomia, vamos capar a bateria para reduzir o notebook para 350g, porque 3h de autonomia já ta bom".
João Almeida
Microsoft indo pro ARM e os boatos de que a Apple também começará a criar seus próprios chips.. coitada da Intel kkkkkkk
Esperto
http://media.giphy.com/media/Vzku9jyuef09G/giphy.gif

agora quero um notebook que dure 1 mês
Esperto
Surface's tbm tem processador ARM para auxiliar... não sei mas parece que o Studio foi o primeiro a ter
Catena's Beauty Atelier
Se rolar mesmo essa emulação do microcódigo das arquiteturas x86/amd64 via arm, em breve teremos pcs do tamanho de celulares com entrada HDMI pra plugarmos em terminais burros, com monitor+teclado+mouse ou mesmo em carcaças de notebook variadas, que possuem teclado+touchpad+tela
Alberto Prado
Respondi errado. Era pro colega que queria um note leve. Mals...
Alberto Prado
https://www.gearbest.com/laptops/pp_648196.html
Catena's Beauty Atelier
O foda é que nem o macbook com um m3 rodando num clock baixíssimo dura 7~8 horas. No máximo umas 4 e meia aqui.
Pensador Consciente
Que os deuses da tecnologia te ouçam,pois a tecnologia já existe para isso.
Bruno
O que prova que a Microsoft não será a primeira a mudar de arquitetura.
Catena's Beauty Atelier
Já que ele emula o microcódigo das arquiteturas x86/AMD64, provavelmente softwares de virtualização não serão compatíveis com ele, até que os fabricantes queiram. Mas pelo que vi, dá pra rodar o Light Room e Photoshop de buenas.
Alberto Prado
Olha que bonito...
https://www.gearbest.com/laptops/pp_648196.html
Alberto Prado
Não quer dizer que não exista certo!?
Vai no adrenaline, gizmodo, meiobit... Até aqui já vi um ou dois comentários assim.
Vou até procurar na noticias antigas. Aí eu posto aqui.
Catena's Beauty Atelier
Além de dispensar um sistema de resfriamento parrudo. Se os clocks forem os mesmos usados nos celulares, vai ser algo bem minúsculo e leve.
Alberto Prado
Pra mim, o seguindo de notebook só pra navegar tá morto. A maioria das pessoa já faz isso no smart por comodidade.
Sobra quem? Executivos que precisam abrir planilhas pesadas, estudante gamer, um engenheiro que precisa de um CAD, TI. Só trabalho mais pesado.
O que eu acho que daria certo, seria fazer um processador híbrido. Vai só fazer coisas básicas, blz, usa essa emulação aí. Vai joga ou abrir um VMs, Solid Works Light Room, manda para o x86 + GPU dedicada.
Catena's Beauty Atelier
Nunca vi ninguém falando isso
Catena's Beauty Atelier
Eu acredito que vão. Vai dar pra por o SoC do 835, que cabe em um celular e pesa uns 50 gramas, dentro de um notebook. O peso maior vai ser o da bateria, LCD/LED e a carcaça+teclado.
Pensador Consciente
Saindo um pouco do assunto processador.Eu gostaria mesmo é que os notebooks se tornassem compactos por padrão,isso sim seria uma grande evolução pra mim.Tenho um E34 e acho horrível ter que carregá-lo para todo lugar tendo uma perna amputada.Mas quem sabe esses processadores + SSDs tornem isso realidade.Sei que já existem compactos,mas são mais caros e potentes e não preciso de tanta potência.
Seraph
puta galera burra msm
Henrique Seraph
puta galera burra msm
Alberto Prado
Como que não é essa? Tem uma galera aí falando que "x86 é lixo, tá atrasado, ficou pra trás já. ARM já roda tudo e suporta jogo em 4k no celular" ¬¬
Catena's Beauty Atelier
Existe. Mas mesmo que não, é muito inconveniente ter que deixar o notebook carregando de 3 em 3 horas. Se existe a opção que dure 24 horas, obviamente eu optaria por ela.
Catena's Beauty Atelier
Eu tive um dos últimos que usava PowerPC. Naquela época dava na mesma... os componentes consumiam muita energia.
Pensador Consciente
Existem pessoas que ficam mais de 24 horas longe de uma tomada?
Alexandre Copi
Eu to achando tudo isso sensacional.
Para a grande maioria dos usuários um Snapdragon 835 já deve rodar tudo o que é necessário, é claro que ele vai perder no multi-tarefa mas isso é bem relativo considerando o uso médio.
Pra mim o maior diferencial de um notebook é a mobilidade, quanto mais prático e móvel melhor. Se eu quisesse um master race eu compraria um. É provável que se decolar isso em 2018, nos anos seguintes outras soluções ARM vão ser desenvolvidas pra evoluir o conceito.

O problema pra mim é o seguinte: Eles estão a 1 ano falando disso sem nenhuma prova de conceito realmente forte, só um vídeozinho ou outro de 30 segundos. Ou eles se adiantaram demais, ou é realmente a maior inovação desde o inicio da era dos smartphones. Vou esperar os reviews disso pra acreditar 100%.
Catena's Beauty Atelier
A Intel perdeu a oportunidade de entrar no mercado de dispositivos ARM. Os x86 dela pra portáteis tem um consumo alto demais. Meu teclast x80 power com atom x5, mesmo com android, tem uma duração de bateria de 4 horas no máximo, em uso.
Catena's Beauty Atelier
O poder de fogo do 835 é mais que o suficiente pras tarefas do dia-a-dia. A GPU dele também é bem aproveitável. O maior diferencial, que vai revolucionar mesmo a indústria de notebooks, é o consumo de bateria. Durar um dia todo. Imagina isso.
Claro que a opção do x86 parrudo com bateria que dura 4 horas vai continuar existindo pra quem quiser mais poder de fogo.
Trovalds
A Apple nem sempre trabalhou com x86.
Catena's Beauty Atelier
Vai ser revolucionário

A Intel deve estar puxando os cabelos do cool
Bruno
Bom, não é bem assim. Os últimos Macbooks já tem um processador ARM auxiliar. Não é o processador principal, mas .....
Bruno
Ok. Nem todo mundo sabe.Mas fica tranquilo, pode abrir varias abas, com streaming de musica e vídeo que eles aguentam.Eu já usei Chromebook com processador da Rockchip, que é infinitamente mais fraco que um Snapdragon e tudo foi de boa.
Gabriel Brito
Será esse o próximo grande passo da computação? Aguardemos os próximos capítulos.
Seraph
Questão não é essa. O ARM é melhor por conta de seu custoxbenefício. PRa que dar uma basuca como o x86/AMD64 se uma arma comum já resolve o problema?
Trovalds
MS tentando se antecipar à Apple. Sim, os boatos dizem que a empresa da maçã estuda abandonar a Intel pra se dedicar a um chip próprio para seus computadores.
Alberto Prado
Todo mundo já sabe??? Acho que vc não frequenta muito a área de comentários então. PQ oq tem de gente falando pra que um sistema ARM já é melhor que um pc mediano ou um console de última geração, não tá escrito.E no mais, se eles engasgarem no multi tarefa (várias páginas aberta, e-mail aberto, streaming de música; coisa que não dá pra fazer em smarts pra se ter uma comparação), já não vai ser bom pra maioria das pessoas.
Eric Viana
A equipe processinho da Intel acelerando a digitação de petições em 3...2...1...
Lucas Carvalho
-O medidor de bateria não está funcionando-Não é um bug é uma feature
Bruno
Não, eles não tem. Isso todo mundo já sabe.A questão aqui é, precisamos de monstros x86/AMD64 para tarefas do dia do dia?
Alberto Prado
O que eu quero ver mesmo é se os minúsculos ARMs terão o mesmo desempenho que os monstros x86/AMD64 como muita gente gosta de acreditar só por olhar os números e deixar de lado os "detalhes". Eu tenho pra mim que não. Mas veremos...
Wendel Schelhan
A Intel precisa acordar antes que seja tarde.
Drax
Virou sinônimo porque até hoje é verdade. O próprio update lançado ontem é um exemplo, que não trouxe tudo que prometeu, deixando alguns pontos para o próximo.
Frank V
O famigerado Em Breve™
Matheus De Sena
Interessante, vamos aguardar para vê se vai ser assim mesmo, mas convenhamos que a frase "Microsoft promete" já se tornou sinônimo de ceticismo e descrença entre os usuários, do que expectativa para novidades.