Início » Celular » Google marca evento para lançar Android Pay no Brasil

Google marca evento para lançar Android Pay no Brasil

Paulo Higa Por

O sistema de pagamentos móveis do Google já tem data para chegar ao mercado brasileiro. A empresa marcou um evento de lançamento em São Paulo para a manhã do dia 14 de novembro para apresentar o Android Pay, que permite fazer pagamentos em maquininhas de cartões por meio do chip NFC do smartphone.

A chegada do Android Pay ao Brasil foi anunciada em maio, durante a conferência para desenvolvedores Google I/O. Em agosto, o Tecnoblog noticiou com exclusividade que alguns usuários já estavam conseguindo cadastrar seus cartões de crédito e débito no aplicativo. Trata-se do segundo grande serviço do tipo a ser lançado no país, depois do Samsung Pay.

A lista de parceiros iniciais do Android Pay inclui Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Porto Seguro, nas bandeiras Visa, Mastercard e Elo. Outras instituições financeiras, como o Banco Neon, não estavam na lista anunciada originalmente pelo Google, mas trabalhavam com o Android Pay em caráter de teste, conforme o Tecnoblog apurou.

Para pagamentos em lojas, o Android Pay exige dispositivos rodando Android 4.4 KitKat ou superior, sem root, com NFC e HCE (Host Card Emulation). Não é necessário ter leitor de digitais. A maquininha também precisa ter suporte a NFC; felizmente, a maioria dos terminais no Brasil já é compatível.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Claudio Eudes Corrêa
Não é o debito que é mais barato, e o credito que eles repassam os até 5% que as maquinas cobram nas vendas em credito
Arthur V.*
Porém o Banco do Brasil tem uma carteira digital com NFC própria (o app Ourocard) e foi o primeiro banco confirmado no Android Pay (além de também ter a maioria dos seus cartões Visa no Samsung Pay).
Arthur V.*
Falando em cartão com NFC, dos grandes bancos, só o Bradesco e o Original (que não é exatamente um "grande" banco, mas tem a grana da J&F) têm cartões com NFC (e, no caso do Bradesco, só os cartões Visa Platinum e Infinite do Bradesco Prime que tem).
Wesley
Banco lixo, só quer inovar se for pra lucrar com as próprias tecnologias, querem concorrer com tudo, até o Samsung Pay liberaram os cartões só pra clientes de alta renda.
Wesley
A porcaria do Santander pelo jeito vai querer concorrer com o Android Pay só porque tem NFC no app próprio. Ridículo não poder deixar todos os cartões em uma só carteira digital, fora o fato de que o usuário vai ter que configurar o Android pra usar pagamento por aproximação usando o app do Santander ou do Android Pay e ter que ficar alternando isso é uma bosta.
Wesley
Só o fato de exigir a digitação do valor antes já é uma complicação tremenda pro lojista que está acostumado a seguir o procedimento: inserir cartão > digitar senha > retirar comprovante.
Julio S Rank
Shell é muito prático com o Shellbox, e tudo é pago via Paypal! E onde não há diferenciação de valor, porque em todas as bombas aceitam, normalmente quando há diferenciação de preço há bombas separadas para cartão de crédito.
PPKX XD ?????????
O Pay with Google é uma parte do Android Pay, eu entendo que tudo que seja feito via celular seja da API Android Pay, ela deve usar a API do Pay with Google, que pode funcionar por si só em navegadores e sites, por exemplo. Veja no site que ele coloca tudo no mesmo balaio qdo fala de Android Pay: sites, apps, máquinas de cartão. https://www.android.com/pay/
Cristina Nascimento
obgda.
Tiago Celestino
Seria bom ter algo mais centralizado e com um nome por trás bem maior do que o banco que nunca ouvi falar dessa funcionalidade. Mas enfim.
G0rb
Magisk e SUhide ;-)
G0rb
Mas aí no caso seria o Pay with Google, né? Foi lançado oficialmente mês passado, uns dias antes do anúncio já tinha aparecido no iFood e funcionou normalmente. Ainda tá começando e tem poucos lugares que aceitam mas o curioso é que grande parte dos anunciados inicialmente é de serviços brasileiros como iFood, Magazine Luiza e Peixe Urbano. https://www.blog.google/topics/shopping-payments/pay-with-google-and-speed-through-checkout/
Gabriel Brito
Estranho o Nubank. Pagam de moderninhos e inovadores, mas estão fora dessa onda.
Bruno Feliciano
Mas o Santander tem o App próprio que já faz o pagamento por NFC. Talvez por isso não tenham entrado nessa.
Roberto
Ainda acho mais prático eu mesmo digitar o valor (não vou precisar conferir) e enviar para o comerciante (pode ser via NFC, para ficar offline)
Luis Gustavo
Entendi rsrsrsrs realmente nesse momento inicial, ainda não tem vantagem, quando estiver maduro a ponto de só aproximar o celular, smartwatch ou pulseira e não precisar digitar nada, aí sim... masssss para isso acontecer, tem que ter os betatest que somos os atuais usuários, para achar os gargalos da tecnologia e ajudar a refinar o sistema.....
Leandro Nascimento
só com Android, né... essa é a parte chata!
Roberto
kkkkkkkkkk Não deve ter sido claro: Não estou questionando a inovação em si, só não vejo grandes vantagens frente ao que cartão tradicional, que é algo que você carrega como uma pulseira e também solicita senha...
Icaro Souza
faz arte de viadinhos
Tiago Celestino
Santander fora, banco atrasado demais.
LekyChan
legal, pena que meu celular atual não tem NFC kkkkkk
Lucas Henrique
Maquinas da REDE são uma merda e as lojas grandes como a Saraiva tb que modificam as maquininhas e não funciona
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Mande e-mail cobrando para “[email protected] com” que é a chefona do Apple Pay (-;
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Faça como eu, e mande e-mail para [email protected] (chefona do ? Pay) cobrando isso, pois se no ninguém cobrar eles não se mexem!
? david
Apple Pay nada :(
Luis Gustavo
Vai facilitar a vida de quem já tem os outros aplicativos como samsung pay, porque pode vir a popularizar o uso e consequentemente a aceitação e conhecimento dos lojistas.
Luis Gustavo
Então só ande com dinheiro vivo rsrsrsrsrsrs... não entendi pra que tanta resistência ao novo....
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Eu queria o Apple Pay justamente pra só andar com um cartão na carteira (pra onde não aceitar via NFC) e os outros no celular, assim teria uma carteira menor e mais prática.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Deste 2015 eles soltarem que suportariam o Apple Pay e até hoje nem cartão com NFC eles possuem, não espere em pé.
Luiz Claudio Eudes Corrêa
Até 2027 esse negócio chega
vin
Very soon.
Cristina Nascimento
Nunk vou usar, tenho root..
PPKX XD ?????????
Já desenvolvi para ambos e é um saco, mesmo como usuário o cadastro do Masterpass por exemplo é gigante, e se o CEP ou nome da rua não bater exatamente com a fatura esqueça, além disso o sistema para login era pesadíssimo, a página tinha quase 2 MB, demorava pra carregar. O Google já tem a Wallet, aonde você cadastra seus cartões pra usar no Google Play e qquer outro serviço do Google, o Android Pay é apenas uma extensão dessa carteira pra você usar no seu celular e aplicativos, o foco não é necessariamente NFC. Já estando logado na sua conta, é mais fácil pagar usando sua digital ou senha da conta Google do que ter que logar numa página MasterPass ou Visa Checkout.
Mickey Sigrist
Nessas horas lembro que meu aparelho não tem NFC :/ Enfim, também não vou trocar de smartphone só por causa disso. Ainda se a tecnologia fosse ser super utilizada logo de cara...
Arthur V.*
...se o seu cartão for Platinum ou Mastercard Black/Visa Infinite (e não for o cartão AAdvantage). (O app Santander Way funciona com todos os cartões Mastercard emitidos pelo Santander)
Arthur V.*
Nas máquinas da Cielo já com pagamentos por aproximação habilitados, costuma aparecer "Aproxime, insira ou passe o cartão".
Arthur V.*
Vez ou outra pago com o app Santander Way nas lojas do Carrefour Express perto do trabalho e ainda tem vezes que o caixa fica impressionado com isso. (E tem várias lojas com maquininha compatível com NFC - com símbolo de pagamento por aproximação e tudo - mas ainda não o ativou)
Roberto
O bom da Ipiranga é que eu pago por ela usando o preço do débito (Aqui no ES os postos tem preços diferentes para débito e crédito, sendo até 40 centavos de diferença), e ainda ganho algum desconto (até 5%)...
Roberto
entendi, mas acho que terá o mesmo inconveniente do cartão... só tem a vantagem do limite e 50 reais
Vitor Fernandes
Pisão na Apple é real
Doug
Apple Pay, você está aí ? ?
Vitor Fernandes
os bancos mostrarem pagamento via NFC em seus comerciais de TV e internet seria uma boa também
Vinícius Farah
Alguém com noticias do Nubank?
Kleiton Vasconcelos
Eu sou cliente Santander e utilizo o app Way. Com ele consigo usar o cel pra realizar transações em qualquer terminal que aceite pagamento por aproximação.
Darllan Marinho
Bom saber, porque testei algumas vezes com meu cartão Santander que tem NFC e não funcionou. Vou ver novamente isso. Sei que no POS realmente precisa interagir porque você tem que colocar os dados da compra antes de encostar, mas, o TEF, achei que também precisava de algo.
FABIO NEVES
Como assim? Santander foi um dos poucos a aderir ao Samsung Pay
Alessandro Johnny
Eu vi que os postos da Shell também tem isso.
FABIO NEVES
Na época eu desisti do Samsung Pay justamente por esse motivo.... Era trabalhoso demais explicar a mesma coisa toda hora. Só voltarei a usar o dia que a tecnologia se popularizar.
Alessandro Johnny
Mas não tem interação. Se a máquina já suporta NFC, e se ela é ligada no terminal do caixa, aquela hora que aparece Insira ou Passe o Cartão, também mostrará uma mensagem pra encostar o dispositivo. Se ela não é ligada em nenhum terminal (tipo uma máquina sem fio) a única coisa que muda é que o vendedor precisa digitar o valor primeiro e o comprador aproxima o celular depois. O que muita gente não sabia é que é possível digitar o valor primeiro antes de inserir o cartão e era a maior complicação que eu tinha quando usava Samsung Pay. A única interação que é feita após aproximar o celular no maquininha é fazer autenticação, por biometria ou senha.
Roberto
Eu prefiro a solução do Abastece Ai, da Ipiranga. Você digita o valor (no caso, do abastecimento), ele gera um código que é digitado na máquina e sai um comprovante para o lojista e é debitado do seu cartão... Se não me engano também gera um QR Code
Darllan Marinho
Sim, mas, as chances de roubarem uma pulseira de silicone são bem menores que um celular ou cartão. Mesmo que a pulseira se popularize e os bandidos entendam que aquilo é uma pulseira para pagamentos, existe a segurança do limite. Os próprios bancos costumam limitar a compra por NFC sem necessidade de senha quando é de até R$50. Mais que isso vai precisar de senha e quem lhe roubou a pulseira não saberá. O que quero dizer é que a pulseira é uma extensão do seu cartão. Se roubam sua carteira, será uma dor de cabeça bloquear cartões e pedir novos, se roubam seu celular, outra dor de cabeça, bloquear, etc. Se roubam a pulseira, não terá muita utilidade sem sua senha e normalmente os apps permitem bloqueio. É conveniência associada à segurança.
Darllan Marinho
Sim, tem essa utilidade também, mas, quando falamos em Android Pay, o foco é pagamento por NFC, não uma carteira digital para pagamentos online. Para isso as próprias bandeiras já criaram suas soluções. O Visa chama de Visa Checkout, o Mastercard é Master Pass.
Roberto
mas podem roubar a pulseira... rs
PPKX XD ?????????
O interessante é usar pra compras feitas no próprio celular, em apps, sites, sem ter que ficar digitando dados de cartão ou fazendo via paypal e outros intermediários, eu que já tenho cartão cadastrado pro Google Play Música ia usar bastante.
Darllan Marinho
Apesar de interessante, eu acho que ainda é uma tecnologia que serve basicamente para quando você esquece sua carteira em casa ou o cartão. Não faz muito sentido você estar com o cartão na carteira e pagar por NFC, o tempo que vai ganhar entre tirar o cartão e inserir na maquineta ou ligar o celular, escolher o cartão e passar por NFC, não será muito diferente. Eu aposto mais nos vestíveis do que no caso do celular. Uma pulseira como o BPP Tag ou Ourocard, etc, parecem mais promissoras. Sendo uma pulseira, você só faz encostar o pulso na maquineta, não precisar abrir aplicativo, escolher cartão, aproximar da maquineta, etc. No caso do Brasil, a pulseira lhe dá até mais segurança, você não precisa sacar sua carteira do bolso ou celular, é simplesmente encostar uma pulseira discreta que já tem no pulso.
Darllan Marinho
Isso é verdade, a grande maioria não sabe. Eu acho que a adoção seria mais simples se não precisasse de interação, por exemplo, o caixa manda o comando normal, a maquineta podia dar as três opções, inserir o cartão (chip), passar o cartão (tarja magnética) ou aproximar (nfc). O problema é que especificamente no caso do NFC, você tem que interagir na maquineta, colocar que é pagamento por aproximação. Nisso os lojistas ficam com um pé atrás.
Leandro Nascimento
Vivemos em uma época de muita tecnologia onde poucos sabem sobre tecnologia. E pior que alguns ainda falam cheios de orgulho que não querem saber como as modernidades funcionam e outros nem se interessam em aprender. A "teoria da evolução" um dia acaba eliminando essa galera da sociedade... Fico feliz em sempre ver quem não sabe, querer aprender. Isso é bom!
Leandro Nascimento
Porcaria do Santander, como sempre, não fazendo parte de nada novo...
Rafael Sá Jacques
Quando eu tinha conta no BB eu que ensinava os vendedores na hora de fazer o pagamento, é bem isso que você falou, falta treinamento pros operadores.
Diogo Buíque
Já tentei pagar com o aplicativo do Banco do Brasil que utiliza NFC e a caixa do supermercado não sabia nem que isso era possível... É necessário treinar os comerciários também para poder utilizar novas tecnologias.
Bruno Feliciano
Finalmente! Já usei o sistema de pagamento via NFC do Santander (pelo App Way), mas foram poucas vezes que consegui fazer funcionar e/ou o funcionário já sabia sobre o pagamento NFC. Vamos ver se agora populariza de vez esse negócio.