A Microsoft criou um app simples, mas bacana, para várias pessoas colaborarem em um mesmo projeto. Trata-se do Whiteboard, uma lousa digital onde diversos usuários podem escrever ao mesmo tempo, ainda que não estejam no mesmo local. Ele foi demonstrado em maio e esteve em beta privado desde então. Agora, você pode baixá-lo na loja do Windows 10.

O Whiteboard está disponível apenas em inglês por enquanto, e ganhará suporte a novos idiomas “em alguns meses”. Você pode escrever e desenhar com uma caneta stylus, com seu dedo (em touchscreens) ou até mesmo com o mouse.

É possível selecionar objetos para movê-los, recortá-los e copiá-los. Há uma ferramenta para destacar texto, uma borracha, e também uma régua. Você pode dar zoom e se deslocar para diferentes áreas da lousa.

Um recurso bacana é o “ink to shape”, ativado no canto inferior direito: você não precisa se esforçar para desenhar um triângulo, por exemplo — ele converte seus rabiscos em um polígono com linhas retas.

E, claro, o recurso mais interessante: é possível convidar outras pessoas para escreverem na mesma lousa. Tudo acontece em tempo real, mas elas também precisam ter o aplicativo instalado no Windows 10 — e pelo menos uma delas precisa assinar o Office 365. Quando terminar a sessão, você pode compartilhar uma imagem da lousa por e-mail ou outro aplicativo.

A Microsoft vem apostando forte no uso da caneta stylus em PCs — é um dos destaques em sua linha Surface. Além disso, o Word, Excel e PowerPoint vão ganhar suporte a novos efeitos de tinta dentro do Office 365, além das opções de baixa latência e inclinação da nova Surface Pen.

Com informações: Microsoft, The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados