O pesquisador Michael Myng descobriu que existe um keylogger — ferramenta para registrar o que o usuário digita — em laptops da HP. Ele fica escondido no driver de touchpad, e está desativado por padrão.

A HP reconheceu o problema e liberou uma atualização para mais de 460 modelos de laptop. Ela também sugere que outras fabricantes podem ter o mesmo keylogger.

Foto por Aaron Yoo/Flickr

De acordo com a BBC, esse recurso está presente nos drivers da Synaptics para ajudar a corrigir bugs, mas não deveria ter sido distribuído aos usuários em geral. “A HP usa touchpads da Synaptics em alguns de seus laptops, e está trabalhando em fornecer correções para o erro da Synaptics nos sistemas impactados.”

Segundo a HP, essa falha “impacta todas as parceiras OEM da Synaptics”. Ou seja, provavelmente outras fabricantes devem lançar atualizações para remover o keylogger. Por enquanto, ele foi encontrado em diversos modelos de laptop, incluindo EliteBook, ProBook, Pavilion e Envy, lançados desde 2012.

Você pode conferir aqui a lista completa dos dispositivos afetados. Ela também inclui uma versão atualizada do driver, desta vez sem o keylogger. “Nem a Synaptics nem a HP tiveram acesso aos dados do cliente como resultado desse problema”, diz a fabricante.

Este ano, pesquisadores descobriram que a HP usava um driver de áudio com keylogger embutido. O problema foi resolvido após uma atualização via Windows Update. Ela também foi flagrada ativando um cliente de telemetria sem pedir permissão.

Com informações: BBC, The Register.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Victor Serrão
A única coisa que comprei da HP nos últimos três anos foi o app da HP12C. Já tive muita coisa deles mas tudo sempre dá problema. Já tive um Pavillion que queimou do nada, durante o dia de trabalho, sem qualquer explicação, com menos de um ano de uso. Depois de muito bater cabeça, laptop pra mim só Dell ou Acer.
SignaPoenae
Você não compra um notebook da synaptics, e sim da HP. É responsabilidade dela auditar o que está sendo instalado nos notebooks.
Hummer de Esteira
Vou pesquisar sobre, valeu pela dica :)
Corvo
Nos HP a maioria dos casos problema relacionado a BGA.
Hummer de Esteira
Que tipos de defeitos crônicos seriam esses, pra eu ficar de olho?
Corvo
Também sou técnico os que dá problema geralmente são defeitos crônicos em algumas séries/modelos, se o seu já tem esse tempo você não pegou de uma série defeituosa.
Hummer de Esteira
O meu já tem 3 anos e ainda parece novo, nunca tive nenhum problema, será que tive sorte?
hamster
Também notei isso e achei anti-ético.
Jairo ☠️

Eita, mais uma feature by HP, que vergonha

Jairo ??
Eita, mais uma feature by HP, que vergonha
Alexandre Roberto
premiado aqui....meu note ta na lista
Herlyck Azevedo Barbosa
Nesta nota realmente eles estão correto sobre o drive para monitoramento de áudio e digitação etc. Dizem que é para corrigir os bugs mas isso não tem um estudo específico mas esse sistema está em todas as plataformas dos notebooks demais dispositivo com Synaptics com drive atualizado. Agora o fabricante está com algumas versões com drives de atualização quando apresenta erro no antigo arquivo a remover o keylogger.
Jailson

É incrível a capacidade que a HP tem de pisar na bola com o consumidor, tá pior que a Apple/Dell.

Jailson Effting
É incrível a capacidade que a HP tem de pisar na bola com o consumidor, tá pior que a Apple/Dell.
Diogo
A HP que foi descoberta com "a boca na botija". Daí, a HP disse que a culpa não era dela e saiu atirando pra todo lado, dizendo que todo mundo é afetado pelo problema no driver.
Exibir mais comentários