Início » Aplicativos e Software » Como instalar o cliente nativo de SSH do Windows 10

Como instalar o cliente nativo de SSH do Windows 10

Windows 10 tem ferramenta nativa para protocolo SSH; saiba habilitar o recurso para cliente ou servidor

Paulo Higa Por
TB Responde

SSH é um protocolo utilizado para gerenciar servidores remotamente. No Windows, usuários precisavam instalar um software de terceiros para fazer o acesso a outra máquina. Agora, o OpenSSH, comum em sistemas operacionais baseados em Unix, está disponível nativamente no sistema da Microsoft. Veja como habilitar o SSH no Windows 10.

ssh windows

O que é o protocolo SSH

O protocolo de rede SSH permite a comunicação criptografada entre um cliente e um servidor, permitindo o gerenciamento dos dados e informações dessa máquina —  sistemas ou aplicativos, por exemplo —, remotamente e de forma segura.

Os comandos são feitos por meio de texto em um terminal Shell — responsável por interpretar os comandos entre o usuário e o sistema operacional.

Antes do OpenSSH, que é uma das ferramentas mais conhecidas para acessar o protocolo no Unix, usuários do Windows tinham que instalar o PuTTy, um software de código aberto que também faz a ponte entre cliente e servidor a partir de uma interface gráfica, não só comandos de texto. Também é oferecido no Linux.

Como habilitar a ferramenta de SSH no Windows

A ferramenta foi disponibilizada como beta no Windows 10 Fall Creators Update. Já que é um recurso nativo, ficou bem fácil instalá-lo:

  1. Abra as configurações do Windows;
  2. Acesse Aplicativos;
  3. Depois procure por “Aplicativos e Recursos”;
  4. Clique em “Gerenciar Recursos Opcionais”;
  5. Uma lista será carregada, se o OpenSSH não estiver instalado, clique em “Adicionar um recurso”;
  6. Localize “Cliente OpenSSH”, caso procure deseje instalar o cliente ou “Servidor OpenSSH”, para o servidor;
  7. Clique em Instalar.

Depois de ativar o cliente SSH nativo, faça como você faria em qualquer Linux ou macOS: abra o terminal, digite “ssh [email protected]” e tecle Enter.

Para desinstalar o OpenSSH do Windows

  1. Abra as configurações do Windows;
  2. Acesse Aplicativos;
  3. Depois procure por “Aplicativos e Recursos”;
  4. Clique em “Gerenciar Recursos Opcionais”;
  5. Procure pelo “Cliente OpenSSH” ou “ServidorSSH” na lista e clique em “Desinstalar”.

Com informações: Microsoft.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Thiago Marques

Problema que a comunidade reclama demais e é muito ingrata as vezes.

Cassio Augusto

Coloco para instalar, porem quando finaliza ele volta dizendo que o pacote não foi instalado '-'

Douglas Souza Luz
Exatamente, o importante é ter opções diversas para o linux, mesmo que elas custem dinheiro. Já tem o Red Hat Enterprise que é pago, espero que surjam mais distros nesses moldes. Quem sabe uma da própria MS.
diegochiappetta

Se seguir a mesma sintaxe do linux, nada impede de ser utilizado

Diego Chiappetta
Se seguir a mesma sintaxe do linux, nada impede de ser utilizado
João Santana
Isto deve ser algo dos últimos anos. Porque até bem pouco tempo atrás, a maior dos profissionais de TI queriam rodar MySQL ao invés do SQL Server, ou fazer gambiarras para usar PHP no IIS ao invés do ASP.NET porque sim.
Nem tudo no Linux tem que ser grátis.
Uma vez falei isso no VOL, inclusive linkando para post do Torvalds na USENET em que ele mesmo defende isso. Teve gente que não gostou meschmo disso. No geral, a comunidade Linux é cabeça aberta para a ideia de pagar para ter produtos bons rodando em seus sistemas. O problema são os puritanos membros da Igreja de Santo Ignucius, A.K.A. Free Software Foundation advocates, que insistem em ignorar que a liberdade número zero do usuário é a de escolha; se ele quer usar software proprietário, então isso tem que ser respeitado. Se ele quiser conhecer software livre, então que se apresente as opções - e que se deixe que ele escolha usar o que queira como e onde queira.
João Santana
Não mais. Com a Windows Subsystem for Linux é possível instalar uma distribuição CLI completamente funcional. Uso-a com o Ubuntu sem maiores problemas.
João Santana
Windows sempre foi tão tosco em matéria de inter-operabilidade com o mundo UNIX/Linux que nem mesmo um telnet a gente tem na instalação padrão, tem que instalar à parte, e é uma porcaria de se usar
Telnet é um protocolo de quarenta e oito anos com muitas falhas graves de segurança, sendo a maior delas não possuir qualquer mecanismo de troca segura de senhas, que vão transmitidas em texto plano e podem ser facilmente capturadas por um middleman. Isso nunca foi resolvido no protocolo e ele se tornou deprecated em qualquer cenário que necessite de segurança no tráfego de dados, fazendo de protocolos como o SSH virtualmente sucessores do Telnet. Se para passar em matéria de interoperabilidade com Linux o Windows precisa ter um protocolo inseguro até o osso instalado e rodando por padrão, é preferível reprovar nisso e oferecer um ambiente seguro de interconexão com o Linux por meio do OpenSSH.
ʞǝʌǝɥs

não tem nada a ver, ssh é para acesso remoto, o cmder é emulador de terminal

nunca usei o cmder, uso sempre o conemu, e vezes como shell eu coloco o tcc lite

Jose X.
não tem nada a ver, ssh é para acesso remoto, o cmder é emulador de terminal nunca usei o cmder, uso sempre o conemu, e vezes como shell eu coloco o tcc lite
Lucas Dantas

Http injector curtiu isso

Victor Hugo Soares Freitas
Esse cortana deve ter um trauma muito grande com sistemas baseados no kernel linux, ou então nunca nem usou, nunca vi um cara gostar de falar tanta merda em tanto lugar a cerca do assunto. Sobre comunidade e suas interfaces, elas existem e são diversificada justamente pq não é um produto de uma empresa privada e sim comunitário e por isso é diversificado. Grande parte não visam lucros, pq do contrário entregariam o q todos estão acostumados a usar. Agora quantos recursos "novos" na bela UI da MS são oriundos dessa comunidade brigona q é a gnu/linux. Pare de ser tao tóxico, e inútil.
Aziz Vicentini
não é só cliente, na lista de instalação tem o OpenSSH Server tambem
pedrotomaz
Uso putty, mas além do cliente SSH uso redirecionamento de portas, então o putty ainda vai continuar sendo útil
Irineu Silva
Ou nos dois cantos
Exibir mais comentários