Enquanto o Bitcoin oscilava mais que bêbado em montanha-russa, a versão beta do Opera 50 foi lançada trazendo uma novidade mais útil do que parece: proteção contra páginas que discretamente usam o navegador do usuário para minerar criptomoedas.

Com a iniciativa, a Opera Software — em breve, Otello Corporation — demonstra ter timing: as moedas digitais ganharam tanta notoriedade em 2017 que a quantidade de espertinhos usando malwares, extensões, redes Wi-Fi e páginas web para “sequestrar” o computador ou o dispositivo móvel do usuário para mineração de criptomoedas disparou, inclusive no Brasil.

Opera - bloqueador de mineração

O Opera 50, ainda que na versão beta, é o primeiro browser a trazer proteção contra esses scripts de maneira nativa. Chamada de NoCoin, o recurso pode ser ativado nas configurações do navegador. Quando isso é feito, scripts suspeitos são automaticamente bloqueados.

Trata-se de um mecanismo bastante similar ao bloqueio de anúncios invasivos que já existe no navegador. Não é de se estranhar, portanto, que a Opera Software tenha concomitantemente alterado as regras do seu sistema de anúncios para dar respaldo à nova função.

Além de bloquear scripts de mineração, o Opera 50 beta traz suporte a novos recursos de realidade virtual que o tornam compatível com aplicações do tipo no Oculus Rift e no Chromecast. O download pode ser feito aqui.

Tecnocast 079 – Mineradores zumbis

O que você prefere: ver banners e anúncios enquanto navega em seus sites favoritos, ou doar uma parte do seu processador e não ver anúncio nenhum? Muitos sites já estão utilizando scripts que mineram criptomoeda com o seu processador. E, na maioria dos casos, nenhum aviso é exibido para o usuário.

Aproveitando essa novidade, alguns sites já arrumaram até uma forma de continuar utilizando o seu processador, mesmo quando você já fechou a aba. Então, qual seria o limite ético dos scripts de mineração? Dá o play e vem com a gente!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucho

Ou... Opera fornece proteção contra vagabundos de Internet.

William Lima Crisostomo
Ele destacou no texto o Quantum, este recurso que não sei do que trata.
Marcvs Antonivs
O mais legal no movimento Brasil lixo (e na janaina dos banheiros também) é que, se for a favor de Cuba ou Venezuela, não pode, mas se temer sai entregando tudo pra REPÚBLICA POPULAR DA CHINA, vulgo China Comunista, aí eles nem piscam os olhos os bandos de fascistas de merda.
André G
A rolagem suave? Só usando para entender. Mas acho que tem como ativar isso no Chrome por meio de extensões.
André G
Usei ele por um tempo lá por 2011 por causa de uns recursos que usava gestos do mouse, mas voltei a usar o Firefox quando descobri que tinha um plugin que fazia isso. De lá pra cá usei poucas vezes, só mesmo quando o Firefox estava em uma versão muito ruim. Cheguei a usar também quando lançaram o Opera Neon, gostei bastante da ideia, mas ainda tem um pouco a melhorar, quem sabe em algumas versões futuras fique melhor e eu volte a usar. Seria bom também se lançassem um bom Opera mobile, pois era o melhor navegador mobile de antigamente, mas hoje é uma bosta.
Gesonel o Mestre dos Disfarces
MBL não curtiu essa atualização.
luzdeluma
Ficou bugado depois dessa atualização. Limparam meus marcadores e não consigo logar com qualquer redefinição de senha. Olha que uso o navegador desde quando foi lançado.
Reiina
Agora, também vamos ver nosso canal de canal da web de forma gratuita e de qualidade, por exemplo, Feed HD >>>>>>> POPCORNHDFLIX.BLOGSPOT.COM
G. Croft
Vão dizer que a Opera é uma empresa comunista que apoia a pedofilia.
Ed. Blake
Infelizmente não. Não uso perfis no navegador.
William Lima Crisostomo
Que isso ?
???????Feripe Hatsune?
Olha aí mais um diferencial que o "navegador popular" não tem. Vou esperar os novos recursos chegarem no Stable, enquanto isso seguimos de FF.
Emanuel
As abas fixadas não ficam salvas e eu tenho que fixar novamente toda vez que eu uso o browser. Só isso me irrita no Opera mesmo. Eu gosto muito mas por isso eu acabo ficando no Firefox.
Molinex
Opera já uso, agora é só esperar esse recurso chegar no stable
Dispister

O único que me fez organizar os favoritos de todos os browsers.
Uma ótima VPN, "esse browser não sei não ein tá sinistro! By personagem de Uma Obra Do Barulho Tela Class

Exibir mais comentários