Em 2015, noticiamos a chegada do aplicativo TU Go ao Brasil. Com ele, clientes da Vivo podiam fazer e receber chamadas, bem como trocar SMS, tudo através de uma conexão à internet. Isso era útil para quem frequenta locais sem sinal de celular, ou para quem viaja ao exterior — você foge de tarifas de roaming.

A operadora anunciou que o TU Go será encerrado em 31 de março de 2018. Como alternativa, a Vivo oferece o app Meu Vivo Mais — que é bem mais limitado.

Basicamente, o TU Go virtualiza sua linha. Você pode usar o app em até 5 dispositivos, incluindo computadores, smartphones e tablets.

As chamadas feitas via internet, assim como SMSs enviados, descontam da franquia do seu plano — o serviço não é gratuito. No entanto, isso é tarifado como se você estivesse na sua área de origem, mesmo durante viagens.

Essa é a maior vantagem: quem viaja para o exterior poderia continuar falando com seu próprio número, pagando tarifa local, sem ter que gastar com caríssimas taxas de roaming da operadora (que podem chegar a até R$ 59,90 por dia). Bastava se conectar a uma rede Wi-Fi, ou usar dados móveis de uma operadora local.

O aplicativo também é útil caso você se encontre em uma área sem sinal de celular, mas com uma rede Wi-Fi disponível, permitindo fazer e receber ligações e SMS através da internet.

O TU Go era uma solução da espanhola Telefónica e foi adotada por várias de suas operadoras ao redor do mundo. No entanto, ele foi sendo gradativamente desativado — começando pela britânica O2 em novembro de 2017. Era questão de tempo até que as outras empresas seguissem o mesmo caminho.

Meu Vivo Mais

Como alternativa ao TU Go, a Vivo criou uma nova versão do seu aplicativo, o Meu Vivo Mais. O app é uma versão turbinada do conhecido Meu Vivo e permite gerenciar a conta, fazer chamadas e também conta com a assistente virtual Aura.

O problema é que o Meu Vivo Mais está bem longe de ser o TU Go: o app só funciona conectado a uma rede Wi-Fi e não permite enviar ou receber SMS.

Além disso, ao menos por enquanto, só é possível receber chamadas de outros clientes com o app Meu Vivo Mais. E essa é uma das principais reclamações das várias avaliações negativas do aplicativo na Play Store:

Outro porém é que o Meu Vivo Mais não é compatível com planos corporativos nem Vivo Easy, que antes eram suportados pelo TU Go. O Tecnoblog questionou a operadora se ofereceriam alguma alternativa para quem possui algum desses planos e quando o app passaria a ter suporte a receber ligações, SMS e funcionar através de redes 3G ou 4G, mas a Vivo não respondeu.

E o Wi-Fi Calling?

O aviso informando o fim do TU Go dá a entender que o Wi-Fi Calling seria encerrado. No entanto, em um comunicado ao Tecnoblog, a Vivo informou que o serviço continuará funcionando, mas será chamado de Voz Wi-Fi.

Ainda no final do mês de março, os usuários que têm aparelhos com o recurso de Wi-Fi Calling nativo serão migrados gradativamente para o serviço Voz Wi-Fi, que conta com funcionalidades semelhantes às oferecidas pelo Vivo TU Go, sem alteração na experiência de uso do Wi-Fi Calling e na tarifação do serviço.

Vale notar que o Wi-Fi Calling é bem diferente do TU Go. Ele é mais prático porque é transparente ao usuário: as chamadas e SMS são feitas diretamente do discador e app de mensagem nativos do celular, sem que o usuário precise instalar um app.

No entanto, essa tecnologia é compatível apenas com determinados smartphones, como iPhones e alguns poucos modelos com Android; não funciona com sua linha se você tiver outro SIM card que não o seu; e não pode ser usada em outros dispositivos, como computadores ou tablets.

Enquanto isso, o TU Go virtualiza sua linha da Vivo, permitindo usá-la em até cinco dispositivos diferentes, mesmo em outro celular com SIM Card diferente. O requisito principal é a conexão à internet, que pode ser Wi-Fi ou 3G/4G, seja da própria Vivo ou de outra operadora. O app também permitia que qualquer celular Android fizesse chamadas por Wi-Fi, dispensando o suporte do dispositivo a Wi-Fi Calling.

Além da Vivo, a Claro e Porto Seguro Conecta também oferecem serviços de Wi-Fi Calling. A TIM deve lançar uma solução ainda em 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@bmatteelli

"O Vivo Voz WiFi está temporariamente indisponível para realizar e/ou receber chamadas via WiFi, sem retorno previsto." Info: https://appstore.vivo.com.b...

Romilda A.V. Rodrigues

sempre fui cliente vivo e acho muito bom. é mais caro mas a qualidade compensa. o to go sempre me ajudou no brasil e fora. agora vamos ver o substituto. o sinal é muito bom, tendo um bom aparelho como iphone, é garantia de sinal bom em qualquer lugar.

jesse moreira

o meu continua funcionando, hoje é 02/04/18, será se sou o único felizardo?

Thiago Mocci

Acho desrespeitoso com a operadora trata seus clientes. Deviam então enfiar o Tu Go dentro desse Meu Vivo Mais e dentro do Vivo Easy, pra quem é cliente Easy, afinal, a gente não pode usar o Meu Vivo Mais.

Eduardo Braga

Pois é. Não sei pra que.
Acho que li aqui mesmo que teriam um app, tipo o TU GO, mas não gosto muito dessa ideia.
Aqui mesmo também li que podem usar o 3GPP, que alterna entre LTE e wifi. Gosto mais dessa.

Victor Hugo

Sim, é verdade. Porém segundo um dos executivos da empresa será uma solução própria

Eduardo Braga

Tudo bem heheh

Eduardo Braga

Segundo eles, esse ano vão começar a implementar. Mas não sei se é verdade.

jacob

Quem usa "cobertura" como argumento pra defender a Vivo ainda está preso em 2010. A TIM ultrapassou e muito em cobertura de lá pra cá, pega em lugares que a Vivo nunca chegou em sonhar, como por exemplo no sítio de um parente meu, onde não tinha sinal de nenhuma operadora, hoje tem 4G da Tim.

Basicamente a Vivo se tornou uma operadora dispensável, que não oferece nenhuma vantagem dentre os concorrentes e ainda assim cobra um preço absurdo por seus serviços.

Lobo Solitário

Em toda notícia, sem exceção, dizem o quanto a cobertura da Vivo é grande comparada as outras operadoras, o quanto o sinal da Vivo é maravilhoso, pegando até onde judas perdeu as botas.

Queria saber onde tá esse sinal todo da Vivo. No lugar onde moro e nas regiões que necessito ir com frequencia, o sinal dela é mais fraco que a TIM, e dentro de prédios ou estabelecimentos, ou mesmo na rua, onde com a TIM conseguia 4G tranquilo, com a Vivo não dá.

To usando a Vivo pq contatos importantes usam e é vantajoso por isso, mas se fosse pelo sinal, acho que voltava pra TIM.

Lobo Solitário

Eu queria saber onde tá esse sinal todo da Vivo. No lugar onde moro e nas regiões que necessito ir com frequencia, o sinal dela é mais fraco que a TIM, e dentro de prédios ou estabelecimentos, ou mesmo na rua, onde com a TIM conseguia 4G tranquilo, com a Vivo não dá.

To usando a Vivo pq contatos importantes usam e é vantajoso por isso, mas se fosse pelo sinal, acho que voltava pra TIM.

Lobo Solitário

Queria saber onde tá esse sinal todo da Vivo. No lugar onde moro e nas regiões que necessito ir com frequencia, o sinal dela é mais fraco que a TIM, e dentro de prédios ou estabelecimentos, ou mesmo na rua, onde com a TIM conseguia 4G tranquilo, com a Vivo não dá.

To usando a Vivo pq contatos importantes usam e é vantajoso por isso, mas se fosse pelo sinal, acho que voltava pra TIM.

André G

Caramba, nem pensei nisso.
Eu fui morar na Austrália e durante 6 meses toda vez que precisava usar o app do banco eu usava o smartphone antigo. O WhatsApp eu troquei para o número da Austrália por causa do SMS de confirmação.

Je Suis Harambe

a sociedade vai chegar num ponto onde só se consumirá dados e não mais ligações ou SMS
as teles ao invés de investir em aumento de infraestrutura, melhorar a tecnologia e vender pacotes mais aprimorados fazem essa cagada, extingue planos bons e atrapalham a vida do consumidor
exemplo, todo mundo sabe que a rede P2P é ótima e funciona muito bem pois não tem poder de transmissão centralizado (igual ao estado, razão pela qual é ineficiente e arcaico)

pra eventuais problemas de comunicação e queda a coisa mais útil seria colocar roteadores de WiFi de em postes de luz, a demanda seria suprida e não teríamos tanta dificuldade pra conectar
trabalho perto de um ponto de acesso da Oi, as vezes chego entro e o WiFi pega bem melhor, só que isso não é interessante pras operadoras

Vitor

A única coisa boa no TU Go era a possibilidade de usa-lo em PCs (que usava bastante). O Wi-Fi Calling tanto na Vivo quanto na Claro é uma porcaria sem utilidade.

Se você habilita a função, toda vez que conecta num Wi-Fi, o celular conecta no Wi-Fi Calling. Se a internet for horrível, a ligação será ainda pior. Se o Wi-Fi tiver um sinal fraco e desconectar, a ligação vai cai.

O único ponto positivo é para roaming internacional, mas ainda assim com franquias enormes das operadoras estrangeiras, com uma internet estável e rápida da muito bem para usar o WhatsApp e ligar de qualquer lugar do país, diferente do TU Go, onde você precisaria buscar Wi-Fis (que nem sempre vai ser bom para ligar).

E se o objetivo é usar em locais sem conexão: pra que você vai continuar pagando caro em um serviço que não te atende? Fora que um lugar que não pegue celular, muito dificilmente vai ter uma internet descente para usar as ligações pela internet (e novamente, pq n usar o WhatsApp?).

Exibir mais comentários