A Mozilla lançou recentemente o Firefox 59 para Windows, macOS, Linux e Android. Em outras palavras, esta é a mais recente atualização do Firefox Quantum, projeto existente desde a versão 57 que marca a nova fase do navegador. Entre as novidades estão mais velocidade, funcionalidades incrementadas e ajustes na segurança.
No quesito desempenho, o Firefox 59 promete carregar páginas mais rapidamente. Além de cache local (no HD ou SSD), agora o navegador pode utilizar cache de rede. A página Home, que surge quando o usuário abre uma aba vazia, por exemplo, também está mais rápida.
Usuários do macOS vão se beneficiar de uma renderização gráfica aperfeiçoada graças à inclusão do OMTP (Off Main Thread Painting), recurso de aceleração desenvolvido pela própria Mozilla. O OMTP está disponível no Firefox para Windows e Linux desde a versão 58.
Na versão para Android, o Firefox 59 passou a suportar nativamente streaming de vídeo baseado no protocolo HLS (HTTP Live Streaming) e agora permite que o usuário bloqueie a tela em modo paisagem enquanto assiste a um filme.
Com relação à segurança e a privacidade, uma novidade interessante é a possibilidade de desativar as notificações de páginas, incluindo aquelas que pedem para acessar a câmera, o microfone ou a localização do seu dispositivo (quando possível). Nas configurações de privacidade (se quiser um atalho, digite about:preferences#privacy na barra de endereços), é possível determinar quais sites podem usar esses recursos sem pedir permissão, da mesma forma em que é possível bloqueá-los.
Por sua vez, o modo de navegação privada ficou mais… privado. Agora, o Firefox é capaz de eliminar informações de navegação que surgem no meio do caminho. Por exemplo, se você clicar em um link no site A que leva ao site B, este último receberá a informação de que você veio do site A. Esse detalhe serve a fins estatísticos, mas, às vezes, pode ser acompanhado de dados que você inseriu no site anterior. A nova versão consegue remover essas referências.
O Firefox 59 já está disponível para download. Se você usa uma versão recente do navegador, precisa apenas aguardar a atualização automática.
Quantum for Enterprise
A Mozilla também anunciou a versão beta do Firefox Quantum for Enterprise. Sim, é uma versão para uso corporativo. Ela não difere muito da versão para usuários finais, porém. A maior diferença é a inclusão de ferramentas que permitem que o navegador seja configurado mais facilmente para certas atividades ou disponibilizado em redes privadas com determinados recursos ativados ou desativados.
Para ter acesso ao beta do Quantum Enterprise, é necessário preencher um formulário no site da Mozilla.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Não deu.
https://uploads.disquscdn.c...
O Chrome roda bem, tem ótimos recursos de desenvolvimento (graças ao Chromium) mas pra mim privacidade é relevante, não apenas pelas informações que vão pegar, mas pelo desempenho e consumo de internet que aumenta muito com os trackers e cookies
Hmmm no note de 4gb eu consigo abrir até 20 abas no chrome; no firefox, não passa de 5; opera, mesma coisa do firefox, e já estoura memória.
Ou seja, aqui o chrome reina, sem engasgos, sem estourar memória, e é o mais rápido.
enquanto eles não arrumarem as ferramentas de desenvolvedor não dá
Eu gosto da forma como o Firefox renderiza e como costumava usar somente durante na construção de interface (html/css) + console, ele me atendia bem, além da interface ser ligeiramente mais agradável. Mas eu concordo com você quanto à superioridade do debug do chrome.
Depois da versão 58, quebrou quase todas minhas extensões... voltei para a versão ESR (versão empresarial).
.
https://uploads.disquscdn.c...
Algumas distribuições já começaram a implementar o recurso, mesmo que ele não esteja completamente terminado. Ao menos no Fedora e no Opensuse eu já conferi.
https://uploads.disquscdn.c...
Temos que entender que navegadores hoje são quase sistemas operacionais.
Não é mais uma simples janela para navegar na web
Já consertaram aquela falha que permite que sites falsos se disfarcem? Esqueci como é exatamente, mas lembro que o exemplo dado foi o site da Apple, em que um site tinha "a mesma" URL e certificado da Apple. Para "resolver", tinha que mexer nas configurações..
Eu uso o Firefox como navegador principal ha muito tempo,
pra mim o Firefox Quantum esta melhor que nunca, o Opera também esta ótimo, tenho usado bastante ele também!
Enquatum não tiver solução pras minhas extensões legadas, vou ficando nas abaixo do 57... Preciso sobretudo do iMacros.
Firefox tá ótimo uso no Windows e no iPhone. O único pecado é que a resolução dele no Windows é baixíssima e tenho que deixar todos os sites em 67%.
Iria gostar muito de poder voltar a usar o vivaldi!
Também volto pro Opera, gostaria que o Vivaldi estivesse mais bem acabado. Vamos aguardar
Acho que todos eles estão consumindo muita RAM
#Chateado
Valeu pela informação
O suporte ao CSD começou a ser implementado na versão 59, mas como não ficou pronto a tempo da versão final, foi desabilitado nas versões release e beta. Mais informações sobre o desenvolvimento podem ser encontradas aqui.
Não
Sou fã do Firefox. Mas concordo, é muito mais fácil no Chrome
O debug do chrome ainda ganha fácil do mozilla, pra dev Chrome wins
*na minha humilde opinião
Boatos que essa versão suporta client-side decorations no Linux... Ou seja, não vai ter uma barra superior extra no Gnome/Pantheon. Confere?
Aqui ele abre instantaneamente.
Tô no canal beta e tá funcionando que é uma maravilha. Já verificou se não é alguma extensão fazendo isso?
só queria que parasse de travar.
Aqui está muito bom.
Nós 3.
Prefiro o Firefox para desenvolver. Tentei usar quando saiu o Quantum, mas algum bug de processamento tornou essa tarefa impossível... Tem tópico aberto até hoje no fórum de suporte cheio de gente com o mesmo problema.
Vai chegar o dia que o Firefox vai ficar tão rápido que não veremos nem ele abrir, de tanta velocidade que terá.
Somos 2, mas eu volto para o Opera
A cada atualização prometem mais desempenho. Já estamos na versão 59, era para o Firefox rodar The Witcher.
O meu firefox está todo estranho, ele tem um delay gigante ao clicar nas coisas, é meio travado e várias vezes as páginas param de funcionar, estou usando a versão 58
Eu estou usando a versão nova desde hoje cedo, e está indo muito bem, até agora!