Início » Celular » Exynos 9610 é o novo chip da Samsung para smartphones intermediários premium

Exynos 9610 é o novo chip da Samsung para smartphones intermediários premium

Emerson Alecrim Por

O lançamento do Galaxy S9 não é a única novidade da Samsung nos últimos dias: sem fazer alarde, a companhia revelou o Exynos 9610, processador octa-core da família Exynos 7 que, muito provavelmente, equipará os aparelhos da linha Galaxy A ou as opções mais avançadas dos modelos Galaxy J.

Exynos 9610

Quatro núcleos Cortex-A53 de 1,6 GHz compõem o novo chip, além de outros quatro Cortex-A73 de 2,3 GHz voltados às tarefas mais exigentes. Sabe-se que a GPU é a Mali-G72 MP3 de segunda geração, embora a frequência ainda não tenha sido divulgada. De modo geral, o Exynos 9610 é um chip que deve fazer frente ao Snapdragon 660.

Tal como o Exynos 9810 que equipa o Galaxy S9 em várias partes do mundo (a versão vendida no Brasil vem com o Snapdragon 845, vale relembrar), o Exynos 9610 tem processo de fabricação FinFet de 10 nanômetros. O processador conta também com o Cortex-M4F, controlador de baixo consumo que mantém em constante funcionamento sensores de reconhecimento de gesto e voz, por exemplo.

Com relação à conectividade, o novo processador traz suporte a recursos como Wi-Fi 802.11ac MIMO 2x2, Bluetooth 5.0, GPS, GLONASS, BeiDou, Galileo, rádio FM e, como destaque, um modem LTE de categoria 12, que permite taxas de até 600 Mb/s (megabits por segundo) no download e 150 Mb/s no upload.

Exynos 9610

Talvez a maior novidade do Exynos 9610 seja a capacidade de utilizar aprendizagem profunda junto ao processador de sinal de imagem (ISP). Na prática, isso permitirá ao dispositivo equipado com o chip executar, entre outras funções, reconhecimento facial mais rapidamente ou gravação de vídeos em slow motion com 480 frames por segundo em full HD; em gravações 4K, a taxa chega a 120 frames por segundo.

A produção em massa do Exynos 9610 está prevista para o segundo semestre. Os primeiros dispositivos equipados com o chip devem chegar ao mercado no fim do ano ou, mais provavelmente, no primeiro semestre de 2019.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus

costumava ser o oposto. acredito que agora os snapdragon estão se saindo melhor que os exynos porque a samsung samsung está participando do processo de producao dos snapdragon.

Carlin

Estranho isso né! Chega a ser surpreendente na verdade.

Thiago Silva

Bem provável mesmo porém creio que 3 anos são muito tempo né. Não é impossível, linha G dá motorola usa linha 400 desde o G2 se me falha a memória.

Gertrudes, a Lhama Morta

Na prática não tem (ou quase não tem) diferença. Na verdade, os galaxies com Snapdragon são melhores

Ramon

Uma pergunta de um leigo. Os exynos são mais compatíveis com os galaxys, da mesma maneira que os processadores da Apple são mais compatíveis com os iPhones?