Início » Carros » A primeira linha de transporte Hyperloop pode estrear em 2020

A primeira linha de transporte Hyperloop pode estrear em 2020

Por
26 semanas atrás
Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

O Hyperloop consiste em pods que viajam através de levitação magnética dentro de tubos a vácuo, para atingir o máximo de velocidade. O conceito foi elaborado por Elon Musk, e diversas startups vêm tentando torná-lo realidade.

A Hyperloop Transportation Technologies está prometendo um prazo bem agressivo para tanto. A empresa fechou acordo para iniciar a construção de um Hyperloop nos Emirados Árabes Unidos, e ele deve entrar em operação até 2020.

O plano é começar com um trajeto curto, perto da fronteira que separa Dubai e Abu Dhabi, e crescer a partir daí. Além disso, serão construídos um Centro de Inovação XO Square e um Centro de Visitantes.

“Com apoio regulatório, esperamos que o primeiro trecho esteja operando a tempo da Expo 2020”, diz Bibop Gresta, presidente da HyperloopTT, em comunicado.

A empresa vai trabalhar com a incorporadora imobiliária Aldar Properties PJSC. A rota inicial será um trecho de 10 km em um terreno da Aldar, próximo ao empreendimento residencial de Al Ghadeer. Ele ficaria a 20 km de distância do Aeroporto Internacional Al Maktoum.

No entanto, a HyperloopTT ainda está construindo sua primeira pista de testes, localizada em Toulouse (França). Como ela conseguirá estrear um Hyperloop até 2020?

A startup diz em comunicado que vem trabalhando desde 2016 com o Departamento de Transportes de Abu Dhabi, e concluiu recentemente um estudo de viabilidade para construir um Hyperloop na região.

Se tudo der certo, o Hyperloop será expandido para “conectar Abu Dhabi a Al Ain, Dubai e Riade, na Arábia Saudita”, diz Gresta.

A HyperloopTT também vai abrir um centro de pesquisa em Minas Gerais focado em logística. Ela diz que está em fase de negociações para “iniciar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para cargas como para passageiros”.

Com informações: Engadget.