Depois de ser efetivamente bloqueado na Rússia há algumas semanas, o Telegram também foi banido no Irã para “proteger a segurança nacional”, segundo uma rede de televisão estatal. O aplicativo estima que 40 milhões de pessoas serão afetadas.
A justiça do país determinou o bloqueio do Telegram às operadoras, que deveriam cumprir a ordem até a última segunda-feira (30).
Segundo a justiça, a decisão foi motivada por reclamações dos usuários e cita o uso do app para disseminar “propaganda política contra o sistema, atividades terroristas, mentiras para influenciar a opinião pública, protestos contra o governo e pornografia”, como informa a agência de notícias local Mizan.
Não é a primeira vez que o Telegram é bloqueado no Irã. Logo no começo do ano, o país baniu o Telegram e o Instagram para “manter a tranquilidade e a segurança”, em meio a protestos contra o governo e a crise econômica. O app se recusou a desativar canais usados pelos manifestantes.
Assim como na Rússia, a justiça iraniana queria a colaboração do Telegram para acessar dados de usuários que usam o app para organizar protestos contra o governo e “cometer vários tipos de crimes”. Como o app não compartilha esse tipo de informação com terceiros, segundo sua política de privacidade, foi mais um motivo para o Irã bloqueá-lo de vez.
Na Rússia, o Telegram moveu suas operações para as nuvens da Amazon e do Google para evitar o bloqueio, mas o país também baniu 1,8 milhão de IPs dessas empresas, levando junto outros serviços que compartilhavam essa infraestrutrura. No Irã, segundo um jornalista local, o bloqueio também afetou os sites da Microsoft, Apple e IBM.
Com informações: Reuters, The Next Web, Mizan.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
boa, durov! essas notícias me deixam um pouco triste pelos usuários afetados mas vibrante pela posição inabalável de durov diante desses governos! #FreeTelegram
Que ano dificil pro telegram...
Em muitos aspectos o Estado prestaria um serviço melhor só parando de atrapalhar
É isso que acontece quando um serviço que ganha popularidade e começa a incomodar os poderosos não se vende a eles...
russia, ira, china...tutto buona gente...
aqui no huezil , os partidarios da fe vermelha vira e meche tentam emplacar algum projeto de lei exigindo cpf para publicar mensagem, prisao para quem criticar politico e outras ideias primas dos amigos do leste...
mas tudo bem...o perigo e o fascismo da nsa tentando nos espionar
Se não fosse o Estado, quem me impediria de conversar com quem eu quero?
Eita, boa parte das pessoas com quem converso são do Irã...
"Don't Shoot the Messenger"