Início » Telecomunicações » Vivo suspende serviço de chamada Wi-Fi

Vivo suspende serviço de chamada Wi-Fi

Lucas Braga Por

Desde o triste fim do TU Go, clientes da Vivo passaram a ter o serviço de chamada Wi-Fi como alternativa para telefonar em áreas sem cobertura celular ou mesmo para evitar tarifas de roaming no exterior. No entanto, os consumidores estão encontrando dificuldades para utilizar o Vivo Voz WiFi, e o motivo é que o serviço foi suspenso pela operadora.

Mesmo com a opção ativada no dispositivo, as chamadas continuam sendo feitas através da rede tradicional de celular. Quando o serviço de chamada Wi-Fi está disponível, o smartphone sinaliza o usuário: no iPhone, o nome da operadora passa de Vivo para “Voz WiFi” e, em aparelhos Android, um ícone de chamada Wi-Fi aparece próximo ao relógio.

O site do serviço diz que “O Vivo Voz WiFi está temporariamente indisponível para realizar e/ou receber chamadas via WiFi, sem retorno previsto”. O Tecnoblog procurou a Vivo para saber o que aconteceu, e a companhia confirmou a indisponibilidade, informando que há previsão de reestabelecimento para julho.

Tomara que o serviço volte funcionando melhor do que antes: até então, apenas quem usava o TU Go no passado conseguia ativar o Vivo Voz WiFi. Além disso, não era possível trocar SMS via Wi-Fi, algo que era possível pelo Wi-Fi Calling do TU Go.

Além da Vivo, a Claro e a Porto Seguro Conecta oferecem Wi-Fi Calling aos seus clientes. A TIM prometeu uma solução que chegará ainda em 2018.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Macgyver Freitas

O 6s é bonzão, da tranquilo pra ficar com ele por uns bons anos, eu n ligo muito pra entrada de fone de ouvido, mas se pra vc faz diferença n vai tá perdendo nada n trocando de aparelho por uns anos. Apple é sempre uma das primeiras a tirar o suporte a tecnologias consideradas obsoletas, mesmo quando elas ainda são usadas por um grande número de pessoas, foi assim com o adobe flash e com o drive de DVD por exemplo, nada fora do esperado ela ser uma das primeiras a tirar a entrada pra fone.

Victor Hugo

Eu uso apenas iPhone então estou bem. Vou ficar por anos no iPhone 6s pois foi ridículo a Apple tirar entrada de fone de ouvido.

Macgyver Freitas

Acho q qlq um aparelho q tiver suporte a 700mhz deve ter o suporte, o iPhone é a partir do 6 mesmo. Nos Android, só conferindo no site da fabricante ou em sites como GSMArena, aparelhos q são vendidos no Brasil a maioria atual já tem, mas tem aparelhos importados q n tem essa frequência, q é o caso do meu, e vai ser um dos principais motivos pra eu trocar de aparelho ano q vem. Tô com um Oneplus 3, que ainda é um ótimo aparelho, ele tem desempenho equivalente ao iPhone 6s mas n tem suporte a 700mhz, que chegou nos aparelhos do ano seguinte nos OnePlus (no caso o OnePlus 5, n teve OnePlus 4 pq o 4 na China da azar). Gosto bastante dessa marca e devo pegar um OnePlus 7 ano q vem. Trocar esse ano, mas quero pegar um aparelho com digitais sob a tela, e suporte a Wi-Fi 802.11ax, q deve chegar ano q vem

Victor Hugo

Verdade! Nisso concordamos, mas não entendo o porquê. Em iPhones, só a partir do 6. Tá até no site da Apple! Tenho o 6s e quando ligar e a conexão não cair pro 3G, eu vou saber que está ativo. Nos Androids parece que aparece o ícone do VoLTE.

Macgyver Freitas

Se vc pode usar 4g e fazer uma chamada no WhatsApp com quem tá usando 3g, n acho q seria uma impossibilidade fazer o mesmo na chamada telefônica. E o lance do Wi-Fi calling da Tim, é pq existe este recurso nativo, mas limitaria quais aparelhos poderiam usar, então eles vão lançar um app q funcione em qlq aparelho

Victor Hugo

Mas não esqueça que a Tim disse que ia lançar uma solução própria de Wi-Fi Calling. É esperar que ativem o nativo dos iPhones. Sobre o VoLTE eu acredito que seja limitação de hardware já que, até onde eu sei, usa uma frequência diferente na chamada

Macgyver Freitas

Tbm acho uma bosta esse lance do VoLTE só funcionar com as duas pontas compatíveis, tbm gostaria q isso mudasse

Macgyver Freitas

O recurso de Wi-Fi calling pode ser bem útil msm, vamos torcer pra Tim cumprir o prometido e liberar esse ano. Já a vivo tá indo no caminho oposto, desativando esse recurso

Victor Hugo

Sim, eu compreendo. Estou falando do meu iPhone 6s que tem suporte às principais tecnologias. Minha crítica com a Tim e as outras operadoras é elas não liberarem recursos nativos que os smartphones oferecem. O Wi-Fi Calling é muito mais útil já que se eu não tiver sinal, uso uma rede sem-fio. Agora o VoLTE é inútil, repito INÚTIL se o contato da chamada não tiver um aparelho compatível. Nos iPhones, só a partir da versão 6 que tem suporte. Sem contar que pros fãs do Tecnoblog a Tim quer passar de “moderna”, mas um recurso antigo dos iPhones chamado Visual Voice Mail, que coloca uma interface gráfica na caixa postal, desde o início só é oferecido pela Claro.

Victor Hugo

Fico feliz de você não ser mais um nas estatísticas, mas aqui na zona norte é o oposto. Sinal de nenhuma operadora pega, com exceção da Vivo. Porém como sou Combo Multi tenho que ficar na CLARO, mas agora que não mudo mesmo.

Antonio Oliveira

Bom, entendo que cada um tem sua experiência e respeito a sua. Mas... moro em SP/SP e NUNCA, repito NUNCA fiquei sem o sinal 4G (variando para 4G+), frequento as regiões centro/leste/oeste/sul em todas elas também faço uso do VoLTE. Muitas vezes vou para Alphaville em Barueri e para as estradas que levam ao litoral Sul, em mais de 95% do tempo tenho sinal 4G. Sou Tim Beta Lab. Abraços

migrating coconut

Isso mesmo, filtros para deixar a voz mais fina ou mais grossa.

Valentina ✓ᵛᵉʳᶦᶠᶦᵉᵈ

A Claro só oferece Wifi Calling para planos de pessoa física. Em planos corporativos não é possível usar.

Macgyver Freitas

Ah e sobre experiências de alguns anos atras, a Tim era uma porcaria, tlvz fosse a pior, mas eles investiram bastante na melhora, então acho que vale o teste, em especial depois que chegar o suporte a banda de 700mhz por aí, é se tiver satisfeito com a operadora que está agora, tá bom tbm. Eu tô na Tim pelo preço, só oq tenha a reclamar é q n pega em áreas internas de prédios, espero q de uma melhorada com a B28, e infelizmente meu aparelho n tem suporte, devo trocar ano q vem, pq a grana tá curta, e pq os aparelhos desse ano evoluíram muito pouco em relação ao ano passado. Tô aguardando pra já pegar suporte a Wi-Fi 802.11ax, leitor de digitais sob a tela, litografia reduzida pra 7nm, e memórias UFS 3.0 tbm cairiam bem.

Macgyver Freitas

A Tim atualmente tem a maior e melhor cobertura 4g, e isso foi comprovado por uma pesquisa da OpenSignal, o sinal estava disponivel em 74,4% dos testes, Vivo 67,3%, Claro 61,7%, Oi 54,7%. A pesar da Tim estar na frente, nenhuma delas chega perto de ter 100% e a diferença tbm n é grande coisa, então em vários lugares alguma operadora n funciona, mas achei estranho n pegar ai em SP, no Rio pega super bem mesmo em bairros afastados do centro, vi que a banda de 700mhz (B28) acabou de ser liberada aí, então nós próximos meses deve ter o suporte pelas operadoras, e o sinal deve melhorar pra Tim, Vivo e Claro, vê se seu aparelho é compatível, dá pra achar isso ou no site da marca que é a melhor forma, é tem que ver no site br, ou do país onde vc comprou o aparelho, pq varia de país pra país, ou no site gsmarena, logo no começo das specs do aparelho vai ter quais bandas suporta, na parte do 4g, tem que suportar as bandas 3(1800mhz), 7(2600mhz), e a 28(700mhz), sendo essa última a de melhor sinal

Exibir mais comentários