Início » Computador » O MacBook Pro com Core i9 é poderoso, mas parece que não por muito tempo

O MacBook Pro com Core i9 é poderoso, mas parece que não por muito tempo

Core i9-8950HK esquenta dentro do MacBook Pro de 2018 e fica com desempenho pior que Core i7 de 2017

Paulo Higa Por

Os novos MacBooks Pro estão mais poderosos do que nunca: o modelo de 15 polegadas pode receber até 4 TB de SSD, 32 GB de RAM e processador Intel Core i9-8950HK, com seis núcleos de 2,9 GHz. No entanto, parece que colocar esse hardware em uma carcaça fina e leve de alumínio causou um problema: a máquina não está conseguindo manter o desempenho por muito tempo.

Quem apontou a falha foi o youtuber Dave Lee, que comparou a performance de dois MacBooks Pro: o modelo de 2018, equipado com o Core i9 mais potente; e o de 2017, com um Core i7 quad-core. Ele renderizou um vídeo no Adobe Premiere e o notebook teoricamente mais poderoso levou 39min37s para completar a tarefa, enquanto o modelo com Core i7 demorou apenas 35min22s. O que aconteceu?

O gargalo parece estar no resfriamento: o Core i9 esquenta rapidamente para 100 ºC e diminui a frequência de maneira forçada para tentar reduzir a temperatura — repare que estamos falando de uma queda no clock base de 2,9 GHz, não do Turbo Boost, que promete chegar a 4,8 GHz. Na prática, após “alguns segundos” de processamento intenso, a frequência média do chip no MacBook Pro ficou em 2,2 GHz.

MacBook Pro de 2018 com Core i9 dentro de um freezer

Ainda não sabemos se é um problema generalizado ou apenas na unidade específica, mas o fato é que a falha existe: em um outro teste, renderizando o vídeo com o novo MacBook Pro dentro de um freezer (!), o tempo para completar a tarefa caiu de 39min37s para 27min18s — agora sim, bem melhor que o Core i7. Só que, bem, não é muito viável trabalhar desse jeito.

Tempos de renderização de vídeo do novo MacBook Pro

O Core i9-8950HK só está disponível em configurações personalizadas do novo MacBook Pro, por US$ 300 ou 400 adicionais. Se você precisa de poder de processamento e trabalha em um local quente, é bom pensar melhor e acompanhar o caso antes de gastar as dezenas de milhares de reais.

Toda essa história me lembra de quando a Qualcomm lançou os chips topo de linha Snapdragon 808 (hexa-core) e 810 (octa-core) para smartphones em 2015 — em tese, o 810 era mais potente, mas os primeiros aparelhos tinham sérios problemas de superaquecimento e thermal throttling, tornando ele pior que o 808 na prática.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luis Felipe Meira

Eu tenho um MacBook com Core M e ele roda tudo tranqüilamente, inclusive as animações do sistema. Ele não esquenta e tem um desempenho ótimo. Eu consigo jogar até mesmo alguns jogos nele, como o Batman Arkham City. Acho meio errado analisar um produto só pelas especificações. Além disso, a Apple lançou um patch para o MacBook Pro com i9 que corrigiu esse problema.

Leonardo Feelckins

me sinto péssimo rindo disso kkk

Silvio Ney

Por isso que a melhor opção pra quem quer um macbook HOJE é comprar um Pro de 15" i7 do modelo antigo... antes do touchbar até

Lairton Gomes

Ajuda mas continua throttling

John Smith

Falei não, kkk. Meme?

Fabio Santos

Colocar um i9 num laptop requer estudo pra cacete de posição de peças, a Apple faz coisas lindas, porém o próprio Jobs errou num desktop por tirar a ventoinha devido barulho, mais nada justifica ainda mais nos tempos atuais um Ferrari aquecer e andar somente de primeira e segunda marcha kkk.

Fabio Santos

O próprio Jobs lançou um desktop sem ventoinha para não fazer barulho e deu merda kkkk, faz parte da história da maçã.

Guilherme Andrade

Até o próprio i7 tem termal throttling, tanto que é mais recomendado um i5. Principalmente pra gaming.

Guilherme Andrade

Você falou sério e eu jurava que era o meme

João

Até o o novo silicone embaixo das teclas deve estar dificultando a dissipação do calor!

Denis Belo

Tem um, se não me engano da Asus, desses Gaming, que tem heatpipes de cobre e um cooler de cada lado do notebook, pra refrigerar um i7. Isso seria o mínimo pra refrigerar de forma decente um i9, mas como deixa o notebook mais grosso, a Apple não quer e faz essas cagadas.

Joao

O Antennagate é uma destas coisas.

Paulo Danilo Sabino Rodrigues

Cara, legal essa Ichurrasqueira além de poder fazer o churrasco de fim de semana ainda posso levar ela pra acampar e ao invés de fazer uma fogueira eu uso ele no lugar q é até mais ecológico.

Paul

Olha aí...
Então é por isso que o MacBook de 12 engasga até msm nas animações do sistema.

Neu

Será que utilizar uma aplicação para alterar a forma "silenciosa" de operação das fans do MPB não resolveria o problema? Geralmente as fans não trabalham na metade da capacidade por conta do ruído...

Exibir mais comentários