Início » Aplicativos e Software » Firefox Focus tem novo motor no Android e interface reformulada

Firefox Focus tem novo motor no Android e interface reformulada

GeckoView chega primeiro ao navegador móvel da Mozilla focado em privacidade

Paulo Higa Por
1 ano atrás

O Firefox Focus, navegador da Mozilla com bloqueador de anúncios e foco em privacidade, ganhou uma atualização significativa nesta terça-feira (2): ele trouxe um novo motor de renderização no Android e uma interface reformulada para comportar novos recursos, inclusive na versão para iPhone.

Até então, o Firefox Focus utilizava o Android WebView para renderizar as páginas na plataforma móvel do Google. Com a atualização, a Mozilla implantou o GeckoView, o que também aumentou o tamanho do aplicativo de 4 para 38 MB. Mas talvez você ainda não navegue com ele: a Mozilla explica ao VentureBeat que, “como este ainda é um novo motor, vamos ativá-lo gradualmente para os usuários”.

A Mozilla diz que o Firefox Focus é o primeiro navegador a utilizar o novo motor de renderização, porque ele se integra melhor com os recursos de privacidade do browser. No futuro, a Mozilla planeja incluir o GeckoView em outros aplicativos, incluindo o Firefox para Android.

Firefox Focus

No iOS, onde os aplicativos de terceiros são obrigados a adotar o motor de renderização do Safari, o Firefox Focus ganhou integração com os Atalhos da Siri: dá para abrir um site no navegador da Mozilla ou limpar os seus dados de navegação por meio da assistente pessoal, por exemplo.

E, em ambos os sistemas, agora há uma interface que harmoniza melhor com o Android 9 Pie e o iOS 12, além de ser possível obter sugestões de busca ao digitar um termo na barra de endereços. Como tudo o que você digitar precisa ser compartilhado com o buscador, o recurso vem desativado por padrão; você pode ativá-lo nas configurações do Focus.

O Firefox Focus pode ser encontrado no Google Play e na App Store.