Início » Telecomunicações » TIM e Oi compartilharão cobertura em mais de 800 cidades

TIM e Oi compartilharão cobertura em mais de 800 cidades

Cliente não precisará pagar a mais pelo roaming; além da Oi, TIM já possui compartilhamento com Claro e Vivo

Lucas Braga Por

A TIM parece estar muito empenhada em compartilhar infraestrutura e fechou um acordo de roaming com a Oi. Ela já tem outras parcerias de RAN Sharing para dividir a rede de acesso via rádio. O compartilhamento de infraestrutura já é realidade em diversos países, mas faz pouco tempo que alavancou no Brasil.

Antena de celular

De acordo com o Convergência Digital, o compartilhamento ocorrerá em mais de 800 cidades. Isso permitirá que clientes TIM usem o celular onde a Oi tem cobertura, mesmo sem sinal da operadora italiana, e vice-versa. O acordo exige pelo menos a tecnologia 3G e o roaming ocorrerá de forma transparente, sem que o cliente tenha que pagar a mais para usar o serviço.

Além de beneficiar os clientes da TIM e Oi, o compartilhamento leva a concorrência para municípios pequenos que são atendidos por somente uma operadora de telefonia móvel. Na semana passada, TIM e Vivo também anunciaram roaming transparente de 2G e 3G para mais 570 cidades.

Além disso, a TIM tem parceria com a Claro, onde compartilha o 3G em 700 cidades. Para as operadoras, a medida é mais do que positiva, uma vez que reduz o investimento necessário para ampliar a cobertura.

O Tecnoblog solicitou a lista das 800 cidades que serão beneficiadas pelo compartilhamento, mas até o momento as operadoras não responderam.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Renee Riderdie
R Adriano

Queria a lista das cidades...

Marcos Silvestrini

Ótima notícia.Espero que o Bairro de Dona Catarina...Mairinque esteja neste range para eu usar meu Tim de boas por la

Luiz Henrique

Você leu a matéria?
"O acordo exige pelo menos a tecnologia 3G e o roaming ocorrerá de forma transparente, sem que o cliente tenha que pagar a mais para usar o serviço."

Romario Silva

a sim

Romario Silva

essa parceria e so praq uso de 2 e 3g ou ta incluido o 4g tbm?

Júnior Anchieta

Acredito que este acordo será para cidades que possuem cobertura de apenas uma das operadoras. Para as cidades já cobertas por ambas acredito que não haja compartilhamento de sinal.

rafamp

Medida mais do que necessária para a Oi, que tem sérios problemas de sinal. No centro de Florianópolis, por exemplo, só funciona a internet 3G

Leandro Praxedes

Por isso q eu adoro a Tim.

Júnior Anchieta

Aguardando a lista das cidades. Sou cliente da Oi e trabalho em um município com cerca de 12 mil habitantes no interior do RN onde não tem cobertura da referida operadora. Tive q comprar um chip da Tim pra não ficar incomunicável. Esse acordo já deveria ter saído há muito tempo.

Cristiano Gomide

Bacana essa parceria, pelo menos vai ampliar bem a cobertura! Gosto muito da Tim, aqui na minha cidade (Viçosa MG), funciona muito bem o 4G, mas infelizmente nas cidades vizinhas não funciona a Oi e muito mal a Tim. Tomara que olhem isso.

Felipe Silva

Eles querem cobertura 3g sem investir (lembrando que a rede 3g da TIM é péssima), assim sobrando dinheiro para expandir em rede 4g própria, o que é o foco da TIM a uns 3 anos, e tem mostrado bons resultados.

Fernando Lima

È o sujo dando a mão paro o mal lavado. Vamos juntos pra esse buraco.

Yago G. Oliveira

Aqui a TIM usava infraestrutura da Oi no 4G. Depois que passou pros 700Mhz, saiu.
Apesar do bom sinal, em alguns locais percebo uma internet extremamente devagar por conta do número de usuários; Tim Beta aqui está em peso

Bardni

Aqui onde moro a Tim pega 4G legal, e a Oi pra ter 3G decente só na cidade vizinha. (apesar da 3g da Oi ser mais rapida que a 4gb da Tim pelo simples fato do congestionamento na rede da Tim)

Exibir mais comentários