TIM e Oi compartilharão cobertura em mais de 800 cidades

Cliente não precisará pagar a mais pelo roaming; além da Oi, TIM já possui compartilhamento com Claro e Vivo

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Antena de celular

A TIM parece estar muito empenhada em compartilhar infraestrutura e fechou um acordo de roaming com a Oi. Ela já tem outras parcerias de RAN Sharing para dividir a rede de acesso via rádio. O compartilhamento de infraestrutura já é realidade em diversos países, mas faz pouco tempo que alavancou no Brasil.

De acordo com o Convergência Digital, o compartilhamento ocorrerá em mais de 800 cidades. Isso permitirá que clientes TIM usem o celular onde a Oi tem cobertura, mesmo sem sinal da operadora italiana, e vice-versa. O acordo exige pelo menos a tecnologia 3G e o roaming ocorrerá de forma transparente, sem que o cliente tenha que pagar a mais para usar o serviço.

Além de beneficiar os clientes da TIM e Oi, o compartilhamento leva a concorrência para municípios pequenos que são atendidos por somente uma operadora de telefonia móvel. Na semana passada, TIM e Vivo também anunciaram roaming transparente de 2G e 3G para mais 570 cidades.

Além disso, a TIM tem parceria com a Claro, onde compartilha o 3G em 700 cidades. Para as operadoras, a medida é mais do que positiva, uma vez que reduz o investimento necessário para ampliar a cobertura.

O Tecnoblog solicitou a lista das 800 cidades que serão beneficiadas pelo compartilhamento, mas até o momento as operadoras não responderam.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados