Início » Web » Como ganhar dinheiro no YouTube (gerando receita)

Como ganhar dinheiro no YouTube (gerando receita)

É possível ganhar dinheiro com seu canal do YouTube, mas a plataforma possui uma série de regras e restrições; conheça todas elas

Por
29/11/2018 às 16h16

Você já criou seu canal no YouTube e começou a postar seus vídeos nele, então já deve ter pensado em como fazer para ganhar dinheiro. A plataforma de conteúdo do Google possui uma série de regras e diretrizes, bem como libera o acesso ao programa de parcerias apenas aos canais que atingirem certo patamar de audiência online.

Geralt / YouTube / Pixabay / como ganhar dinheiro no Youtube

Aqui, nós explicamos o que é e como funciona o Programa de Parcerias do Youtube, e você aprenderá o que é preciso para ganhar dinheiro na plataforma.

O que é o Programa de Parcerias do YouTube?

Para ganhar dinheiro com seus vídeos, é obrigatório inscrever o canal no Programa de Parcerias do Youtube. É ele que permite ao produtor de conteúdo gerar receita através dos anúncios veiculados antes ou durante suas produções, com uma porcentagem das assinaturas do YouTube Premium ou através do programa de patrocínio de canais.

Originalmente, o YouTube era bem mais flexível e permitia que canais pequenos pudessem começar rapidamente a reverter visualizações e anúncios em grana, mas após vários anunciantes abandonarem a plataforma em 2017, e por vários canais e produtores compartilharem conteúdos controversos, o serviço puniu aqueles que não se comportaram e endureceu as regras para novos players.

Hoje, um canal do YouTube só pode ser monetizado se atingir as seguintes marcas:

  • Alcançar 10 mil visualizações totais de seus vídeos;
  • Alcançar (e manter) um mínimo de mil espectadores inscritos;
  • Atingir (e manter) a marca de 4.000 horas visualizadas nos últimos 12 meses.

Uma vez que um canal cumpra essas exigências, o produtor poderá solicitar uma análise de seu conteúdo para habilitar a monetização. Uma vez que ele esteja de acordo com as diretrizes da comunidade, a inscrição é aprovada.

PublicDomainPictures / dinheiro / Pixabay / como ganhar dinheiro no Youtube

As últimas duas exigências (espectadores e horas de visualização) foram incluídas principalmente para obrigar o produtor a sempre publicar conteúdos novos e interessantes, de forma a manter o interesse do público. Se esses números mínimos não forem mantidos, o canal é removido do Programa de Parcerias e terá que passar por uma nova análise, assim que se enquadrar novamente nas exigências do YouTube.

Trocando em miúdos, o Programa de Parcerias do YouTube é um serviço voltado a incentivar os bons produtores, permitindo que eles possam fechar parcerias com anunciantes através da plataforma e fazer dinheiro com seus vídeos.

Como começar a ganhar dinheiro no YouTube

Passo 1: Solicitando a análise do Programa de Parcerias

Se seu canal atingiu o patamar mínimo necessário para se inscrever no Programa de Parcerias, para solicitar uma análise do conteúdo é preciso fazer o seguinte:

  1. Entre no YouTube, clique no seu avatar e depois, em Configurações;
  2. Em Sua conta, clique em Ver recursos adicionais. Você estará no Estúdio de Criação;
  3. No menu à esquerda, no menu Canal, clique em Status e recursos;
  4. Em Geração de receita, clique em Ativar;
  5. O YouTube exibirá uma série de orientações, confirme todas.
Mohamed Hassam / YouTube / Pixabay / como ganhar dinheiro no Youtube

Se você ativou o beta do YouTube Studio, o procedimento é um pouco diferente:

  1. Entre no YouTube e clique em YouTube Studio (beta);
  2. Em Outros recursos, clique em Status e recursos;
  3. Em Geração de receita, clique em Ativar;
  4. O YouTube exibirá uma série de orientações, confirme todas.

Com isso, uma solicitação de análise foi feita para o seu canal. A resposta costuma vir por e-mail, dentro de até um mês.

Passo 2: Se inscrevendo no AdSense

Paralelamente ao processo de análise, é preciso inscrever-se no AdSense para receber o dinheiro da monetização. O YouTube faz pagamentos mínimos de US$ 100 aos criadores, com base nos anúncios visualizados ou uma porcentagem em cima das assinaturas dos usuários do YouTube Premium.

  1. Entre no YouTube, clique no seu avatar e depois, em Configurações;
  2. Em Sua conta, clique em Ver recursos adicionais. Você estará no Estúdio de Criação;
  3. No menu à esquerda, no menu Canal, clique em Status e recursos;
  4. Em Geração de receita, clique em Saiba mais;
  5. Na opção Google AdSense, clique em Iniciar;
  6. Você será redirecionado para a página de seleção de Conta do Google. Escolha a que você quer usar para acessar o Google AdSense;
  7. Na página de inscrição do Google AdSense, clique em Aceitar associação.

E pronto.

Uma vez que seu canal for aprovado na análise, você poderá monetizar seus vídeos e ganhar dinheiro com eles. Mas, lembre-se, o caminho é longo e cheio de detalhes.

Mais sobre: , ,