Netflix está testando replay instantâneo de cenas marcantes

Função de repetir instantaneamente cenas marcantes em filmes ou séries está em teste pela Netflix em filmes como Mogli e Dumplin

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
jgryntysz / controle remoto com botão para a Netflix (detalhe) / Pixabay / como fazer uma conta na netflix

Voltar o vídeo para rever aquela cena de ação ou aquele momento engraçado. Quem nunca fez isso em um filme ou uma série? Esse comportamento é tão frequente que a Netflix decidiu estudá-lo de perto: a companhia está testando um modo que dá replay em cenas marcantes instantaneamente.

O grande problema de voltar o vídeo manualmente é que, em boa parte das tentativas, erramos o início da cena que queremos rever. Além disso, o vídeo pode demorar alguns instantes para ser retomado porque o buffer da transmissão precisa ser recarregado.

No teste, a Netflix está incluindo no vídeo um botão flutuante mais ou menos parecido com o que permite pular a introdução de séries, só que com os dizeres “assistir a esta cena novamente” (em tradução livre). Como a descrição sugere, esse modo repete a cena que acabou de ser mostrada, desde o começo.

Mas, por enquanto, esse recurso aparece apenas em algumas produções recentes da plataforma, como os filmes Mogli e Dumplin (este ainda não está disponível no Brasil), e somente para um grupo restrito de usuários.

Mogli

Mogli

A Netflix confirmou o teste ao Los Angeles Times, mas não disse quanto tempo a experiência durará ou se pretende mesmo transformar o botão em uma funcionalidade permanente.

Não é que a companhia queira gerar expectativas. O recurso precisa mesmo ser bem avaliado antes de uma implementação definitiva. Por mais que um botão para repetir cenas notáveis pareça ser uma boa ideia, há relatos nas redes sociais de usuários que ficaram incomodados com a função.

Para muitos deles, o modo acaba servindo de distração e quebrando toda a empolgação ou surpresa gerada pela cena. Por conta disso, talvez — e apenas talvez — a Netflix opte por uma solução intermediária: tornar a funcionalidade opcional.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados