Início » Brasil » Motoristas do Uber e 99 ameaçam paralisação no Brasil devido à falta de segurança

Motoristas do Uber e 99 ameaçam paralisação no Brasil devido à falta de segurança

Greve pode afetar Uber e 99 em todo o Brasil em 20 de janeiro; motoristas querem cadastro mais rigoroso dos passageiros

Felipe Ventura Por

Motoristas do Uber e 99 no Rio Grande do Sul não farão corridas nesta segunda-feira (14) como protesto contra a violência. Além disso, uma mensagem vem se espalhando em grupos do WhatsApp convocando uma paralisação em todo o Brasil no dia 20 de janeiro. Os apps estão sendo pressionados a adotar mais medidas de segurança, como obter um cadastro mais rigoroso dos passageiros e mostrar o endereço de destino.

Aplicativo Uber

A Alma-RS (Associação de Motoristas de Aplicativos do Rio Grande do Sul) estima que oito mil motoristas no estado — cerca de 60% do total — devem aderir à paralisação. Ela começou nesta manhã em Porto Alegre, Nova Hamburgo e outras cidades. A orientação é não aceitar qualquer corrida durante 24 horas.

Motoristas querem cadastro mais rigoroso de passageiros

Segundo o UOL Tecnologia, estas são as principais exigências dos motoristas:

  • realizar um cadastro mais rigoroso dos passageiros, assim como é feito para os condutores;
  • mostrar o endereço de origem e destino antes de a corrida ser aceita;
  • permitir que o motorista não aceite dinheiro como pagamento, especialmente à noite;
  • mostrar a foto do passageiro;
  • pedir que o usuário insira uma senha ao solicitar uma corrida, para evitar que criminosos façam o pedido com um celular roubado.

Algumas dessas medidas poderiam ter efeitos colaterais. "Os aplicativos se negam a mostrar a foto dos passageiros por medo de que haja uma seleção, o que para os apps é ruim e para experiência dos passageiros também", explica Marlon Luz ao UOL Tecnologia. Ele é vice-presidente da Amasp (Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo).

E quanto a deixar que o condutor não aceite dinheiro? "A 99 oferece e tem muitos crimes também", lembra Luz.

Algumas associações de motoristas defendem uma paralisação no Brasil, mas não há consenso sobre a data — mensagens em grupos do WhatsApp sugerem o dia 20 de janeiro, um domingo. "Queremos que o motorista trabalhe e ganhe dinheiro, paralisar significa deixar de ganhar dinheiro, e isso é ruim", diz o vice-presidente da Amasp.

Detentos criticam mortes de motoristas do Uber e 99

Dois motoristas do RS foram mortos nas últimas semanas. Antônio Everton Pereira dos Santos, de 21 anos, foi baleado na cabeça enquanto fazia uma corrida pelo Uber na quinta-feira (10). Paulo Júnior da Costa, de 22 anos, desapareceu na noite de 31 de dezembro enquanto trabalhava pelo Uber; seu corpo foi encontrado dias depois em Santa Catarina.

Além disso, três condutores do RS foram baleados nas últimas semanas — um deles na madrugada de hoje, horas antes de a paralisação começar. Ele foi atingido no pescoço, mas não corre risco de morte.

A situação está tão grave que até mesmo os detentos no RS estão criticando a onda de assassinatos dos motoristas. Os presos dizem que não há necessidade de matar após o roubo, segundo áudios de WhatsApp obtidos pelo Correio do Povo. Eles também temem que o governo reforce o policiamento nos bairros, prejudicando atividades criminosas.

Os detentos acreditam que esses ataques vêm de criminosos menos experientes que ainda estão começando. "Veterano não faz isso aí... essa piazada aí, pra dizer que é bandidão, vai ali e toca uma faca, vai ali e dá um tiro e seguinte, chega na cadeia, 'bah, matei dez, vinte', mas não tem um pra apoiar ele", diz uma das mensagens de voz.

Uber e 99 ressaltam medidas de segurança

Em comunicado, a Uber diz que usa machine learning "para bloquear viagens de risco, e lançou uma ferramenta de segurança para motoristas, incluindo um botão de pânico para acionar a polícia". Ela também mostra qual será a forma de pagamento antes de o usuário embarcar. A empresa pede informações extras, como CPF e data de nascimento, para quem paga somente em dinheiro.

Enquanto isso, a 99 lembra que "montou uma equipe especialmente dedicada, composta por mais de 70 pessoas incluindo ex-militares, engenheiros de dados e psicólogos", que "foi responsável pela redução em 82% dos incidentes na plataforma em 2018".

Além disso, ela usa inteligência artificial que veta as áreas de risco para motoristas; exige CPF e cartão de crédito antes da primeira corrida; e dá a opção aos condutores de não aceitar dinheiro.

Com informações: UOL Tecnologia, Correio do Povo.

Mais sobre: , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Vanessa Young
Hi https://google.com/#btnI=ru...My id #493636
Tiago Freitas
Já é tanta regulação por parte do Estado que daqui há algum tempo esses App's irão virarem táxis. Irão perder a atratividade. O dito protesto deveria ser nas prefeituras e nos estados. Quem cuida das empresas é o mercado.Até associação pra motoristas de aplicativos já existe. Eu iria morrer sem saber disso se não essa matéria.
leoleonardo85
Eu só olho a placa, se tá certo eu entro no carro.
Michael
Exatamente como o passageiro faz quando o motorista é negro.
Fernando Aloia
Horário!? Expressa-te melhor meu caro.
Fernando Aloia
Palhaçada!!? Eu acho que antecedentes criminais são FUNDAMENTAIS pro cadastro do passageiro.
Adriana Araujo
Tenho cadastro de passageiro no Uber e pop, e eles nunca pediram para enviar RG nem CPF nem foto do meu rosto. O cadastro de passageiro deveria ser mais rigoroso. Pois permite jogar qualquer CPF no cadastro sem nenhuma confirmação. Devia pedir CPF e rg e foto do rosto, e na hora de chamar a viagem para confirmar o pedido deveria pedir para bater a foto de novo para confirmar de novo. E nan deveria poder chamar para terceiros, só parentes, filhos mãe irmã e estar cadastrado no aplicativo com CPF RG e foto como dependente. Aí sim iria ficar bem melhor. E não ter pagamento de dinheiro , seria cartac ou um pagamento pré pago no cadastro.
Frederico Martins
Ô Vânta. Kkkkk
Luís Carlos
Na verdade, o aplicativo ja faria isso, então se tornaria algo implicito. A partir do momento q somos nos, os motoristas, que nos arriscamos a diversas situações pra ganhar o nosso, e contribuir com o aplicativo, nada melhor que a propria empresa zelar pelos seus colaboradores. E afinal das contas, quem não deve, não teme.Voce não é obrigado a utilizar os servicos, e continue andando de bike, faz bem pra saude.
Thiago Mocci
Temos que achar meios de aumentar a segurança sem criar brecha pra motorista ficar escolhendo corrida, se não vira táxi.Se o cadastro de quem pede fosse mais completo, com CPF, mandando RG e confirmado tudo, além de, na hora de pedir, exigir uma selfie, algo que impeça um ladrão que acabou de roubar seu celular de pedir uma corrida, já diminui muito o problema.
Thiago Mocci
Apenas uma confirmação que é o próprio usuário que está pedindo, automatico de sistema, não pro motorista ver.
Pereira
To pra ver trupezinha mais ordinária que oficina mecânica quando o cliente é empresa/órgão público.
Heitor costa de moraes
Exijo que apps Uber e 99 precisa de mas rigorisadade quanto a passageiro e quanto drive motorista apps cadrastal drive tinha que ser ometida na empresa muito facil criar conta drive iniciar uma corrida ,quanto passageiro tinha que ser mas regido alimentar por causa de assaltos e tals, devia colocar 3 vezes CPF e data de nascimento pra conseguir uma corrida e uma foto mostrar ao condutor quem estamos aceitando corridas ,ou ate mesmo digital na tela do passageiro ante de colocar o CPF tinha que ter registro digital passageiro mostrar condutor. Essa analise deveria ir direto a empresa uber e 99 depois averiguar a policia se estamos aceitando criminosos ou não ocorrido ficha suja sera apreendido assim que for sera detido ficha suja através do apps serao apreendido assim nao tera muito assaltos e mortes contra nós.. Divulgue a isso ante que sejamos a vitima dos malfeitores. Sou cristão anulo isso de criminalidade. Nao sabemos quem estamos pegando na pista. Piso de perigorasidade e rigoralisidade. Deus acima de tudo! !
Ruideglan Lucena
Quase que por completo, concordo com seu comentário.A avaliação escrita de passageiros, seria sim um método eficaz de educar-los. Mostrar a foto do passageiro também é importante, tanto porque as do motoristas aparecem para eles.Destino final, sempre fui a favor de mostrar, para os manés que cancelam corrida por distância, que exista os bloqueios temporários após X corrida curta recusada. Assim, eles sairiam perdendo, e cancelariam somente as de área vermelha.
Gafanhoto da Pata Torta
Quando forem obrigatórios cabines blindadas nos carros de transporte coletivo os crimes seriam mínimos. Obrigando a ter tal cabine os preços delas iriam baratear (como em new york e afins) e somente quem tem interesse legitimo no ramo estaria trabalhando. ENTÃO PAREM DE DESVIAR DO PRINCIPAL. Mais fácil essa abordagem porque estão esquecendo do quesito VIDA antes! Não quer morrer não trabalha onde tem risco. Espere ter condições, mesma situação do local insalubre e com risco de vida ao trabalhador, arrisca quem precisa e aceita quem não pondera.
Leandro Gonçalves
Um show de comentário!!
Ricardo Robben
Só concordo com o controle cadastral, porque o isso de mostrar endereço não pode acontecer, pois esses caras não fazem isso somente com região chamadas de risco. Outro dia 3 motorista cancelaram a viajem pois eu iria para o bairro Castelo, bairro que não é nada de risco aqui em BH. Os riscos que vocês correm são os mesmos que os taxistas. Isso é problema de segurança pública e não de APP. A foto a mesma coisa, a gente sabe que a socidade tem seu perfil de "pessoa de bem" e esses que estiverem fora do seu perfil, vão ficar sem, só pelo seu achismo? Quando pediram que a população ficassem do lado dos app contra os taxistas, tiveram apoio, agora vem com essa.
Lucas Gasparotto 
Não querendo defender uma classe ou outra, mas taxista sofre isso desde mto tempo. Meu avô já foi sequestrado duas vezes, levaram quatro carros dele, meu pai já foi motorista de táxi tbm e já viu mto colega ou ser morto, ou ser assaltado/sequestrado. A insegurança não é de uma classe ou categoria, é geral. Como o Thiago Mocci disse nos comentários, não está errado em pedir que se faça algo, e sim na forma como fazem. Na minha opinião, quer parar, parem, tem gente que vai rachar de ganhar dinheiro com isso e a população não será afetada a meu ver.
Cristina Nascimento
Todos tem como espelho os corruptos do passado, os próprios parentes. Corrupção está enraizada no brasileiro, e não somente nos "políticos". Se o povo parar de pensar em si mesmo e fazer a diferença tnt individual como coletivamente o país muda. Pra mudar as leis, não basta os políticos q estão no poder acordar, basta o cidadão acordar. Vcs querem mudança q venha do alto, isso nunk vai acontecer enquanto o povo não acordar. O gigante despertou uma única vez, e já voltou pro coma.
­­­­­­­­­­­­­­­
Vão usar essa baboseira de identificação com foto ( que é perfeitamente burlável) para ficar discriminando passageiros, isso sim.
­­­­­­­­­­­­­­­
Qual seria sua próxima exigência agora? Exigir antecedentes criminais de cada passageiro, antes de aceitar a corrida? kkkkkkkk que palhaçada, por isso que me recuso a usar qualquer aplicativo de transporte particular, se eu quiser ir pra qualquer lugar, vou de busão, ou se possível, até de bike, mas não pretendo jamais usar esse tipo de serviço.
Frederico Martins
Seria melhor se ele já conhecesse o destino e recusasse as corridas.... mas peraí, já temos algo assim e se chama táxi. 😂
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
não é relativo, é horário mesmo.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
so se for um taxista que curte gente morrendo. porque os taxista que eu conheco se identificam com os uber que são roubados por aí (ou qualquer pessoa que seja roubada/morta)
tuneman
em primeirissimo hehehe
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
na verdade isso é logística criminal (eu chamo assim).já notaram que uma briga com o estado é o tipo de briga que começa perdendo, vide os ataques em CE, afinal briga de atrito sobrevive quem mantém recursos pra continuar com ela, coisa que o crime não tem é recurso garantido, já o estado e seus DARF da vida...
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
se o destino ou origem for a favela do barracão.pode ser até o papa que vai ser ignorado.
Ícaro
Segundo os comentaristas do tecnoblog não existe racismo nem profiling no nosso país.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
ele tá falando que precisa de leis mais endurecidas amore.você ficou batendo na tecla de educação e ignorando a parte das leis, que possuem até divisões, basta ter um ensino superior e você vai para uma cadeia diferente, policial também, juiz raramente é preso (é aposentado e continua recebendo salário), advogado é a cadeia do ensino superior e eu não vou nem dizer em indutos que presos recebem para ter encurtamento da pena, político depende do partido, o nosso "juiz herói" ignorou uns 230 culpados de corrupção de certos partidos e prendeu uns 25, com um sendo dito o "mais pirigoso" enquanto existe um certo político que nem investigam e foi presidente do brasil em 1996 (e quebrou o brasil :|)...e todos eles são "educados" mi amore.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Imagine o quanto é desviado que poderia ser investido em educação e saúde.em torno de 220 mihões ao ano...isso sem contar o judiciário que vai receber um aumento de salário e as aposentadorias do executivo, legislativo, judiciário e parentes de militares antes de 2001...mas hey, brasil em primeiro lugar não?
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
é porque tá escrito na testa da pessoa se ela é bandido ou não, esses ubers estão reclamando atoa...sqn
Jonatan Waldow
Pelo menos o motorista vai voltar vivo pra casa! A questão é que a Uber, principalmente, permite que "qualquer um" chame um carro, seja pessoa de bem, bandidos, traficantes, etc.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
cara isso é uma série de fatores do motorista/passageiro.os motoristas querem saber o endereço para evitar corridas que se iniciam/terminam em "áreas vermelhas" como questão de segurança, e o passageiro pelo motivo que você falou (motoras negarem corrida por distância)outra, a demanda do uber é de duas vias, passageiros que querem motoristas e motoristas que querem passageiros...isso é até automatizarem, porque esse é o futuro mesmo para a uber. pagar humanos pra quê quando tem a skynet...
João Silverado
Quem quer usar e pagar certinho, faz o cadastro q for. O q deviam eliminar são corridas a dinheiro. Quem quiser q arrume um cartão. Bandido só tem cartão se for roubado. Bastaria ter alguns passos de segurança pro bandido ñ conseguir chamar um carro nem com cartão roubado. Enfim.
Cristina Nascimento
Vc q fala coisa nada a ver.
Paquito78
Desisto. Você só fala o óbvio. Fui.
Cristina Nascimento
Não, vc vai lá e tenta fazer a tua parte pra mudar o país, depois a gente conversa. Pq se cada um fizer um pouco, as coisas mudam. Não é só educação mesmo, é nossa conduta diante dos outros.
Paquito78
Você sabe o que é crime de colarinho Branco? É sobre isso que estávamos falando. Dá uma olhadinha, veja o que é, depois volta para conversarmos.E não, educação NÃO É TUDO.
tuneman
Com certeza é muito complexo e não resolver-se.Eu também já tive que lidar com corrupção. É bem comum fazer cartel entre oficinas para revezar e superfaturar as manutenções de prefeitura.Felizmente meu chefe não prosseguiu nessas coisas e mantêm-se bem apenas com clientes pessoas físicas.
Luís Carlos
Acho muito correto informar o destino e expor a foto da pessoa, pois nossa foto é informada ao passageiro quando ele vai aceitar a corrida, o que dá o direito a ele de recusar ou manter a corrida. E também, caso seja questionado ao passageiro sobre seu destino e ele se recuse a responder (ignore a mensagem ou a mensagem não chegue ao seu aparelho), de duas uma: ou cancelo, ou quando eu for embarcar ele decido na hora de levo ou não.E ainda digo mais: a Uber e a 99 são muito "frouxas" com os usuários ao não permitir que os mesmos recebam feedbacks positivos e negativos escritos manualmente. Nós, motoristas, deveríamos saber antecipadamente sobre o comportamento de um passageiro, antes de embarcar um "cavalo" que goste de sujar o carro, que goste de bater a porta com força, etc. Assim forçaria os usuários a terem um comportamento mais decente.Tenho uma sugestão: que haja um meio de obrigar o usuário a informar que não está pedindo o Uber/99 pra ele, mas pra um terceiro.Solicitar a senha do aparelho pra evitar usou em casos de roubo/assalto? Aprovado por mim também.
Rod
E se estiver escuro?
Cristina Nascimento
É mto complicado, pq o fulanão tá lá com sua turma roubando pra dedéu. Uns vão presos e outros não. Aí, hipoteticamente, se elegem outras pessoas daki do povo. Claro, lógico e evidente q do jeito q tá a impunidade no país, tnt pra crimes hediondos como os do colarinho branco, o cara lá q se elegeu, um de nós, vê aquela bolada de propina, e não vai aceitar? E mesmo q não aceite, outros irão dá um jeitinho de fazer as coisas andarem rápido a favor do grande empreiteiro, do grande empresário, em troca dakela bolada. é da nossa natureza, infelizmente. Tá mto difícil combater isso. Eu vejo mta corrupção pois trabalho lidando com servidores públicos. Molhou a mão, o processo anda.Gente corrupta e criminosa é realmente um cancêr na sociedade brasileira.
Rod
Discordo em mostrar o destino antes de aceitar. Mas concordo que o Uber podia criar áreas de risco no mapa e não permitir corridos com destino dentro da tal área. Assim o motorista fica tranquilo que não vai cair dentro de uma bocada.Quanto ao pagamento, entendo que o motorista deveria poder escolher se recebe em dinheiro, e no app do cliente, se não tiver cartão cadastrado, a solicitação de viagem nem aparece pro motorista.
Cristina Nascimento
Amigo, não é questão só de ser rico q se é corrupto, vc sabe disso né? Lula era pobre de marré marré, mas até hoje fala q o condominio lá não sei onde não é dele, fora outras falcatruas. Vc parece q sismou q corrupção tá no sangue dos ricos. Corrupção, roubo e espírito de levar vantagem tá no sangue do brasileiro. Qqr um pé rapado igual eu e vc, se tivesse em Brasilia, faria o mesmo. A impunidade tb é um fator relevante, mas educação é tudo, pra q isso diminua.
tuneman
Com certeza!Eu acho que ambos devem ser tratados com a mesma seriedade. Os crimes comuns são os que nos atingem diretamente, por isso temos mais urgência em combate-los, em justiça social.Só que um politico que rouba milhões acaba por causar danos pra muito mais gente e durante muito mais tempo. Imagine o quanto é desviado que poderia ser investido em educação e saúde.Realmente, o governo é apenas um espelho do cidadão.
Paquito78
Acho que você não entendeu o que eu escrevi. Dar educação é o óbvio. Acontece que os corruptos do colarinho Branco tiveram educação. A diferença do nosso país, onde estes "proliferam como baratas" para países onde isso não acontece é a impunidade. Isso deve ser combatido urgentemente em nosso país.
biscoitao
Prefiro ir de ônibus ou não sair de casa do que ter que usar táxi
Cristina Nascimento
Continuo a frisar: temos q insistir na boa educação das nossas crianças, pobres ou ricas. Toda cesta de maçã tem sua fruta podre, só q no nosso país, ser desonesto em mtas das vezes não dá em nada. Junte isso com pessoas de péssimo carater, sendo ricas ou pobres, sendo exemplos e espelhos para os filhos e menores ao seu redor, e teremos pra sempre uma receita para o desastre de uma nação.Existem corruptos em quase todo o mundo mais em certos lugares eles se proliferam como baratas, como acontece no nosso país. Temos q parar de olhar o umbigo dos outros, corrija os seus filhos, sobrinhos, primos e outras crianças, assim vc vai parar de ver péssimos exemplos ao seu redor. É dificil? Claro, mas desistir é pior. Faça a sua parte e esqueça os podres ao seu redor. Se lutarmos, essa podridão irá diminuir. Eu faço a minha parte dando bons exemplos e ensinando o certo para os jovens à minha volta, faça isso vc tb.
Igor
Esses aí tudo bem.
Igor
"mostrar o endereço de origem e destino antes de a corrida ser aceita" Também considero esse ponto errado, um dos itens que propagavam que o uber é melhor que o taxi é justamente isso do motorista te levar aonde o cliente quiser, sem importar o preço ou a distancia da corrida.
leoleonardo85
Ai o Motorista vê que o passageiro é negro e cancela.
Arley Martins
Deveria sim usar apenas cartão de debito/credito. Fica voltando troco é muito perigoso. Sim antes de chamar a corrida deveria ter uma senha de autenticação final. Tem que ter mais policia na rua.
Glauco Rodrigues
A 99 mostra a foto do passageiro e o destino. Entendam que se o motorista julgar necessário cancelar, ele o fará . A questão é o tempo, antes ou quando chegar até o passageiro.
Glauco Rodrigues
Mostra sim
Doug
Que país bizarro:A situação está tão grave que até mesmo os detentos no RS estão criticando a onda de assassinatos dos motoristas. Os presos dizem que não há necessidade de matar após o roubo, segundo áudios de WhatsApp obtidos pelo Correio do Povo. Eles também temem que o governo reforce o policiamento nos bairros, prejudicando atividades criminosas.
FastSloth87
T A X I
Maezono
Quando motoristas começarem a escolher corrida de acordo com a conveniência já vai arruinar a experiência.
Oliveira
Perfeito, com os motoristas eles já fazem isso é nem por isso deixamos de trabalhar com eles, essa lorota que o passageiro deixaria de usar os apps por conta da burocracia não cola .
Oliveira
Temos esse direito amigão, nós que contratamos o aplicativo, somos parceiros se eles tem medo de perder passageiros deveriam ter medo dos motoristas perderem a vida também, nós motoristas temos o direito de escolher o que é melhor pra nós, assim como os taxistas fazem, porque o carro é deles eles colocam quem eles quiserem dentro do carro, a vida é deles é eles tem o direito de escolher se manter vivo, aonde o direito de trabalhar com dignidade e não se colocar em risco esta errado ?
Oliveira
A 99pop mostra sim o destino do passageiro em todas as localidades, na minha opinião é o melhor app .
Natal Gabriel
Tem que que ser assim ver o destino antes da corrida sim porque vc não sabe o que pode acontecer
Oliveira
Eu concordo com o motorista poder escolher na uber se quer fazer viagem em dinheiro ou somente no cartão, concordo com o App mostrar o destino final antes de chegar pra pegar o passageiro e mostrar a foto do cliente e também de uma senha toda vez que for solicitar uma viagem, porque com isso só não vai solicitar quem tiver a intenção de cometer um crime, pois os bancos utilizam todas as formas de segurança e nem por isso deixamos de usar os bancos, digo isso pelos comentários que vejo, principalmente do Sr Marlon, que esta pensando igual os aplicativos só em lucro, esquecendo do fator principal que é a vida .
Natal Gabriel
Essa senhora falando que não é vantajoso a opção de trabalho com dinheiro ou cartão porque vc ter seleção de passageiros não melhor ter a seleção do que ter vários motorista parceiros morrendo essa mikhem e ridícula
Gerson Neto
Kkkkkkk os taxistas vibram
@Sckillfer
Das medidas a que apoio é o maior controle cadastral. Mas esses apps (principalmente o Uber) tem muito que mudar do lado do cliente: uber exibe que tem um carro há 2 minutos de ti, tu pede e o tempo sobe pra 7 porque o motorista tá "finalizando outra corrida nas proximidades", tu não pode reportar motoristas que cancelam depois de te fazer de palhaço esperando, não tem como reportar problemas no app em si (exceto no Pool), etc.Uber taxilizou total, a diferença é que agora além dum motorista vilão tu tem a empresa intermediadora vilã
Mickão
- Mostrar o endereço de origem e destino antes de a corrida ser aceita: Fará com que o serviço se torne um táxi, basicamente, com diversos motoristas negando corridas simplesmente por acharem que não vale a pena.- Mostrar a foto do passageiro: Causará uma seletividade muito ruim aos usuários e consequente queda de qualidade do serviço.Sou a favor de mais segurança aos motoristas, porém esses dois pontos em específico levariam o serviço a uma queda de qualidade absurda. Cobrem mais seguranças das autoridades, não apenas das empresas.
Jadir de Araujo
Excelente comentário. Nota 10!
Alexandre
Pop99 não está pagando as indicações, bando de caloteiros, várias pessoas lesadas e nenhuma matéria nem reportagem, só olhar no YouTube para ver quantas pessoas foram enganadas inclusive eu.
Paquito78
Você acha que o Sérgio Cabral não teve Boa educação? Jorge PIcciani? O problema é a impunidade que imperou todo esse tempo (e continua imperando para grande parte da alta sociedade). Se começarem a ir para cadeia, como está acontecendo, acredito que as coisas, com o tempo, melhorem.
Thiago Mocci
Mas não são equivalentes, cara. O taxista que tiver a preocupação que você ta falando e quiser a mesma segurança que a Uber, por ventura venha a ter, de foto e comprovação da pessoa, ou vira Uber ou exige dos apps de taxi a mesma documentação.
Thiago Mocci
Me ocorreu agora... Com as tecnologias atuais de mapeamento do rosto e tal, o app podia exigir uma selfie pra solicitar a corrida, pra ver se é o próprio usuário.
Thiago Mocci
O app precisa também ter certo controle. Não pode deixar aceitar ou não corridas a vontade e tal.Mas forma de pagamento, é um absurdo não ter como o motorista selecionar que não quer receber dinheiro.
Fernando Aloia
Leia meus comentários acima, por favor.Obrigado.
Fernando Aloia
Resumo do meu comentário ENORME:Documentação completa, verificação de antecedentes criminais e talvez outras coisas, foto com comprovação de veracidade através de foto da identidade, Facebook, Instagram ou até mesmo pelo próprio motorista.Dinheiro e bairros de risco é RE-LA-TI-VO!!
johndoe1981
Pior que são os mesmos motoristas, e não tem concorrência quase. Aqui na minha cidade só operam Uber e 99, não tem concorrência.
Fernando Aloia
Área de risco é relativo, porque quando os aplicativos adotarem as medidas citadas, os bandidos provavelmente se deslocarão de ônibus para um bairro nobre e pedirão uma corrida pra outro bairro nobre com um cartão clonado. E aí, aceitar dinheiro e ver origem e destino da corrida é garantia de segurança? ÓBVIO QUE NÃO.E assim como o André falou, é discriminatório. Eu vivi 18 anos no Bairro Bom Jesus, considerado vila, pois uma parte do bairro é realmente vila. Mesmo assim, eu e minha família sempre fomos honestos, mesmo sendo pobres. Ou seja, Nem todo mundo que mora em bairro pobre ou vila é bandido.O cadastro de passageiros tem que ser mais rigoroso SIM, os aplicativos devem exigir documentos e consultar antecedentes criminais e outras coisas Foto é relativo, porque eu posso colocar uma foto minha de 20 anos atrás de óculos escuros ou cabelos compridos, sendo que hoje são curtos. A NÃO SER que os aplicativos exijam foto da carteira de identidade e tenham como confrontar com fotos de redes sociais, como Facebook, Instagram, ou até mesmo o PRÓPRIO MOTORISTA confirmar se a pessoa que viajou com ele é a mesma da foto. etc.MAS O PRINCIPAL: Como o André mencionou: QUANTIDADE DE CORRIDAS!! E também a NOTA DO PASSAGEIRO. Uma pessoa como eu, que usa Uber QUASE TODOS OS DIAS, tenho nota 4,81 e uma enorme quantidade de corridas pagas em cartão de crédito, ofereço algum risco se eu for visitar minha irmã na Bom Jesus, pagando a corrida em dinheiro?AGUARDO RESPOSTAS.Obrigado.
Fernando Aloia
André, tô contigo. Área de risco é relativo, porque quando os aplicativos adotarem as medidas citadas, os bandidos provavelmente se deslocarão de ônibus para um bairro nobre e pedirão uma corrida pra outro bairro nobre com um cartão clonado. E aí, aceitar dinheiro e ver origem e destino da corrida é garantia de segurança? ÓBVIO QUE NÃO.E assim como o André falou, é discriminatório. Eu vivi 18 anos no Bairro Bom Jesus, considerado vila, pois uma parte do bairro é realmente vila. Mesmo assim, eu e minha família sempre fomos honestos, mesmo sendo pobres. Ou seja, Nem todo mundo que mora em bairro pobre ou vila é bandido.O cadastro de passageiros tem que ser mais rigoroso SIM, os aplicativos devem exigir documentos e consultar antecedentes criminais e outras coisas Foto é relativo, porque eu posso colocar uma foto minha de 20 anos atrás de óculos escuros ou cabelos compridos, sendo que hoje são curtos. A NÃO SER que os aplicativos exijam foto da carteira de identidade e tenham como confrontar com fotos de redes sociais, como Facebook, Instagram, ou até mesmo o próprio motorista confirmar se a pessoa que viajou com ele é a mesma da foto.MAS O PRINCIPAL: Como o André mencionou: QUANTIDADE DE CORRIDAS!! E também a NOTA DO PASSAGEIRO. Uma pessoa como eu, que usa Uber QUASE TODOS OS DIAS, tenho nota 4,81 e uma enorme quantidade de corridas pagas em cartão de crédito, ofereço algum risco se eu for visitar minha irmã na Bom Jesus, pagando a corrida em dinheiro?AGUARDO RESPOSTAS.Obrigado.
johndoe1981
Eu sei que vai excluir muito passageiro, mas por mim esses apps não deveriam aceitar pagamento em dinheiro, pois dinheiro em espécie é muito visado por criminosos. Tem um monte de opção de cartão de crédito sem anuidade por aí. Hoje nSobre exibir o endereço de origem e destino, isso não vai dar certo, pois muitos motoristas vão cancelar a corrida por achar que não compensa.
FastSloth87
HUAHUAHUAUHA "funcionário" de empresa privada cheia de concorrente fazendo greve, sabe o resultado né?
Thiago Mocci
Determinar área de atuação realmente seria algo interessante. E a Uber pode "aumentar o ticket médio" em áreas com poucos motoristas interessados com promoções ou garantia de pagamento de dinâmica, mesmo que não esteja, enfim.
Cristina Nascimento
Pelo menos aqui no RJ, os bairros nobres são mais policiados tnt pelo poder público como privado. Os assaltos ocorrem em locais menos nobres e até nas áreas pobres, infelizmente. Eu vivo com medo constante pois saio mto cedo pra trabalhar e várias vezes já relataram arrastões pelas madrugadas no meu bairro, q é ultra hiper pobre..
Cristina Nascimento
A princípio o q tem afetado grandemente o país, pelo menos aqui no RJ, são crimes violentos. Saiu no G1, um tiroteio no meu bairro. Eu ouvi os tiros. Polícia trocando tiros com meliantes. 2 pessoas feridas, uma morreu.Colarinho branco, pra mim é falta de educação mesmo, pq não adianta o povo axar q mudando o congresso, a roubalheira política acaba. A maioria dos brasileiros se estivesse no lugar dos políticos faria a mesma coisa, pq brasileiro só vê o próprio umbigo. O governo é reflexo do povo. Povo educado,culto e q pensa no próximo, irá gerar políticos de igual idoneidade. Cidadão de bem se molda desde berço.
tuneman
Isso incluiria crimes do colarinho branco?
Cristina Nascimento
Bandido é uma praga mesmo. A gente conversa, dá uma ideia pro bixo se firmar e procurar seu sustento dentro da lei, mas o mizerávir não quer. Não quer, né? Tinha q fazer isso então: joga essa "piazada" bem no meio da Ilha das Cobras e fala pra eles o seguinte, "se vc conseguir sair da ilha e depois nadar de volta pra cidade grande, vc ganha a liberdade." Garanto q mto malandro vai pensar duas vezes antes de fazer merda por aí.
Paulo
Mostrar o endereço de origem e destino talvez não sejam o melhor approach, mas eu acho que seria válido possibilitar geo-facing, para que os motoristas determinem sua área de atuação. Inclusive este tipo de approach estava sendo testado em algumas cidades nos EUA.
Rafael Moreira
Com base nos comentários de motoristas aqui na região Vitória/ES, muitos gostam de trabalhar com 99 POP pois mostra o endereço de origem x destino do passageiro, diferente do Uber que não mostra isso. A opção de escolher entre trabalhar com dinheiro e cartão no app acho valido. Agora na matéria diz que o 99 também não mostra o endereço antes de embarcar eu não sei, pois já conversei com alguns motoristas e eles dizem que mostra.
Wmarote
Eu concordo em parte com a paralização, a parte de mostrar o destino acho totalmente correto, mas os aplicativos tb tem q peneirar os motoristas, pq já aconteceu comigo e com vários amigos de o motorista ñ aceitar corrida pq o trajeto é curto; ou aceitar inicialmente a corrida, ir dar uma pausa e depois pedir para o passageiro cancelar, mendigar as 5 estrelas, e cansei de pegar carros em estado de conservação ruins e com manutenção pior do q táxi velho .
Andre Kittler
Não vejo uma solução simples. Area de risco é socialmente questionável - um pouco preconceituoso (muitas vezes area pobre tem menos assalto que area de maior classe, por questão de oferta de bens) e ambiguo (tecnicamente eu moro em uma aqui em porto alegre, se eu for para a minha mae em outra ponta da cidade é o mesmo. Um agimo que as vezes vou eh o mesmo. E assim vai em sem exagero acho que 60 ou 70% dos bairros...).O principal foco é um cadastro. Soma a isso um histórico mais claro: até onde eu sei no airbnb o host ve quem eu sou, e aceita ou nõa baseado no meu histórico (ou se ele quer um novato, ele define). Isso valeria muito - um cara que pegou 20x o carro nos últimos meses é mais tranquilo que um que, hoje em dia, nunca o usou.Mas aqui daria para berrar privacidade eu acho.Poderiam parar de aceitar dinheiro, mas me disseram que 50% do uber é dinheiro hoje em dia.
Carlin
"A situação está tão grave que até mesmo os detentos no RS estão criticando a onda de assassinatos dos motoristas. Os presos dizem que não há necessidade de matar após o roubo, segundo áudios de WhatsApp obtidos pelo Correio do Povo. Eles também temem que o governo reforce o policiamento nos bairros, prejudicando atividades criminosas.Os detentos acreditam que esses ataques vêm de criminosos menos experientes que ainda estão começando. “Veterano não faz isso aí… essa piazada aí, pra dizer que é bandidão, vai ali e toca uma faca, vai ali e dá um tiro e seguinte, chega na cadeia, ‘bah, matei dez, vinte’, mas não tem um pra apoiar ele”, diz uma das mensagens de voz."COM TODA CERTEZA ESSA É A PARTE MAIS ESTRANHA E "FORA DE CONTEXTO" DA MATÉRIA!
Douglas B
Acho que os apps deveriam permitir que os motoristas recusem corridas sem penalizá-los por isso. Atualmente, eles perdem pontuação e podem ser excluídos caso recusem um número considerável. Dada a realidade do Brasil, infelizmente tem que funcionar assim. E se a pessoa estiver em uma área perigosa, ela vai chamando até algum corajoso aceitar.
Fernando Val
Também entendo a preocupação com segurança e concordo quando você discorda sobre mostrar o endereço de destino antes de aceitar a corrida, pois uma grande reclamação contra os taxistas é justamente de recusar a corrida quando "não vale a pena".Mas fico com as seguintes dúvidas:- Os taxistas que pegam passageiros na rua vão aderir? Eles também vão exigir que o passageiro apresente identidade, CPF e comprovante de residência antes de aceitar a corrida?- E os aplicativos de táxi?Há quem vá alegar que os taxistas correm menos risco. De antemão já respondo que tenho amigos taxistas que já foram assaltados várias vezes e até perderam o carro.
Thiago Mocci
Sou a favor de melhor controle cadastral pra melhorar a segurança, só acho o método de buscar isso falho. Uber trabalha com demanda... Como é impossível uma paralisação ser 100%, quem for trabalhar vai rachar de ganhar com tarifa dinâmica, logo, tende a não dar certo.Façam baixo assinado ou algo do tipo. Nós passageiros temos interesse que melhore a segurança pro motorista e pra nós mesmo, tanto quanto vocês. Só precisa mudar a forma.Entre os pontos solicitados, só discordo de "mostrar o endereço de origem e destino antes de a corrida ser aceita". Isso abre uma série de brechas pra "não aceitar corrida pois não vale a pena".