Início » Celular » WhatsApp Business para PC ganha respostas rápidas, etiquetas e filtros

WhatsApp Business para PC ganha respostas rápidas, etiquetas e filtros

WhatsApp Business foi lançado para todos há um ano; aplicativo é utilizado por mais de 5 milhões de empresas

Felipe Ventura Por

O WhatsApp Business para PC (web e desktop) está finalmente recebendo três recursos que estavam disponíveis no Android: trata-se das respostas rápidas, etiquetas e filtros de conversas. O aplicativo foi lançado para todos há um ano e já é utilizado por mais de 5 milhões de empresas, várias delas no Brasil.

As versões web e desktop do WhatsApp Business estão ganhando três recursos para comemorar um ano de lançamento do aplicativo. O primeiro deles é a resposta rápida: trata-se de um atalho para enviar uma resposta pré-pronta ao cliente. Por exemplo, é possível digitar /obrigado para se despedir dizendo "agradecemos por utilizar nossos serviços!".

O WhatsApp Business também permite usar etiquetas. O aplicativo sugere algumas por padrão, como "novo pedido", "pagamento pendente" e "entregue". A ideia é sinalizar conversas que precisem de atenção, ou chats que já foram finalizados.

Por fim, temos os filtros: o WhatsApp Business pode exibir apenas mensagens não lidas, grupos ou listas de transmissão. São recursos bastante práticos que eu também gostaria de ver no app tradicional.

Em comunicado, o WhatsApp diz que mais de 5 milhões de empresas utilizam o aplicativo Business. "Por exemplo, no Brasil, a marca de óculos de sol Allwood usa o WhatsApp Business na maior parte da comunicação com os seus clientes", explica a companhia.

WhatsApp Business oferece mensagens automáticas e mais

O WhatsApp Business pode ser baixado para Android na Play Store. Ele tem basicamente a mesma interface do app tradicional, com abas para conversas, status e chamadas. No entanto, a empresa pode criar um perfil com endereço, descrição do negócio, horário de atendimento, site oficial e endereço de e-mail.

A empresa terá um selo verde ✅ de Conta Verificada ao lado do nome se o WhatsApp confirmar o número associado à conta, e se ele pertencer a uma marca autêntica. Caso contrário, ela ficará marcada como Comercial (ícone cinza com ponto de interrogação) ou Confirmada (ícone cinza com um tique).

O WhatsApp Business oferece respostas rápidas, etiquetas e filtros, como explicamos acima. Além disso, há uma seção de estatísticas mostrando o número de mensagens recebidas, enviadas, entregues e lidas. E você pode configurar mensagens automáticas de ausência ("nosso horário de atendimento é das 9h às 18h") e de boas-vindas.

No futuro, o WhatsApp Business deve ganhar mais recursos que serão pagos — dessa forma, rendendo dinheiro ao Facebook. O aplicativo está disponível gratuitamente por enquanto.

Com informações: WhatsApp.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rod
Acho esse WhatsApp o maior lixo do mundo por conta disso. Pena que é o mais popular.
Macedo
hm, poderia ser muito mais simples sem dúvida, mas não é gambiarra, são sistemas que as empresas em geral já tem instalados hoje, elas não precisam de novos equipamentos para usar isso
Rod
É muita gambiarra pra não jogar o serviço pra núvem hein!
Macedo
central gsm, igual as centrais que usam pra te ligar via número de cel
Rod
Como recebe SMS no computador, sem ter um SIM card próprio?
Macedo
não entendi a pergunta
Rod
E se não tiver celular?
Macedo
na vdd isso é o de menos, dado que só é necessário no cadastro
Macedo
também pelo computador (eu recebo os sms do meu 4g no pc por exemplo)
Rod
E como recebe o SMS de verificação?
Macedo
as empresas via de regra não usam um celular, usam vm android (pelo menos as de TI hehe), cada conta do grupo tem seu acesso (quer seja por celular, quer seja por vm)vamos supor que eu e vc atendamos por uma empresa, aí um cliente chama no whats... tanto eu quanto vc recebemos a msg, enquanto pro cliente aparece apenas um destinatário. vc acessa via cel e eu via pc (vm), qualquer um dos dois pode passar a atender o cliente. se eu estiver offline vc ainda recebe a mensagem e vice versa.
Rod
Eu sei meu xará. Só que num grupo, cada contato tem sua própria conta, e meio de acessar o serviço (celular). Nesse caso aí do Business web, como você vai acessar o Web de uma conta, se o celular está desligado?
Macedo
em um grupo do whatsapp não existe um "titular" do qual todos os demais dependam, é p2p
Rod
Ué, mas o celular vai ter que estar ligado, não? Se todos os usuários vão estar acessando por ele.
Macedo
na verdade não, se tratar como grupo, basta um dos participantes estar online... (os grupos não ficam disponíveis apenas quando o criador está online...)
Rod
E se o celular do titular descarregar, ninguém acessa. 🤢
Macedo
não se tratar a conta da empresa como um "grupo", a estrutura atual suportaria múltiplas contas penduradas na mesma conversa, restando apenas à UI unificar os contatos da empresa para mostrar apenas um
Rafael Ribeiro
Pra quem usa bastante o WhatsApp esse é bem útil: http://bit.ly/2sg2XRK
Rod
Gambiarra da porra né.
Thiago Sabaia
é possivel sim, só eles liberar múltiplo acesso web da mesma forma que já funciona atualmente.
Anakin
Foi uma mão na roda pra mim ;D Comecei a usar esse mês, mas esses recursos já estavam liberados (pelo menos na minha conta sim).
Rod
Enquanto o WhatsApp for baseado em armazenamento local, não.
Danilo Cursino
Só falta app pra iOS mesmo. A ideia é bem legal.
Danilo Cursino
Provavelmente vai ser o recurso pago que tanto é especulado. Cobrar por quantidade de usuarios.
Júlio Vasel
Para atendimento por mais uma pessoa ainda não é possivel né?