Samsung revela primeira tela OLED 4K de 15,6″ para notebooks

Notebooks com tela OLED 4K podem aparecer no mercado a partir do segundo trimestre deste ano

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

A Samsung anunciou que já tem uma tela de 15,6 polegadas para notebooks, que é feita com tecnologia OLED e abusa de bordas extremamente finas. A fabricante sul-coreana afirma que este é o primeiro painel com este tipo de geração de cores, neste tamanho e que consegue exibir conteúdo em 4K nativamente, com HDR.

Este é o mesmo OLED que está presente em aparelhos de TV, telas de smartphones e smartwatches. Isso significa que cada um dos milhões de pixels conta com sua própria fonte de luz, o que garante contraste infinito (preto não é mais um cinza muito escuro, é preto mesmo) e melhor condição para que a tela esteja legível em ambientes ensolarados.

O modelo apresentado pela divisão da Samsung que cria telas, a Samsung Display, trabalha com brilho ajustado para 600 nits, o que encaixa na certificação DisplayHDR 600. Em cores, a tela é capaz de exibir 100% do padrão DCI-P3, com até 34 milhões de cores diferentes.

Como em qualquer OLED, o produto anunciado pela Samsung consegue ser muito mais fino, ter bordas ainda menores do que telas LCD e podem consumir menos energia. Só há dois problemas relacionados com a tecnologia de display apresentada: ela é mais cara do que o LCD e sofre mais com o burn-in, que é quando uma área fica com o conteúdo permanentemente exibido, por uma espécie de queimadura do OLED.

A produção em massa do componente começa no meio do mês que vem e já há alguns fabricantes com lançamentos de notebooks com tela OLED marcados para este ano, como é o caso da Dell, Lenovo e HP.

Com informações: Engadget e SamMobile.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Relacionados