Início » Celular » Colocar o celular no arroz faz milagre depois que cair na água?

Colocar o celular no arroz faz milagre depois que cair na água?

A resposta é um não bem grande. Mas isso não significa que você não deva tentar essas e outras dicas

Por
16 semanas atrás

Piscininha, amor! Se o seu celular foi dar um mergulho, tomou um banho inesperado ou nadou numa poça você vai precisar tomar algumas atitudes imediatas para evitar o pior.

Alguns aparelhos contam com proteção IP67 ou IP68, que suportam a exposição a líquidos por período e condições específicos — costumam ser mais caros por isso.

aniket-bhattacharya-celular-agua-unsplash

O que fazer para tirar a umidade do celular? 💧

Seu aparelho pode ser danificado por água e outros líquidos durante uma forte chuva, um acidente na mesa do bar, ou descuido no vaso sanitário, uma brincadeira na praia ou piscina durante o verão. Se o seu celular foi molhado, você deve agir rapidamente.

Nesses casos, Willian Toshio, gerente de produto da Positivo Tecnologia, recomenda que você seja rápido e desligue o aparelho antes de tomar qualquer outra atitude.

“Quanto menos tempo imerso ou em contato com a água, menores serão os potenciais de danos. Desligue-o imediatamente e evite ligá-lo por um período entre 12h e 24h. A atitude visa prevenir um possível curto circuito nos componentes internos”, orientou.

Para começar a tentar diminuir a umidade do celular e evitar que água penetre mais ou fique dentro do aparelho até que seja levado a assistência técnica, você pode tentar secá-lo. Lembre-se de fazer isso com o smartphone desligado e fora da tomada.

  1. Seque a parte externa com papel toalha, camiseta ou pano
  2. Retire a bateria caso esta seja removível do corpo do telefone
  3. Retire outras partes destacáveis como o chip SIM e o cartão Micro SD
  4. Em seguida, coloque-o dentro de um pote de grãos de arroz por 12h a 24h
  5. Vire o celular em posições diferentes ao longo do dia se possível

Não há um consenso de quanto tempo deixar o celular no arroz. A maioria das recomendações varia de 24 horas a 72 horas, não há muita ciência por trás do disso.

pexels-rice-1166387

Uma coisa é certa: quanto mais tempo você deixar, maiores são as chances de poeira dos grãos ou qualquer outra sujeira mais fina ficar dentro do seu smartphone.

O arroz vai fazer milagre? 🤔

Não…  A lógica por trás disso é que o arroz é um grão seco capaz de absorver a umidade do ambiente em que está. Se estiver no mesmo pote fechado com um aparelho celular úmido, por exemplo, pode absorvê-la, “secando o celular”.

Caso você não tenha arroz por perto, outros materiais são bem-vindos, mas evite trabalhar com grãos pequenos que possam entrar no telefone. Há quem use cuscuz, pacotes de sílica gel e areia de gato de caixas higiênicas (limpa, não precisa dizer).

silica-pixabay

Um teste em 2014, da Gazelle, porém, apontou que o arroz não é a melhor opção, sendo deixar ao ar livre, a sílica, a areia de gato e a farinha de aveia mais eficientes. Certamente, o arroz é mais fácil de ter por perto, talvez por isso seja tão popular.

Kits de Recuperação de Eletrônicos

Você também vai encontrar à venda “Kits para Recuperação de Eletrônicos” que removem umidade de celulares, telefones, tablets, câmeras, MP3 players, e qualquer outro tipo de equipamento eletrônico compatível ao tamanho da embalagem do kit.

Isso porque o material vem com uma embalagem (saco) que deve ser usada para abrigar celular e agente de secagem, vedando os materiais durante o processo.

É eficiente, mas se você comprar pela Internet pode não dar tempo. O ideal é ter alguns desses em casa para uma emergência dessas, se você for do tipo precavido.

Cuidado com o calor

Se não tiver nada disso em mãos, deixe o aparelho em ambiente seco e arejado, preferencialmente sobre um pano limpo e enxuto. Entretanto, você NÃO deve:

  • Usar o secador de cabelo;
  • Deixá-lo sob o Sol quente;

O calor excessivo pode comprometer a bateria e não vai ajudar a mantê-lo funcionando. O aquecimento pode acelerar reações de oxidação na parte interna ou trincar a tela.

Coloquei no arroz, mas durou pouco…

Note que o arroz vai absorver a água que estiver mais próxima. A água que penetra profundamente não será absorvida e o telefone pode te enganar. Ele volta a funcionar mas apresenta problemas dentro de algumas semanas depois de ter “secado no arroz”.

Se der, leve direto para assistência técnica. O problema é que isso às vezes acontece à noite, no feriado ou fim de semana e você provavelmente vai apelar para o arroz.

Não demore, procure assistência técnica (!) 🔧

As dicas são ações emergenciais e paliativas. Há milhares de lojas autorizadas a fazer manutenção e reparos pelos fabricantes por um motivo óbvio: procure-as rapidamente.

“Passado o período de espera, tente ligar novamente. Se não funcionar, será necessário levá-lo em uma assistência técnica autorizada para verificar a possibilidade de reparação. Há também a chance de o celular ligar, mas apresentar funcionamento parcial. A água, nesses casos, pode danificar componentes como o alto-falante”, disse.

pixabay-phone-internal

O que os técnicos podem fazer por você é trabalhar com um banho químico. Que nada mais é do que a imersão de componentes em uma solução feita geralmente com álcool isopropílico para limpar e neutralizar possíveis pontos de oxidação dos componentes.

 

Mais sobre: , , ,
Participe das conversas do Tecnoblog

Leia o post inteiro antes de comentar
e seja legal com seus amiguinhos.

Carregar Comentários Conheça nossa política de comentários aqui.