O Google está encerrando dois serviços de uma só vez nesta terça-feira (2): o aplicativo do Inbox by Gmail não funcionará mais no iPhone e Android, e a versão web será desativada; enquanto a rede social Google+ para consumidores começará a apagar todos os posts, perfis e comunidades. Além disso, o goo.gl recentemente deixou de encurtar links.
- 7 coisas que você precisa saber sobre o fim do Google+
- Como fazer backup dos seus dados do Google+ (Plus)
O Google+ foi uma tentativa de concorrer com o Facebook, oferecendo círculos para compartilhar posts de forma mais privada. Ele foi integrado a diversos produtos da empresa, incluindo os comentários do YouTube, avaliações da Play Store, Gmail e até o finado Google Reader.
Ainda assim, a rede social não vingou. Vic Gundotra, chefe do Google+, deixou a empresa em 2014. Desde então, ela recebeu poucas atualizações, em parte para se concentrar em comunidades.
A sentença de morte foi dada no ano passado. O Google confessou que o Google+ tinha engajamento baixo, e 90% das sessões duravam menos de 5 segundos. Pior: uma falha de segurança expôs dados de cerca de 500 mil usuários. Depois, descobriu-se que outra brecha afetou 52,5 milhões de pessoas. O Google resolveu antecipar o fim da rede social (o prazo anterior era agosto).
Todo o conteúdo do Google+ será excluído a partir de hoje: isso inclui perfis, páginas, comunidades, eventos e comentários. O processo levará algum tempo, então a rede social não será desligada imediatamente, mas não tenha dúvidas de que ela acabou…
… ou quase. Estranhamente, o Google promete continuar com o Google+ para clientes do G Suite: “decidimos nos concentrar em nossos esforços empresariais e lançar novos recursos criados especificamente para empresas”. Então tá.
Inbox by Gmail e goo.gl também são encerrados
Enquanto isso, o Google Inbox avisa no iPhone e Android: “este aplicativo não está mais disponível. Você pode encontrar seus recursos favoritos do Inbox no aplicativo do Gmail. Suas mensagens já estão esperando por você”.
Os apps para iOS e Android já foram removidos de suas respectivas lojas. Enquanto isso, a versão web tem um aviso dizendo que será encerrada após março de 2019. Este artigo de suporte ajudará você na migração, mas nem todos os recursos do Inbox foram portados para o Gmail.
https://twitter.com/wdsdyx/status/1112636576117522432
Por fim, o goo.gl deixou de encurtar links no último sábado (30). Você não reparou? Quem usava esse serviço terá que migrar para alternativas como Bitly ou TinyURL. O Google não vai quebrar nenhum link encurtado: todos continuarão a funcionar.
Por que o Google encerra tantos produtos?
O Google encerrou três serviços em uma semana. Este ano, também tivemos o fim do Allo. E nos próximos meses, veremos a migração do Hangouts “clássico” para o Hangouts Chat; e do Google Play Música para o YouTube Music.
Por que o Google acaba com tantos produtos? O Ars Technica explica que a empresa adora desenvolver novos produtos, não exatamente mantê-los, porque tem várias divisões que nem sempre se comunicam. Assim, elas tentam resolver o mesmo problema de formas diferentes.
Existe também uma espécie de síndrome “isso não foi criado aqui”. Por exemplo, o Google Music foi criado pela equipe do Android; com o passar do tempo, ele migrou para a divisão Google Play e mudou de nome para Google Play Música. Então, o YouTube passou a comandar a estratégia de mídia da empresa, e criou seu próprio serviço — o YouTube Music — em vez de manter um que já existia.
No caso do Hangouts, aconteceu algo parecido. Ele foi criado inicialmente dentro da equipe do Google+. Quando a rede social fracassou, o Google decidiu abrir uma divisão de mensagens, que preferiu inventar novos aplicativos — Allo, Duo, Hangouts Chat, Hangouts Meet, Android Mensagens — em vez de manter um já existente.
Algumas equipes mantêm produtos por mais tempo. A divisão de Busca é responsável pelo Google Assistente, então ele não será encerrado tão cedo (tá, Cortana?). A divisão Google Apps engloba o Gmail, Drive, Agenda; ela é focada em empresas e raramente encerra serviços — o Inbox by Gmail é uma das exceções.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
É uma maneira de ver. A outra é "o google vai acabar com esse produto a qualquer momento, então nem vou usar." Aí o produto não dá certo. Efeito tostines.
Só eu que acho interessante essa política de “enxugamento” do rol de produtos do Google?
Se não deu certo, descarta e bola pra frente. Melhor do que gastar energia com produtos sem perspectiva.
Cria uma no VK
Meu tormento com o G+ não foi pq era visto como o sucesso do Orkut, mas pq o Google na época forçava todo mundo a ter uma conta G+ quando se cadastrava em algum serviço deles. E não só isso, "te obrigava" a criar uma conta Gmail se vc quisesse usar o YouTube (removeram dps tamanha as reclamações, mas ainda sim demorou um pouco!). Por mim, não sentirei falta, até pq tentei usar esta rede e não consegui me adaptar. A única coisa boa foi a cmm do G2 que era bem ativa, tirando isso nada importava, nem meus amigos utilizavam o G+ kkk.
Google Reader, Wave, Spaces e agora o Inbox. Aplicativos que eu gostava e usava (incluindo o Spaces sim). Fica difícil experimentar uma nova ferramenta da Google agora. Como esperam fazer um app se tornar popular dessa forma? Google Duo e Allo eu nem tentei usar. Como convencer alguém a instalar pra depois ver serem cancelados?
Sem dúvida essas comunidades sobre Android vão fazer muita falta. Eu não acho Telegram substituto á altura, pois não tem a organização da rede social.
Fãs do inbox encontram fãs do Wave e se abraçam
Verdade, tinha as comunidades e as fotos postadas não eram comprimidas como no facebook, reclamação comum de quem gosta de usar a rede social como portfólio.
Sim, o Google criava uma conta no Google+ para todo mundo que criou uma conta Google qualquer lá por 2012.
Adeus comunidades do Android
Anos tirando dúvidas, mostrando novidades , testando apps e roms etc
Eu gostava muito, era dono da maior comunidade do Android TV do Brasil, moderador na maior comunidade do Moto G do mundo (50k membros) e seguia comunidades que tinha 2 milhões de usuários como a Android gringa
Verdade
As comunidades eram as melhores
Eu era mod em uma com 50k de membro do Moto G e seguia outras do Android Br que tinha 200k
Tinha a comunidade oficial do Android, que tinha 2 MILHOES de membros, e ainda dizem que não tinha usuários kkkk
Eram perfeitas pra tirar dúvidas, conseguir roms, apks etc
Provavelmente você não conhecia as comunidades
Bem melhor que o Facebook ou qualquer outra rede social
O Spark é bem legal de usar. Sofri quando abandonei o iOS e vi que não existia para Android. Uso há muito tempo no macOS.
Google+ pra mim era um câncer.
Descobri, de forma inusitada, que a Google tinha criado um perfil sombra pra mim. Fiquei bolado, na época perdi uns 2 dias procurando uma forma de excluir apenas aquela porcaria de rede social, sem afetar outros serviços do Google, e desde então nutria um ódio profundo por aquilo.
E o Inbox morreu por aqui 😢
as comunidades sobre aparelhos android e custom rom no google+ eram bem legais, vão deixar saudades
Eles sabem. Por serem equipes diferentes eles liberam para, talvez, saírem ideias diferentes. Tanto que funções do inbox foram incorporadas no gmail.
Malandro foi o Spark, que lançou o app pra Android no dia que o Inbox foi desligado!
Totalmente diferente, o gmail simplesmente joga tudo que tu recebeu na cara, o inbox deixava tudo em "pastas". Um triste fim, ter procurar outro cliente.
Me referia a versão web, que é uma dispensa de colunas e milhares de menus.
Gmail tá igualzinho o Inbox
Ter que voltar ao poluído Gmail é uma tortura! Vou testar o spark para substituir o inbox, já que ele possui separações semelhantes
como uma empresa inteligente não consegue identificar que estão criando 2 aplicativos identicos? ou que já existe 1 e em vez de melhorar criam outro?
Sabe-se ainda se o Google tem aquela política de que os funcionários podem usar 20% do seu tempo de trabalho obrigatório pra desenvolver ideias próprias (desde que as submeta à empresa depois)?