Início » Aplicativos e Software » Microsoft barra atualização do Windows 10 em PCs com pendrive USB

Microsoft barra atualização do Windows 10 em PCs com pendrive USB

Windows 10 bloqueia instalação do May 2019 Update em PCs com dispositivo USB externo ou cartão SD de memória

Felipe Ventura Por

A Microsoft expandiu os testes da próxima versão do Windows 10, chamada May 2019 Update, para usuários do programa Insider e assinantes do MSDN. Você pode instalar a atualização no seu computador agora mesmo, desde que não tenha um pendrive USB ou um cartão de memória conectado ao PC — ou a instalação será barrada devido a um bug.

Image by Rudy and Peter Skitterians from Pixabay

É um problema curioso: a Microsoft explica em um artigo de suporte que, se o usuário tentar instalar o May 2019 Update em um computador com um dispositivo USB externo ou cartão SD, surgirá o aviso “este PC não pode ser atualizado para o Windows 10”.

A mensagem de erro é genérica e não explica os motivos, dizendo apenas que “seu PC tem hardware que não está pronto para esta versão do Windows 10”. Mas a Microsoft explica o motivo: a atualização pode mudar a letra da unidade e causar problemas.

Por exemplo, um pendrive que aparece como G: pode ser reatribuído com uma letra de unidade diferente após a atualização, como H:. A Microsoft alerta que isso não está limitado a unidades removíveis, pois “discos rígidos internos também podem ser afetados”.

Para evitar isso, basta retirar o dispositivo USB e/ou o cartão de memória e reiniciar a instalação. A Microsoft diz que essa falha foi resolvida na build 18877, que será lançada em breve para usuários no programa Windows Insider.

Como nota o Ars Technica, é intrigante como esse bug só foi detectado em uma fase tão avançada de desenvolvimento. O May 2019 Update será lançado em algumas semanas, mas estava em testes desde o ano passado — e pendrives USB são bastante comuns.

Esta pode ser uma das limitações do programa Insider: os usuários recebem atualizações incrementais que geralmente funcionam sem problemas. As falhas começam a aparecer quando os PCs dão o salto diretamente a partir de versões antigas, como a 1803 (April 2018 Update) e 1809 (October 2018 Update).

É um dos motivos pelos quais a Microsoft está tomando cuidado redobrado com o May 2019 Update. A atualização permanecerá em testes por mais tempo no canal Release Preview do programa Insider, e não será instalada automaticamente na maioria dos PCs.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

wuhkuh

Como faz isso gente?

Maikon Jordan ✔️

Não afeta mais nada já foi corrigido

Leonardo Nogueira de Deus

Outro problema é quando a MS te vende uma atualização que não aceita uma instalação limpa. Aconteceu comigo do Vista para a versão 8. Ou, como acabei fazendo, procura um "hack" na Internet para conseguir validar nessa situação.

Michel

Em pleno Windows 10 e ainda sofrer com bugs desse tipo...

Ronaldo Cesar

O meu faz a atualização normal

Alex Edelweiss

Esse problema também afeta unidades montadas por rede?

Capitão Caverna

Na hora de dar o reset tem duas opções:
Apenas remover meus arquivos.
Esse modo é o rápido. Em 15 minutos tá tudo pronto.

Remover arquivos e limpar a unidade.
Esse modo é o demorado.

Vc deve ter escolhido o segundo modo pra demorar tanto.
Caso tenha escolhido o primeiro modo e tenha demorado mais de uma hora, é pq provavelmente seu HD está com algum problema.

teo venier

O Windows vista foi muito ruim no lançamento, não tem como ficar com ele original. O 7 sp1 já é outra coisa

Rafael Moreira

15min ? Só se for em SSD. Porque já atualizei o sistema e depois fiz a restauração no proprio Windows apagando toda a unidade, e nessa brincadeira foi 1 hora e meia.

Juliano Ferretti

Sempre faço aquela restauração, nas maquinas aqui da empresa, (aquela que remove inclusive os arquivos da unidade C:).

Pode usar sem medo, é mágico, já fiz o teste com instalação limpa e essa restauração e é igual e bem mais prático.

Rafael Moreira

Sempre é bom formatar e instalar uma nova versão do sistema. O problema é quando se tem muita coisa instalada e configurada no S.O, aí cabe a pessoa decidi se formata ou não.

Capitão Caverna

Ou pode ficar com o Vista com o Windows update desabilitado 😜

teo venier

Ou pode ficar com o W7 com o Windows update desabilitado 😜

Capitão Caverna

E essa galera do Ars Technica reclamando que o bug foi detectado na fase de DESENVOLVIMENTO? WTF?
Aqui a gente até elogia quem detecta bug em fase de desenvolvimento.

Mas no fim das contas, é isso que dá quando alguém (que não entende de desenvolvimento e nem sabe que modelo está sendo usado) inventa de criticar.

Capitão Caverna

É isso que sempre digo.
Mas vc pode atualizar e depois dar um reset.
Fica a mesma coisa e ainda leva 15 minutos em todo o processo. Bem mais rápido e tão eficiente quanto uma instalação limpa (no caso, estou imaginando que a sua instalação limpa é formatando).

Exibir mais comentários