Início » Computador » PCs da Dell têm falha de segurança em software pré-instalado no Windows

PCs da Dell têm falha de segurança em software pré-instalado no Windows

A falha já foi corrigida e está disponível na versão mais recente do app, que é atualizado automaticamente

André Fogaça Por

O Dell SupportAssist, programa que vem instalado praticamente em qualquer computador vendido pela marca americana, foi flagrado com uma vulnerabilidade que permite acesso remoto de hackers ao PC do usuário. A parte positiva da notícia é que já existe uma solução para o problema.

O programa da Dell é responsável pelo suporte de seus computadores, entregando atualizações de software e drivers, melhorando o desempenho da rede Wi-Fi e até identificando problemas no hardware. De acordo com um pesquisador chamado Bill Demirkapi, o app é vulnerável ao ataque de hackers desde outubro do ano passado.

O acesso não é tão simples, já que exige que a pessoa que tem vontade de invadir o computador esteja na mesma rede do alvo. O que um Wi-Fi público já resolve, mas pode ser alívio se seu computador não é portátil e você não compartilha sua rede com outras pessoas. Se o hacker conseguir chegar na rede, ele consegue entrar no processo de atualização de drivers e colocar o que quiser pra dentro. Simples assim.

O lado positivo é que a brecha já foi detectada pela Dell e a versão mais recente do SupportAssist, número 3.2.0.90, já fechou a entrada. O único porém é que a solução depende da atualização do app e se isso não for possível, o ideal é remover com ajuda da ferramenta de remoção de apps do Windows.

Com informações: The Verge.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Silvio Ney

Hauehauehauehaueh

phsodre

O meu deu um problema um mês depois que comprei. Chamei o suporte, o cara trocou minha placa. Enquanto ele reconfigurava e testava, ele me disse que esse software não era necessário, que tudo aquilo poderia ser feito na área dedicada direto no site e disse que iria desinstalar por recomendação!

aa aa

baboopro.com.br/como-utilizar-o-fresh-start-para-remover-bloatwares/

aa aa

Não precisa mais formatar um PC novo.
https://www.baboopro.com.br...

Drax

Fiz o mesmo, fica bem melhor

Azr

Um link só pra mostrar que a ironia dele sobre Huawei na verdade passou longe de ser ironia rs.
https://www.tomshardware.co...

Yamaha Mt-09

Se quer manter o windows original é simples baixe a ferramenta de download do Windows 10 no site da M$ ele praticamente é só selecionar as opções e nele vc já cria um pendrive prontinho, ai no caso do dell é só ligar apertar F12 selecionar o pendrive e formatar o windows baixado dessa forma já pega a chave original que tá na bios é, ai vc tem windows sem aquelas porcarias do fabricante que geralmente vem como antivirus de 30 dias, office 30 dias e outras porcarias que não valem a pena e se perceber o pc fica muito melhor formatado assim do que com aquele windows que vem no pc instalado pelo fabricante.

Robert Rey

Notebook da Lenovo que eu tinha eu troquei por um SSD e instalei tudo de novo, deixei o WU pegar todos os drivers, nenhum lixo da Lenovo veio junto.

Franco Luiz

O mais engraçado q ele quer zoar com algo que é verdadeiro kkkkkkk a huawei tem essa pratica ate a epicgames foi pega fazendo isso ehauheauheau

John Smith

Algo me diz que não foi açúcar que você colocou no café hoje.

Silvio Ney

A culpa deve ser da HUAWEI que vende seus equipamentos com backdoor instalado pro governo da Chin..... não, pera, é a Dell agora, além da CISCO.

Alerta: Não comprem Huawei, a China os espia através deles... comprem uma marca americanizada que é mais seguro sim. eles te espionam mas para seu bem.

(ironia)

João

Comprar PC montado de qualquer loja e não formatar logo que pegar ele é sempre um tiro no pé, mas como sempre as más práticas prevalecem e a galera só faz algo quando tem que pagar o pato.

uB.

Agora quero ver o Trump sabotando a Dell, falando que tá pedindo q o governo espione os países, n pera....

Franco Luiz

Pior que tem nego que acha q é exagero formatar dps de comprar..... eu que nao confio nas empresas , a lenovo a poucos dias atras botava malware no seu driver de mouse nos notebook, pq eu acreditaria que as outras n fazem coisas do tipo ? por isso prefiro formatar

SKY

Sempre aquela recomendação... tirou da caixa, FORMATE e instale tudo do zero.

Uma pena é o lixo desses fabricantes virem pelo Windows Update também... mas já é melhor do que usar o que vem instalado.

Exibir mais comentários