Início » Computador » PCs da Dell têm falha de segurança em software pré-instalado no Windows

PCs da Dell têm falha de segurança em software pré-instalado no Windows

A falha já foi corrigida e está disponível na versão mais recente do app, que é atualizado automaticamente

Por
06/05/2019 às 13h17

O Dell SupportAssist, programa que vem instalado praticamente em qualquer computador vendido pela marca americana, foi flagrado com uma vulnerabilidade que permite acesso remoto de hackers ao PC do usuário. A parte positiva da notícia é que já existe uma solução para o problema.

O programa da Dell é responsável pelo suporte de seus computadores, entregando atualizações de software e drivers, melhorando o desempenho da rede Wi-Fi e até identificando problemas no hardware. De acordo com um pesquisador chamado Bill Demirkapi, o app é vulnerável ao ataque de hackers desde outubro do ano passado.

O acesso não é tão simples, já que exige que a pessoa que tem vontade de invadir o computador esteja na mesma rede do alvo. O que um Wi-Fi público já resolve, mas pode ser alívio se seu computador não é portátil e você não compartilha sua rede com outras pessoas. Se o hacker conseguir chegar na rede, ele consegue entrar no processo de atualização de drivers e colocar o que quiser pra dentro. Simples assim.

O lado positivo é que a brecha já foi detectada pela Dell e a versão mais recente do SupportAssist, número 3.2.0.90, já fechou a entrada. O único porém é que a solução depende da atualização do app e se isso não for possível, o ideal é remover com ajuda da ferramenta de remoção de apps do Windows.

Com informações: The Verge.

Mais sobre: