Na quarta-feira (15), o presidente Donald Trump assinou uma ordem de “emergência nacional” no setor de telecomunicações que proíbe empresas dos Estados Unidos de negociar equipamentos estrangeiros que possam trazer riscos à segurança do país. A decisão vai afetar uma companhia em especial: a Huawei Technologies.
- [Review] Huawei P30 Pro: a câmera é tudo isso mesmo
- Huawei cresce em smartphones e supera US$ 100 bilhões em receita pela primeira vez
Se você acompanha o noticiário de tecnologia e negócios, deve saber que o governo dos Estados Unidos “implica” com a Huawei, ZTE (ambas chinesas) e subsidiárias destas pelo menos desde 2012. As acusações contra essas companhias só pioraram depois que Trump assumiu a presidência do país.
“O presidente deixou claro que este governo fará o que for necessário para manter a América segura e próspera, bem como protegê-la de adversários estrangeiros que criam e exploram ativamente vulnerabilidades nas infraestruturas de serviços de TI e comunicação dos Estados Unidos”, declarou Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca.
No entendimento das autoridades americanas, as mencionadas empresas — sobretudo a Huawei — utilizam os equipamentos que fornecem para coletar dados confidenciais dos Estados Unidos e outros países ocidentais para repassá-los ao governo chinês.
Também pesam contra a Huawei acusações de roubo de tecnologia, obstrução à Justiça dos Estados Unidos, fraudes e violação de sanções aplicadas ao Irã.
A Huawei sempre negou as acusações. Em março, a companhia chegou a abrir um processo contra o governo Trump na tentativa de derrubar a lei que proíbe a administração pública americana de utilizar equipamentos fabricados pela Huawei, ZTE e subsidiárias.
Com a recente decisão, a situação da Huawei nos Estados Unidos fica mais complicada. A companhia é uma das maiores fabricantes de equipamentos para telecomunicações do mundo e, agora, ficará praticamente impedida de prestar seus serviços a operadoras e outras empresas do setor que atuam no país.
Na prática, grandes operadoras de telefonia e internet americanas já vinham evitando adquirir equipamentos da Huawei na expansão ou atualização de suas redes, o que significa que, por ora, a companhia não irá sentir os impactos da decisão.
Porém, o estado de emergência nacional permitiu que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocasse a Huawei e afiliadas em uma espécie de lista negra de organizações que ameaçam a segurança ou os interesses do país.
Com isso, empresas americanas não poderão fornecer componentes para os equipamentos da Huawei, a não ser sob autorização do governo dos Estados Unidos, coisa que, considerando as circunstâncias, dificilmente acontecerá.
Em nota, a Huawei declarou estar disposta a trabalhar junto ao governo dos Estados Unidos e adotar medidas para garantir a segurança de seus equipamentos. A companhia também disse que as recentes restrições forçarão o país a adotar tecnologia inferior e mais custosa, deixando os Estados Unidos atrasados na implementação de redes 5G.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
Sim, sim. hahaha
O nome não é geográfico, inteligente, e sim como eles se identificam. A gente se chama de Brasileiros e de Brasil, mas nosso nome na verdade é República Federativa do Brasil.
trump não dá uma fora!
vamos fingir que estadunidense é a tradução de us citizen
Estados Unidos do Brasil
Estados Unidos da América
Pra eles existem as Américas, como continente, e a América, como país. É só um rótulo.
NA é norte americano, inclusive Canadá tá incluso nessa brincadeira. Estadunidense é palavra q melhor define esta nação, mas n existe em inglês, aí complica!
a imagem é da nota de um cruzeiro. Sim o Brasil era chamado de estados unidos do Brasil .
https://uploads.disquscdn.c... ESTADOS UNIDOS DO BRASIL kkkkk
Haha, de boa.
Gostaria de pensar que com o tempo sarcasmo perde o valor.. mas não. Sarcasmo é sarcasmo, atemporal. Basta perceber realmente, mas isso é uma arte...
Mas você mesmo disse nessa matéria anterior que o pessoal da Microsoft estava "deletando arquivos intencionalmente arquivos sigilosos de todas as nações" e das pessoas comuns como cortina de fumaça pra "garantir a hegemonia dos estados unidos".
Pra ti isso é comprovado, mas a China enfiar um nano chip do tamanho de um grão de arroz é exagero? Ah vá...
Tem que ver essas coisas aí... https://uploads.disquscdn.c...
Verdade, todas as empresas envolvidas na história desconhecem e negam os fatos, muito cara de fake news conspirativista.
Isso não quer dizer nada. Como eu já escrevi antes, a América não se resume somente aos Estados Unidos.
Mas eu perguntei "comprovado".
Aquela foi a pior matéria da historia da bloomberg e foi como alienígenas, pode dizer quanto desejar e que tem gente te afirmando que viu, isso não prova merda alguma.
United States of America
Essa matéria me lembrou disso aqui que foi publicado aqui no Tecnoblog a 6 meses atrás:
https://tecnoblog.net/26257...
Simplesmente tenso.
Yep, já mostraram aqui mesmo no Tecnoblog.
https://tecnoblog.net/26257...
Eu tenho certeza que o aparelho que vc usou pra digitar essa b0sta é fabricado na China, assim como muitas outras coisas que vc possui. Vc vai parar de usá-los, hipocrita?
Isso é bem VELHO. Pra eles, "América" é apenas EUA e Canadá praticamente(se for América do Norte aí q excluem o México msm).
Na vdd, pra muitos lá só existe América(EUA e Canadá), pra baixo é tudo México. Dia desses aí a Fox informou q alguns países da América Central são estados do México. Kkkkk
PS: "Latin" é única e exclusivamente por conta do idioma. Pra cima Inglês, pra baixo, "Mexicano".
Engraçado q o Canadá é "dois" países dentro de um. Não consideram o Francês uma língua latina. Kkkk
Quantas vezes é necessário repetir: Nem a China e nem a Rússia são países comunistas atualmente.
Sim, no caso me refiro às três divisões. Norte, Central e Sul. (Lá eles usam Norte e Latin, tho)
nick relevante.
Não existe 3 continentes. São só divisões regionais. Mas preferem usar no plural msm.
North American. lolz
Até concordo, mas tem um detalhe: os três continentes são chamado de "As Américas", não "A América"...
Típico pensamento de colônia.
Nah! China é muito mais perigosa. É verdade que ambos tem interesses expansionistas, mas qual país tem o regime mais fechado? Essa é a base que ele levará pro exterior. Poisé...
Se não tiver Huawei, tem a Nokia e Ericsson. Sussa. Pena de gente que acha que o planeta sobrevive por causa de uma empresa...
Não fala merda, cara. Um país passar por dificuldades não é motivo pra se entregar a outro. Tá pensando que se os demais países americanos aceitassem ser anexados aos EUA, a vida melhoraria pra eles? Kkkk. Tenho pena de quem pensa assim.
Tb tenho birra com isso, povo que fala "I'm American", mas tá se referendo ao país, não ao continente.
Pra completar a palavra estadunidense nem existe em inglês. 😴
Sonho deles é fazer a America um unico continente só que diferente da União Europeia seria anexado mesmo os outros paises, se pensar bem, nem é má ideia, veja como os paises do continente americano estão? Agora veja Costa Rica... depois pesquise e vai encontrar o mesmo que eu...
O mundo sabe disso. NSA monitorava o mundo todo a interesse dos EUA. Mas, até onde sabemos, EUA nunca roubou projetos tecnológicos para benefícios próprios. Já do lado da china, eles roubaram a formula de trangênico . O temor dos EUA é que os chinas tenha acesso a projetos e repliquem por lá, inclusive, armamentos etc. Como todos nós sabemos, NSA nos espionavam por meio de cameras de celulares, nos escutava, lia email, mss etc. Imagine a china com um amplo leque de gadget huawei espalhados pelos EUA, inclusive, no meio dos militares, eles teriam acesso a muitas informações sensíveis.
China atualmente é o pais/comunismo mais perigoso do planeta, o mundo capitalista precisa entender isso e parar de usar o que a china tem e deixar que aquele pais definhe. Veja o que eles estão fazendo no mar da china, criando aquelas ilhas e querendo dominar toda região, apoiando o governo da venezuela e as empresas chinesas que são todas estatais que fingem ser de capital fechado, trabalham para o governo. Sem contar que pelo mundo todo a china vem comprando terras através de empresas e civis.
Protecionismo de mercado ,mais nada
malditos espiões soviéticos!
Já ocorreu UM caso comprovado do governo da China espiando cidadães do mundo todo ilegalmente?
Lembro que ocorreu com uma tal de NSA a uns anos atras, exatamente isso. Mas na pratica se descobriu que "NSA" não é a sigla de um órgão do governo chines...
Espero que façam isso o quanto antes. Huawei tem varios casos de violação de dados, faz muito tempo.
Na verdade, há sim um interesse da China em monitorar os Estados Unidos da América, isso é fato. E quanto se trata de segurança nacional, não pode brincar.
Faco das suas palavras, as minhas.
Na vdd td mundo sabe q nao tem absolutamente nada de segurança, o Trump so quer puxar sardinha pros fabricantes favoritos dos EUA e lobistas.
Corrigindo: os EUA, pois a América é muito maior do que esse país e seu presidente extremista.