Início » Negócios » Trump impõe emergência nacional e restringe ainda mais Huawei nos EUA

Trump impõe emergência nacional e restringe ainda mais Huawei nos EUA

Restrição à Huawei é mais um capítulo na novela Estados Unidos versus China

Emerson Alecrim Por

Na quarta-feira (15), o presidente Donald Trump assinou uma ordem de “emergência nacional” no setor de telecomunicações que proíbe empresas dos Estados Unidos de negociar equipamentos estrangeiros que possam trazer riscos à segurança do país. A decisão vai afetar uma companhia em especial: a Huawei Technologies.

Huawei

Se você acompanha o noticiário de tecnologia e negócios, deve saber que o governo dos Estados Unidos “implica” com a Huawei, ZTE (ambas chinesas) e subsidiárias destas pelo menos desde 2012. As acusações contra essas companhias só pioraram depois que Trump assumiu a presidência do país.

“O presidente deixou claro que este governo fará o que for necessário para manter a América segura e próspera, bem como protegê-la de adversários estrangeiros que criam e exploram ativamente vulnerabilidades nas infraestruturas de serviços de TI e comunicação dos Estados Unidos”, declarou Sarah Sanders, porta-voz da Casa Branca.

No entendimento das autoridades americanas, as mencionadas empresas — sobretudo a Huawei — utilizam os equipamentos que fornecem para coletar dados confidenciais dos Estados Unidos e outros países ocidentais para repassá-los ao governo chinês.

Também pesam contra a Huawei acusações de roubo de tecnologia, obstrução à Justiça dos Estados Unidos, fraudes e violação de sanções aplicadas ao Irã.

A Huawei sempre negou as acusações. Em março, a companhia chegou a abrir um processo contra o governo Trump na tentativa de derrubar a lei que proíbe a administração pública americana de utilizar equipamentos fabricados pela Huawei, ZTE e subsidiárias.

Com a recente decisão, a situação da Huawei nos Estados Unidos fica mais complicada. A companhia é uma das maiores fabricantes de equipamentos para telecomunicações do mundo e, agora, ficará praticamente impedida de prestar seus serviços a operadoras e outras empresas do setor que atuam no país.

Bandeira - Estados Unidos

Na prática, grandes operadoras de telefonia e internet americanas já vinham evitando adquirir equipamentos da Huawei na expansão ou atualização de suas redes, o que significa que, por ora, a companhia não irá sentir os impactos da decisão.

Porém, o estado de emergência nacional permitiu que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos colocasse a Huawei e afiliadas em uma espécie de lista negra de organizações que ameaçam a segurança ou os interesses do país.

Com isso, empresas americanas não poderão fornecer componentes para os equipamentos da Huawei, a não ser sob autorização do governo dos Estados Unidos, coisa que, considerando as circunstâncias, dificilmente acontecerá.

Em nota, a Huawei declarou estar disposta a trabalhar junto ao governo dos Estados Unidos e adotar medidas para garantir a segurança de seus equipamentos. A companhia também disse que as recentes restrições forçarão o país a adotar tecnologia inferior e mais custosa, deixando os Estados Unidos atrasados na implementação de redes 5G.

Com informações: The Verge, Reuters, CNBC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton

Sim, sim. hahaha

Jedielson Almeida

O nome não é geográfico, inteligente, e sim como eles se identificam. A gente se chama de Brasileiros e de Brasil, mas nosso nome na verdade é República Federativa do Brasil.

Leonardo Feelckins

trump não dá uma fora!

Leonardo Feelckins

vamos fingir que estadunidense é a tradução de us citizen

Matheus Gonçalves

Estados Unidos do Brasil
Estados Unidos da América

Pra eles existem as Américas, como continente, e a América, como país. É só um rótulo.

uB.

NA é norte americano, inclusive Canadá tá incluso nessa brincadeira. Estadunidense é palavra q melhor define esta nação, mas n existe em inglês, aí complica!

Jadir Gomes da Silva

a imagem é da nota de um cruzeiro. Sim o Brasil era chamado de estados unidos do Brasil .

Jadir Gomes da Silva

https://uploads.disquscdn.c... ESTADOS UNIDOS DO BRASIL kkkkk

🌊 2000

Haha, de boa.

Andre Kittler

Gostaria de pensar que com o tempo sarcasmo perde o valor.. mas não. Sarcasmo é sarcasmo, atemporal. Basta perceber realmente, mas isso é uma arte...

🌊 2000

Mas você mesmo disse nessa matéria anterior que o pessoal da Microsoft estava "deletando arquivos intencionalmente arquivos sigilosos de todas as nações" e das pessoas comuns como cortina de fumaça pra "garantir a hegemonia dos estados unidos".

Pra ti isso é comprovado, mas a China enfiar um nano chip do tamanho de um grão de arroz é exagero? Ah vá...

Tem que ver essas coisas aí... https://uploads.disquscdn.c...

Alex Sandros Cob

Verdade, todas as empresas envolvidas na história desconhecem e negam os fatos, muito cara de fake news conspirativista.

DeadPull

Isso não quer dizer nada. Como eu já escrevi antes, a América não se resume somente aos Estados Unidos.

Andre Kittler

Mas eu perguntei "comprovado".
Aquela foi a pior matéria da historia da bloomberg e foi como alienígenas, pode dizer quanto desejar e que tem gente te afirmando que viu, isso não prova merda alguma.

Jedielson Almeida

United States of America

Exibir mais comentários