Início » Internet » Facebook diz que “manutenção de rotina” derrubou WhatsApp e Instagram

Facebook diz que “manutenção de rotina” derrubou WhatsApp e Instagram

Facebook e Instagram dizem que estão de volta para todo mundo; usuários ainda relatam problemas ao carregar imagens

Por
04/07/2019 às 09h37

A família de aplicativos do Facebook passou por uma grande instabilidade nesta quarta-feira (3): imagens não apareciam na rede social; fotos não carregavam no feed do Instagram nem nos Stories; enquanto os áudios davam erro no WhatsApp. O problema foi resolvido para a maioria dos usuários, mas qual foi a causa?

Facebook / Con-karampelas / Unsplash

Como é de costume, o Facebook não revela muitos detalhes. A conta oficial do FB Business no Twitter explica: “durante uma de nossas operações de manutenção de rotina, causamos um problema que dificulta o upload ou o envio de fotos e vídeos para algumas pessoas”.

A falha foi tão grave que o Facebook sugeriu uma pausa nas campanhas de anúncios “para evitar interrupções na entrega” — ou seja, porque os usuários talvez não pudessem ver as propagandas na rede social.

Facebook e Instagram dizem que problema foi resolvido

Ontem às 20h45 (horário de Brasília), Facebook e Instagram disseram em suas contas oficiais no Twitter que “o problema foi resolvido e devemos estar de volta a 100% para todo mundo; lamentamos qualquer inconveniência”.

No entanto, o Down Detector ainda traz relatos recentes de problemas no Facebook. “Ainda tendo problemas hoje… ele não carrega meu conteúdo e uma mensagem aparece na parte inferior dizendo que ele parou de funcionar”, conta uma usuária. “O problema das fotos tinha sido resolvido em New Hampshire na noite passada, mas esta manhã a falha está de volta”, diz outro.

Também há alguns relatos sobre o Instagram: “meu feed está com problemas para carregar desde ontem”; “ainda não consigo ver os stories”; “o Instagram ainda está fora do ar toda vez que faço o login pelo Facebook, ou a página inicial do Instagram diz ‘Desculpe, ocorreu um erro inesperado’ “.

Instagram no Down Detector

Falha revela texto alternativo nas imagens gerado por IA

Um efeito curioso da falha no Facebook e Instagram foi mostrar o texto alternativo das fotos gerado por inteligência artificial. As redes sociais usam aprendizado de máquina para detectar os elementos da imagem.

O The Verge reuniu exemplos de usuários que compartilharam exemplos de texto alternativo, como “imagem pode conter: 1 pessoa, barba” ou “6 pessoas, espaço interno”.

Com informações: Search Engine Journal.

Mais sobre: , ,