Início » Telecomunicações » Não Me Perturbe recebe 1,5 milhão de cadastros em uma semana, diz Anatel

Não Me Perturbe recebe 1,5 milhão de cadastros em uma semana, diz Anatel

Lista bloqueia telemarketing de Claro/NET, Oi, TIM e Vivo; Anatel lembra que serviço não substitui cadastro dos Procons estaduais

Felipe Ventura Por

O site Não Me Perturbe foi lançado há apenas uma semana e já tem quase 1,5 milhão de cadastros para bloquear ligações de telemarketing das operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. A Anatel lembra que esse serviço não substitui as listas de bloqueio dos Procons no Distrito Federal e em estados como São Paulo e Minas Gerais.

homem falando ao celular

Para solicitar o bloqueio, é necessário visitar o site Não Me Perturbe e informar seu nome completo, CPF, endereço de e-mail e números de telefone. Então, você escolhe as operadoras que deverão suspender as ligações de telemarketing; o prazo é de até 30 dias.

O serviço Não Me Perturbe chegou a 1,459 milhão de cadastros até a noite de segunda-feira (22). As operadoras tiveram que criar uma lista única de bloqueio a telemarketing após uma ordem da Anatel. A medida vale apenas para as empresas de telecomunicações, nos setores de telefonia, TV por assinatura e banda larga; elas realizam cerca de 32% das ligações indesejadas.

Bloqueio de telemarketing é maior em cadastro do Procon

A Anatel lembra que a lista do Não Me Perturbe não substitui os cadastros mantidos por Procons de alguns estados e do DF, pois eles bloqueiam o telemarketing de todas as empresas, incluindo bancos, financeiras e imobiliárias — não só das operadoras.

Este mês, o Distrito Federal lançou o cadastro "Me Respeite" para bloquear o recebimento de ligações e de mensagens de telemarketing em até cinco números. E no início do ano, o Ceará fez o mesmo após a aprovação de uma lei estadual.

Procons de diversos estados oferecem um cadastro para bloqueio de telemarketing. São Paulo foi o primeiro, em 2009; desde então, outras unidades federativas fizeram o mesmo, como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Goiás.

O Procon-RS tem mais de 200 mil telefones cadastrados no Rio Grande do Sul, e aplicou cerca de R$ 17 milhões em multas desde 2010 para quem desrespeitou o bloqueio. Por sua vez, o Bloqtel do Mato Grosso do Sul tem 22.595 números em sua lista, e 608 empresas impedidas de fazer ligações de telemarketing.

O estado do Mato Grosso analisa uma lei estadual que criará um cadastro de bloqueio de telemarketing. E, há alguns anos, Pernambuco e Piauí têm leis que estabelecem a criação de uma lista de bloqueio mantida pelo Procon — mas elas ainda não saíram do papel.

Reunimos abaixo, em ordem alfabética, os estados com cadastros de bloqueio de telemarketing:

Se você mora em Natal, no Rio Grande do Norte, pode solicitar o bloqueio de telemarketing no endereço www.natal.rn.gov.br/bloqueiotelmkt. A cidade do Rio de Janeiro sancionou a criação de um cadastro semelhante em abril, mas ele ainda precisa ser implementado.

Com informações: Anatel, Teletime.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Frederico Martins
Hoje quem enche meu saco é Uber eats. Um saco!
CtbaBr©
Também acho isso... Infelizmente!Mas... Quem sabe dessa vez...
R0gério
Fiz o cadastro e até agora não recebi e-mail de confirmação nem consegui acessar.
Ademir Filho
eu acho é que as operadoras vão usar esses números que se cadastrarem para fazer as ligações ashshahahs
Magnosama
A mesma coisa comigo.
Geraldo Lopes
Quem possui o Android puro 8 ou superior pode usar o "identificador de chamadas e spam" do Google. Para ativar, entre no seu discador, três pontinhos, configurações, identificador de chamadas e spam e ative as duas opções disponíveis. FUNCIONA PERFEITAMENTE. Obs: o aplicatico de mensagens SMS também possui anti-spam... https://uploads.disquscdn.c...
Geraldo Lopes
Nossa, você ainda vê esses popups de operadoras? Isso é um inferno... lembro quando tinha celular com Android 5 e 6, tinha um app instalado pelo chip SIM da Claro chamado "Toolkit do SIM" que abria um popup de 10 em 10 minutos. Como meu aparelho era roteado, eu congelei o aplicativo e acabou as malditas mensagens. Interessante que parou quando troquei de aparelho, usando o Android 8.1 Oreo.
Paulão da Regulagem
Obviamente, não consigo cadastrar. Diz que sou cadastrado no Procon. Tentei cadastrar o fixo e deu erro
CtbaBr©
Se funcionar, esse numero ainda vai aumentar muito, muitos ainda não se cadastraram porque pensam que não funcionara, assim como não funciona o cadastro dos Procons!
hamster
Lembrando que as operadoras são aquelas empresas que você cancela e ela não cancela, aumenta preço sem avisar, te liga 10 vezes por dia e quando você atende desliga na sua cara...Essas mesmas empresas se juntam por vontade própria pra criar um site mal feito que pede todos os seus dados, com uma política de privacidade super suspeita, dizendo que não vão te ligar.Na boa, se quisessem respeitar sua vontade, a própria atende já marcaria no sistema dela que você não quer ouvir mais propaganda.
X-Tudãoᴳᴼᵀ
Eu recebo ligação de telemarketing até de outros celulares, operadoras só me perturbam com aquelas mensagens pop-up.
Eduardo Braga
Aquela história do vazamento é falsa?
betacaroteno
Mas não serve pra bloquear aquelas mensagens de broadcasting q as operadoras mandam (pop-ups na tela).
Fernando Val
Eu sou um dos que não fez cadastro. Afinal não serve para bloquear ligação de venda de cartilagem de tubarão, auxílio funeral, seguro, assinatura de revista e todo produto/serviço que não me interessa.As teles são o que menos me perturbam atualmente.
Franco Luiz
por motivos obvios ne , alias ate que foi poucos cadastros
Will
está na hora do RJ fazer um tb