Início » Aplicativos e Software » Microsoft libera nova Cortana em testes do Windows 10

Microsoft libera nova Cortana em testes do Windows 10

Microsoft segue os passos do Google Assistente e da Siri ao permitir uma conversa como chat em texto com a Cortana

André Fogaça Por

A Microsoft anunciou hoje (26) uma nova versão do Windows 10 que está disponível para os participantes do programa Insiders. A maior novidade desta build de testes está na forma como a Cortana pode ser acionada, deixando de lado o microfone e transformando a conversa como a de um chat escrito.

cortana texto windows 10

A Cortana não é a assistente pessoal mais popular do mercado, mas ainda é cedo para afirmar que a Microsoft desistiu de criar algo novo para ela. Na build mais recente do Windows 10 que foi liberada dentro do programa Insiders, que é a 18945, o usuário poderá interagir com a Cortana através do teclado e não somente por voz.

Com este método de entrada para as perguntas ou ações, basta escrever o comando e a assistente responde - pulando o momento de interpretação da voz, que depois é transformada em texto. Em nota a empresa diz que a Cortana poderá responder basicamente todas as solicitações que entende por voz, como buscas no Bing, abrir programas e ajustes do sistema.

O Google já tem algo semelhante com o Assistente, que oferece um botão de teclado para que os comandos, perguntas ou ações possam ser escritas. A Siri também pode funcionar desta forma, mas para liberar o teclado e o chat com ela é necessário entrar em ajustes, longe da interface da assistente.

Além da Cortana, a lista de modificações desta versão do Windows 10 inclui suporte para aplicações de rede que utilizem WSL 2 do Linux e melhorias na dicção do narrador que pode ser ativado para ler e-mails do Outlook ou do app Windows Mail.

Por fim, a Microsoft aumentou a compatibilidade do aplicativo Seu Telefone, que espelha notificações e compartilha fotos do Android com o PC. Nesta build os Galaxy A6, A7, A9, A10, A20, A30, A50, A70, e Galaxy S8 Active já podem ser adicionados.

As novidades apresentadas nesta build podem (ou não) aparecer na próxima grande atualização do Windows 10, que deve aparecer para todos os usuários durante o próximo semestre.

Com informações: Microsoft.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

renan Brait
Acho que é uma questão mais de teste do codigo relacionado aos novos modelos
Caleb Enyawbruce
Até aí nada demais. Nesse caso, diferentemente, estamos tratando apenas de adicionar um modelo de aparelho ao recurso. Teoricamente, por todos serem Android, deveria ser necessária apenas uma implementação de código. Mas enfim, a realidade nunca é tão fácil quanto parece.
Diogo
O iOS, pra atualização de qualquer feature ou bug em algum aplicativo do sistema, por menor que seja, precisa de uma atualização do sistema todo...
Veritas
A melhor Cortana será aquela que eu possa erradicar de vez do meu Windows 10!Não quero usar esta porquera!NUNCA vou usar esta porquera!
Paul
Tem algo errado no seu PC, cara. Ela suspende, como já foi mostrado acima pelo rapaz. E a busca aqui funciona perfeitamente: https://uploads.disquscdn.c...
P. Herrera
Ah, sim. É a melhor versão possível. Tenho que me contentar com a Pro msm. 🤷‍♂️
Baidu feat MC Brinquedo
Aqui além de não suspender ainda atrapalha nas buscas.Esse lance de buscar na web é um porre. Antes ainda dava pra desativar essa opção, agora mesmo desativando essa praga da Kitana continua buscando na Web. Isso quando você não busca por uma função do sistema, como o MMC.exe, por exemplo, e o menu iniciar não encontra.Só quero o fim dessa disgrama pra ontem.
Luís Felipe
https://uploads.disquscdn.c... Por aqui suspende! embora que ela nunca tenha atrapalhado em nenhuma atividade executada no momento ou impactado no desempenho geral do sistema. São ao todo 4 máquinas que possuo: Pavilion P7-1130BR, Envy x2 12-e011nr, Pavilion 14 BK004LA e Surface Go.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Ela é dadas à alunos que a faculdade registrou no imagine.Meu coordenador que ajudou a me registrarem (pq tenho Hotmail) então peguei, poderia ir pro Linux mas já discuto com louco no Instagram, é boa e como vc mesmo disse, tem todos os benefícios da Enterprise.
Lissandro Danny
Mas ai eu acredito que seja porque justamente não é possível, ou então eu acho que já teriam feito dessa forma desde que lançaram o recurso
P. Herrera
Provavelmente uma versão pirata. Essa versão não é comercial, assim como a Enterprise comum(essa Education é só uma versão Enterprise focada em escolas e universidades).
Caleb Enyawbruce
Oq tem a ver?
Caleb Enyawbruce
Não foi esse ponto ao qual me referi. Quis dar ênfase ao fato de ter que liberar uma nova release pra cada leva de novos modelos liberados no recurso Seu Telefone (ao invés de implementar um funcionamento que independa do modelo do aparelho).
Baidu feat MC Brinquedo
Suspende, sei...
Luís Felipe
Rindo de quem desativa a cortana... pois o sistema suspende o serviço automaticamente quando não é utlizada (consumindo 0% de recurso da máquina).
GH
A Cortana está muito atrasada em relação ao Google Assistente e Alexa até mesmo em inglês, tanto que ela é usada basicamente pela Microsoft e o único smart speaker com Cortana simplesmente não funciona bem.
Deealt Noubeza ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Rindo em Education Edition.Tenho é pena de quem tem que ficar desativando a cortana.
Adrian Dérick
Uma simples pergunta como: "Vai chover amanhã?", a Cortana direciona para o Bing :/
Lissandro Danny
É um build insider. Eles não recebem as atualizações de forma normal como as versões finais. Praticamente qualquer atualização só vem na "próxima" versão insider.
Diogo
Acho que você nunca utilizou um iPhone, né? rsrs...
Alisson Santos
O problema da Cortana é que ela só é "esperta" em inglês, em outros idiomas ela direciona para o Bing na maior parte das vezes, então as pessoas acabam deixando de usar. Ela deve ser solicitada pouquíssimas vezes fora do solo americano.
tuneman
deve ser algo muito complexo para fazer, ainda mais de uma empresa tão pequena que não detém o desenvolvimento do SO..../sincrivel como a Microsoft consegue demorar tanto para adicionar recursos e alguns ainda são inferiores.
Felipe Fernandes
Tipo o que ela já fazia lá no WP 8.1? Hmm"a Cortana poderá responder basicamente todas as solicitações que entende por voz, como buscas no Bing"Que é só o que ela consegue fazer mesmo.
Caleb Enyawbruce
Caramba, tem que soltar um release do Windows sempre que deseja liberar a compatibilidade do recurso Seu Telefone com outros modelo? Doideira...