Início » Antivírus e Segurança » Operadoras impedem ligações ao próprio número para proteger caixa postal

Operadoras impedem ligações ao próprio número para proteger caixa postal

O objetivo da medida é evitar invasões à caixa postal como o que teria ocorrido com o ministro Sergio Moro

Victor Hugo Silva Por

A suposta invasão a contas de Telegram por meio de brechas ligadas à caixa postal obrigou operadoras a tomarem algumas medidas. Segundo a Folha de S.Paulo, as empresas bloquearam chamadas realizadas de um aparelho para o seu próprio número.

Sergio Moro, ministro da Justiça e Segurança Pública (Foto: Isaac Amorim/MJSP)

A ação permitia que usuários em linhas convencionais ou em VoIP ouvissem mensagens da caixa postal, como o código de ativação enviado pelo Telegram. De acordo com o Estadão, o bloqueio foi feito após determinação da Anatel.

O objetivo é acabar com uma vulnerabilidade exposta pela Polícia Federal. Os investigadores afirmaram que a tática adotada pelos hackers presos desde terça-feira (23) deu acesso à caixa postal do ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e de outras autoridades, sem a necessidade de uma senha.

Segundo a PF, os invasores precisavam da caixa postal para conseguir códigos de ativação de contas no Telegram Web e, enfim, acessar as mensagens das autoridades. Pensando nisso, eles teriam usado VoIP para se passarem por terceiros ligando para o próprio número.

A Anatel também exigiu o bloqueio de chamadas por VoIP com números de origem que não pertencem à operadora que realiza a ligação. De acordo com a PF, o serviço de VoIP usado pelos invasores permitia editar o número de origem, o que teria permitido a invasão.

As operadoras criaram ainda filtros para certas ligações feitas do exterior, especialmente aquelas feitas por aplicativos que simulam números de celulares ativos no Brasil. O plano das empresas é barrar este tipo de ligação.

Para incentivar usuários a aumentarem a segurança, a Anatel deverá coordenar campanhas educativas em conjunto com operadoras recomendando o uso de senhas de acesso à caixa postal. Os técnicos da agência e da PF deverão realizar outras reuniões para adotar mais medidas.

Mais sobre: ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

nice guy
Resposta mais que atrasada mas talvez seja válida para você: consegui desativar a minha entrando em contato com o atendimento. É chato, mas é possível (pega um dia em que você esteja com paciência e tempo).Infelizmente a TIM não oferece a opção onde o cliente consegue fazer por conta própria como as outras operadoras.
MeninãoBOBO
Esse é só um dos tipos de ataques feitos, na realidade é o mais simples deles, e para os ataque onde o bandido rouba o numero da sua linha e tem acesso total a ela? E que quando você vai até a operadora elas falam que nada podem fazer pois a linha não esta mais em seu nome?Esse ataque é bem pior, uma pena que provavelmente os peixões do pais não devam cair nisso, pois o bandido sabe que é uma linha importante e não vai fazer isso... a não ser se seja por motivos obscuros...
Andre Crespo
A caixa postal é gratuita para planos pós pagos. Pelo menos na Vivo é.
Keaton
Eu uso pq não consigo desativar essa merda na TIM. :I (No site, não desativa... hahaha)
Gabriel Naldis
Na Claro dá pra fazer pelo app.
Gustavo Hofer
na verdade estão fazendo isso pq descobriram que os usuários que não pagam pelo serviço de caixa postal poderiam escutar as mensagens através desse método
Caleb Enyawbruce
Sim. Essa era a brecha
DanielBastos
Não. Vc caia na sua caixa postal
Denize Cruz
Como é que se liga para o próprio número sem dar sinal de ocupado? Só de outro número, não é isso?
CtbaBr©
Pois é, eu nunca usei, a minha caixa postal esta desativada, mas mesmo assim quase toda semana a operadora me manda mensagens (e ligações) para dizer que existem mensagens de voz em minha caixa postal...
Daniel R. Pinheiro
Geralmente, ao ativar uma linha, a caixa postal já vem ativada. E muitas pessoas sequer cancelam. Usar mesmo, ninguém usa.
Da pra fazer, aqui no meu e no dos meus pais eu ja desativei. Só ligar na operadora.
Anderson Antonio Santos Costa
Pra quê caixa postal se temos meios mais seguros como o SMS e o WhatsApp?A caixa postal já não é gratuita, como os SMS nos planos das operadoras de telefonia, e ainda por cima serve de brecha para invasões a celulares. Deveria ser extinta.
Matheus Duarte
Eu utilizo, de vez em nunca, porque algumas empresas ainda deixam recados na caixa postal para participar de processo seletivo, e alguns parentes também utilizam para deixar recados. De resto, acho que é inútil mesmo.
Pierre Diniz
Desativar esse estorvo jurássico ninguém quer, né?
Luiz Henrique
"a Anatel deverá coordenar campanhas educativas em conjunto com operadoras recomendando o uso de senhas de acesso à caixa postal"Podia facilitar o cancelamento da caixa postal, em pleno 2019 o cliente é obrigado a falar com um atendente se quiser cancelar o serviço na Vivo
Baidu feat MC Brinquedo
A Google precisa tomar ciência que no Brasil, pelo menos por aqui, ninguém usa caixa postal.Falo isso porque é ridículo a obrigatoriedade daquele ícone na barra de tarefas.BTW... Não sei como está agora, mas no passado não dava pra desativar a caixa postal no pré pago.
tuneman
Sim, entendi isso.É que minha duvida realmente era sobre o uso.Nunca conheci alguem que usava isso.Nunca vi vantagem, pois tem que pagar pra ouvir deixar mensagem e pra ouvir tambem.Não é a toa que o negócio nunca deu certo.
Cézar Felício
Quase ninguém usa, mas era uma vulnerabilidade porque fica gravado os códigos de liberação dos apps.
Junior Sousa
Inclusive era meu meio de escutar as mensagens na caixa postal sem pagar a tarifa, porque consumia meu bônus de ligação.
Anderson Silva
Engraçado é que precisou gerar esse rebuliço todo com uma autoridade nacional pra tomarem vergonha na cara e consertar o problema que tá aí desde sempre (até onde me recordo) :P
tuneman
Algum de vocês usa ou conhece quem utiliza a caixa postal de voz?