Início » Celular » Chrome Canary ganha integração com o Bem-Estar Digital do Android

Chrome Canary ganha integração com o Bem-Estar Digital do Android

Ainda em teste, função permite que usuário controle hábitos de navegação no Google Chrome

Por
01/08/2019 às 15h01

Quase seis meses se passaram desde que as primeiras informações sobre a chegada do Bem-Estar Digital (Digital Wellbeing) ao Chrome no Android Q surgiram. O recurso ainda não é oficial, mas, graças à última versão Canary do navegador, já podemos ter ideia de como essa integração vai funcionar.

Bem-Estar Digital

Para quem não está a par do assunto, o Bem-Estar Digital chegou com o Android 9 Pie e consiste em um recurso que mostra de maneira lúdica como está o uso dos aplicativos. A ideia é permitir que, tendo mais noção disso, você evite uso excessivo do celular.

A integração com o Chrome tem proposta similar: dar uma visão geral de como você está usando o navegador em seu smartphone ou tablet. As informações incluem os sites visitados recentemente e por quanto tempo você acessou cada um deles.

Bem-Estar Digital no Chrome

Bem-Estar Digital no Chrome (Imagens: Android Police)

Como essa função é integrada, é possível compartilhar as estatísticas do navegador com o Bem-Estar Digital do sistema operacional. E não se preocupe: os dados de navegação anônima não são incluídos nesse compartilhamento.

Pode-se ainda definir um limite de uso diário para cada site por meio de um temporizador. Você receberá alertas quando estiver prestes a atingir o limite e, assim que isso acontecer, a navegação será interrompida. A contagem de tempo é zerada à meia-noite.

Bem-Estar Digital do Android (Imagens: 9to5Google)

Bem-Estar Digital do Android (Imagens: 9to5Google)

Ao que tudo indica, essa funcionalidade só estará disponível no Chrome para o futuro Android Q. Já é possível conferir a novidade, mas, por enquanto, só no Chrome Canary (a versão mais instável do navegador e, via de regra, a primeira a testar novos recursos).

A expectativa é a de que o recurso seja liberado oficialmente no Chrome 78, a ser lançado no final de outubro.

O Chrome Canary para Android pode ser baixado na Google Play Store ou via APKMirror.

Com informações: Android Police, 9to5Google.