Início » Brasil » Bolsonaro reduz imposto sobre consoles e acessórios para até 16%

Bolsonaro reduz imposto sobre consoles e acessórios para até 16%

Alíquotas do IPI sobre videogames, partes e acessórios variam de 16% a 40%; antes eram de 20% a 50%

Felipe Ventura Por
13 semanas atrás

Um decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro reduz o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre videogames, partes e acessórios: as alíquotas variam de 16% a 40%, enquanto antes elas ficavam entre 20% e 50%. A medida entra em vigor a partir desta quinta-feira (15); a proposta recebeu críticas da Zona Franca de Manaus, que prevê uma redução de 500 empregos na região.

PS4 Slim / Xbox One S / PS4 ou Xbox One

O decreto 9.971/2019 estipula novas alíquotas de imposto dentro da TIPI (Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados). O IPI para consoles sem tela integrada cai de 50% para 40%; no caso de partes e acessórios, a taxa vai de 40% para 32%. No caso de videogames com tela integrada, a alíquota passa de 20% para 16%.

No final de julho, Bolsonaro prometeu que o governo realizaria estudos sobre a redução de impostos em videogames: "atualmente o IPI varia entre 20 e 50%; ultimamos estudos para baixá-los, o Brasil é o segundo mercado no mundo nesse setor", ele escreveu no Twitter.

Então, o Ministério da Economia fez o estudo para avaliar o impacto fiscal de reduzir o imposto. Estima-se que o governo deixará de arrecadar R$ 50 milhões até 2021 com essa medida; no entanto, o órgão acredita que a redução tributária será benéfica por estimular o segmento de jogos eletrônicos.

As críticas ficaram por conta da indústria nacional. A Zona Franca de Manaus pode deixar de produzir 70 mil consoles por ano com essa redução de imposto, acabando com 500 empregos diretos e indiretos na região. Essa é a previsão do consultor Saleh Hamdeh, da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) e do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam).

Projeto de lei quer zerar imposto para consoles e jogos

Este mês, a CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado aprovou um projeto que zera o imposto de consoles e jogos de videogame produzidos no Brasil. A PEC (Proposta de Emenda à Constituição) foi criada a partir de uma sugestão enviada pelo portal e-Cidadania, e ainda precisa ser aprovada em plenário e na Câmara.

Bolsonaro também avalia reduzir o imposto de importação sobre bens de informática e tecnologia da informação, "como computadores e celulares"; o objetivo é "estimular a competitividade e inovação tecnológica", segundo o presidente.

Estas são as novas alíquotas do IPI para consoles e acessórios:

  • 9504.50.00 - Consoles e máquinas de jogos de vídeo, exceto os classificados abaixo: de 50% para 40%
  • 9504.50.00 Ex 01 - Partes e acessórios dos consoles e das máquinas de jogos de vídeo cujas imagens são reproduzidas numa tela de um receptor de televisão, num monitor ou noutra tela ou superfície externa: de 40% para 32%
  • 9504.50.00 Ex 02 - Máquinas de jogos de vídeo com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes: de 20% para 16%

Com informações: Diário Oficial, G1.