Três das maiores fabricantes de smartphones chineses, Xiaomi, Vivo e Oppo, estão unindo forças para criar um protocolo de transferência de arquivos semelhante ao AirDrop da Apple. A ideia é de criar um sistema aberto que permite que outras empresas possam participar do recurso, que deve ter o primeiro beta até o final de agosto deste ano.
- Oppo Waterfall Screen é um conceito de tela ainda mais curvada
- Xiaomi Mi 9T Pro será anunciado em 20 de agosto com Snapdragon 855
O serviço de compartilhamento de arquivos ainda não tem nome, mas ele utilizará o Bluetooth para enviar dados em velocidade de até 20 Mb/s e inicialmente estará nos sistemas ColorOS, MIUI e FuntouchOS, que são todos baseados em Android e que são da Oppo, Xiaomi e Vivo, respectivamente.
A Apple já conta com uma solução semelhante, que é o AirDrop. Nele o pareamento entre dispositivos é feito via Bluetooth e o envio de dados segue por Wi-Fi, que também cria um firewall e criptografa tudo que for enviado ou recebido. O Android também pode ter algo do tipo na versão Q do sistema operacional móvel do Google, que marcará o fim do Android Beam (que nunca vi um humano utilizando) e será chamado de Fast Share.
O aplicativo Files, do próprio Google, também tem uma ferramenta de compartilhamento de arquivos, só que é limitada ao Bluetooth – o que significa pouca velocidade na transmissão de dados.
A publicação que anuncia a junção das marcas para a criação de uma tecnologia para as três utilizarem diz que os primeiros testes começam até o final deste mês, mas sem previsão de lançamento para o público.
Com informações: The Verge.
Comentários
Envie uma perguntaOs mais notáveis
AirDrop? Vai cair uma caixa do céu igual no Free fire porém com um celular? Kkk
Certeza de que o compartilhamento do Google Files usa só Bluetooth???
Será que finalmente os Androids irão sair de 2011? AirDrop é maravilhoso, já perderam tempo demais (uns 8 anos) pra fazer uma solução parecida.
The protocol will use Bluetooth to pair devices and should be capable of transfer speeds of up to 20MB/s
MB/s seus corno
Pra variar xiaomi copiando
A Xiaomi já tem um serviço próprio entre aparelhos próprios, assim como Samsung, a idéia é um protocolo para todos.
O Android antes do Air Drop Apple já fazia isso via apps, mesmo esquema do Files, esse é o ponto, depender de um app ao invés de nativo.
Todos que testei até então criavam um hotspot wifi próprio para transmitir e depois fechavam.
O ideal era que o modelo do Android Q viesse com o Google Play Services... se for restrito a poucos modelos de telefone, dificilmente irá vingar
Acho que já fizeram, mas não vai pra frente porque não é um protocolo aberto e poucos telefones são compatíveis. A Samsung tem um protocolo assim, mas só funciona entre Samsungs
Eu não entendo como não fizeram isso muito antes. O AirDrop é muito bom.
Eu tentei usar o Android Beam no Nexus que eu tinha na época, só que nunca funcionava.
Isso tinha que ser padrão do Android, desde sempre.
Oshi eu usava o Android Beam kkkkk
Mas era MT difícil fazer funcionar, só consegui fazer transferência do meu S8 prum S9+. Outros celulares não entendiam o NFC e apagavam a tela ou abriam apps, uma confusão só.