Huawei Mate 30 tem câmera tripla de 40 MP e Android 10 sem Google
Huawei Mate 30 filma em slow motion a 7.680 fps e tem recarga rápida de bateria a até 40 W, mas vem sem Google Play Store
Huawei Mate 30 filma em slow motion a 7.680 fps e tem recarga rápida de bateria a até 40 W, mas vem sem Google Play Store
A Huawei está anunciando sua nova linha de celulares em Munique, na Alemanha, e revelou os detalhes sobre o Mate 30: ele possui câmera tripla de 40 megapixels, slow motion de 7.680 quadros por segundo, e recarga rápida de bateria a até 40 W. Há também o Mate 30 Pro com quatro câmeras na traseira. Ambos rodam Android 10, mas nenhum traz apps do Google nem a Play Store.
O Huawei Mate 30 possui uma tela OLED de 6,62 polegadas com resolução Full-HD; ela não se estende até as laterais do aparelho, ao contrário do Mate 30 Pro. O notch abriga uma câmera frontal de 24 megapixels e os sensores de luz ambiente e de proximidade. O alto-falante para ligações fica abaixo do display; e há um speaker na borda inferior do aparelho.
Por dentro, temos o processador Kirin 990, feito em processo de 7 nanômetros e com modem 5G embutido. A bateria de 4.200 mAh dura até 8,2 horas de uso intenso, e pode ser carregada a até 40 W por cabo, ou até 27 W via recarga wireless SuperCharge.
Como é de costume, a Huawei caprichou nas câmeras: temos um sensor principal de 40 megapixels, sensor de 16 MP com lente grande-angular, e sensor telefoto de 8 MP para zoom óptico de 3x, zoom híbrido de 5x e zoom digital de até 30x. Além disso, há um sensor para foco a laser.
O aparelho é capaz de gravar vídeo em 4K a 60 quadros por segundo ou em câmera lenta a absurdos 7.680 fps em HD 720p. No evento, a Huawei demonstrou isso com um beija-flor voando em slow motion: era possível ver as asas nitidamente, mesmo com elas se movendo muito rápido.
Quanto ao sistema operacional, temos aqui o Android 10 com a interface EMUI, que traz um modo escuro para todo o sistema, melhorias no app da câmera e um novo gesto para abrir a gaveta de apps. Você não encontrará aqui nem a Play Store nem os apps do Google: a Huawei não pode licenciá-los porque está proibida de fazer negócios com empresas dos EUA.
Por isso, a fabricante está apostando na AppGallery: ela tem 45 mil apps e é utilizada por 390 milhões de pessoas ao redor do mundo, especialmente na China e na Europa. Ela dará US$ 1 bilhão para incentivar os desenvolvedores a levar seus aplicativos para a loja.
Será possível adquirir o Mate 30 nas cores preto, Space Silver (prata), Cosmic Purple (roxo) e Emerald Green (verde); haverá também traseiras de couro em laranja e verde. Ele chegará à Europa pelo preço sugerido de € 799, ainda sem data definida; não sabemos se ele será lançado no Brasil.
Com informações: XDA Developers.