Android 10 Go traz segurança e velocidade para celulares com até 1,5 GB de RAM

Versão Go do Android 10 tem suporte para aparelhos com pouca memória e ganha criptografia de dados

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Android 10 Go

Depois do lançamento do Android 10, é a vez do Google anunciar o Android 10 Versão Go. Voltado para smartphones de entrada, que possuam no máximo 1,5 GB de RAM, o novo sistema operacional ganhou recursos como criptografia de dados e aplicativos atualizados, com direito a um Google Go que lê textos em voz alta.

O Android Go é uma versão otimizada do Android padrão, com recursos para economizar dados móveis e gastar menos processamento em celulares com hardware simples. Segundo o Google, em um dispositivo com 8 GB de armazenamento, o Android 10 Go deixa o dobro de espaço disponível de fábrica em relação ao Android 7.0 Nougat.

Android 10 Go

A versão 10 do Android Go ganhou a tecnologia Adiantum, que fornece “criptografia de dados sem prejudicar o desempenho do aparelho”. Em geral, criptografar dados de forma rápida exige certas instruções que não estão disponíveis em processadores mais básicos. Segundo o Google, a Adiantum pode “rodar com eficiência sem precisar de hardware especializado”.

O Google Go, que é uma espécie de canivete suíço com busca, previsão do tempo, tradutor e mais, agora pode ler páginas da web em voz alta. O recurso promete funcionar mesmo em conexões 2G e usa inteligência artificial para determinar quais conteúdos do site serão lidos.

Android 10 Go - App Google Go

Segundo o Google, “usando essa tecnologia, consumir textos longos se torna tão fácil quanto assistir à TV ou ouvir o rádio”. A ideia é ler artigos enquanto você se exercita ou anda de transporte público, por exemplo, além de auxiliar pessoas com deficiência ou que estejam aprendendo um novo idioma.

Por enquanto, nenhum aparelho foi anunciado no Brasil com o Android 10 Go. A versão básica da plataforma móvel do Google tem chegado a aparelhos bem simples no país, vendidos por preços abaixo de R$ 500 em promoções do varejo, como o Moto E5 Play, o Galaxy J2 Core e a linha Semp Go.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados