Início » Aplicativos e Software » Instagram vai acabar com a aba Seguindo, que mostra likes de amigos

Instagram vai acabar com a aba Seguindo, que mostra likes de amigos

Vai ser o fim daquela espiadinha no que os seus amigos estão curtindo

Por
07/10/2019 às 17h00

Depois de ocultar o número de curtidas para usuários de alguns países (incluindo o Brasil), o Instagram deve adotar outra medida drástica em sua plataforma: a aba Seguindo (Following), que mostra as atividades mais recentes das pessoas seguidas pelo usuário, deve desaparecer em breve.

Instagram

A função Seguindo é um “dedo-duro” discreto. Por meio dela, você pode saber quais postagens as pessoas que você segue curtiram recentemente ou quem elas passaram a seguir.

Apesar de ser uma função fácil de ser acessada (basta tocar no ícone de coração na barra inferior do Instagram para encontrar a aba Seguindo), muita gente desconhece essa funcionalidade ou acaba se esquecendo dela.

Isso pode resultar em situações tensas, por assim dizer. Eu sei do caso de uma mulher que brigou com o marido ao descobrir que ele curtia postagens eróticas na plataforma.

Conflitos como esse provavelmente estão entre as razões que levaram o Instagram a aposentar a aba Seguindo. De acordo com o BuzzFeed, o recurso começará a desaparecer massivamente das contas dos usuários a partir desta semana.

Antes e depois (Imagem: BuzzFeed)

Antes e depois (Imagem: BuzzFeed)

Vishal Shah, líder de produtos do Instagram, declarou ao BuzzFeed que a aba Seguindo é um recurso que já não é tão usado pelos usuários e que a companhia suspeita que muitos deles sequer sabem da sua existência — quando alguém o descobre, não é raro a pessoa ficar espantada ao perceber que as suas atividades podem ser acompanhadas por seus seguidores.

Shah disse ainda que “a simplicidade foi um fator determinante”. Existe um esforço para deixar os aplicativos do Instagram mais intuitivos. Eliminar recursos menos relevantes faz parte deles — a aba Seguindo foi criada em 2011 para permitir que o usuário descobrisse novas publicações, mas essa função acabou sendo assumida pela guia Explorar.

Aparentemente, o Instagram não está muito preocupado com reações negativas à decisão. Mas reclamações já estão aparecendo. Como exemplifica o tweet acima, vários usuários que já não têm acesso à aba Seguindo estão reclamando disso nas redes sociais.

Não estranhe se petições online ou campanhas de boicote começarem a surgir.

Mais sobre: